Márcio Fernandes
Márcio Fernandes

Márcio Fernandes ficou impressionado com a atuação do Remo contra o Tapajós, mas de maneira negativa. O técnico, que assumiu o time no último dia 27/02, até viu algumas pontos de melhora na equipe, mas se disse bastante preocupado com o preparo físico dos jogadores, tópico no qual tocou mais vezes ao longo da entrevista coletiva concedida após o jogo desta quinta-feira (07/03), em Santarém.

O empate sem gols foi até um bom resultado, já que, segundo Fernandes, 6 jogadores pediram para serem substituídos no segundo tempo.

“É preocupante. O que vi realmente me deixou preocupado, porque aos 17 minutos do segundo tempo, tinha feito as 3 substituições, com mais 4 para fazer. Questão física. Isso não pode acontecer. Um time grande como o Remo, um time de chegada, que luta para ser campeão, não pode acontecer isso. Não sei o que estava acontecendo, mas é muito preocupante. No final, demos até sorte de não ter tomado aquele gol de cabeça, que poderia ser pior ainda o resultado aqui”, ressaltou o treinador.

“Vamos sentar, vamos conversar e vamos ver o que a gente tem para fazer para dar uma melhorada, porque do jeito que está, está muito preocupante”, disse o técnico do Leão.

O problema físico ainda se tornou uma bola de neve ao longo da partida. Márcio Fernandes salientou que os jogadores extenuados fizeram com que os outros tivessem que correr mais para compensar. Diogo Sodré terminou o jogo andando, enquanto Vacaria e Echeverría estavam fora de campo antes mesmo do apito final, pois o Remo já tinha executado suas 3 mudanças possíveis.

“O tempo que estou à frente do Remo é muito pequeno para poder ver e vislumbrar muitas coisas. O que vi hoje (quinta-feira) no jogo me deixou preocupado, porque o time não tinha reação. Foram 6 jogadores pedindo para sair. Isso não é normal em uma equipe. Você vê que os jogadores saíram arrastados. No final do jogo, estava com menos dois, estavam fora de campo. Vacaria e Echeverría saíram, quer dizer, se tem mais 5 minutos, acho que a gente não ia aguentar”, explicou.

Agora, Márcio Fernandes terá pouco mais de uma semana para amenizar os problemas físicos do elenco e fazer mais ajustes técnicos e táticos. O Leão volta a campo no dia 16/03, no Mangueirão, contra o Independente Tucuruí. Apesar dos pesares, os azulinos estão em situação confortável na tabela: na liderança do Grupo A1, com 7 pontos de vantagem sobre o 3º colocado.

Veja outros trechos da entrevista:

Pontos de melhora

Acho que a saída de trás, com a bola, o time sempre tocando, isso foi bom. A gente viu que houve uma melhora. Só que depois, com o time fisicamente não aguentando, foi ficando à mercê do adversário. Eles começaram a chegar e a gente não tinha força para sair e atacar com os espaços grandes que a gente tinha criado. Não tínhamos força para isso. Acho que o time melhorou a posse de bola no primeiro tempo, só que a partir do segundo tempo foi nítido, não sou eu que estou dizendo, vocês estão vendo: o time começou a cair, sem condições físicas. É complicado. Você tira 3 jogadores, tem mais 3 para tirar, como é que faz? Você imagina o restante da equipe, tendo que correr um pouquinho a mais para suprir a ausência de 6 jogadores que já estavam cansados demais. Não é uma coisa tão normal assim.

Apenas uma substituição tática

Alex Sandro foi o único que a gente tirou (por questão tática), pois precisava dar uma melhorada na parte ofensiva. Estávamos marcando muito atrás, tinha que tirar um pouco o time para marcar na frente. Fizemos isso por 10 minutos, depois não tinha mais força para fazer essa marcação, voltamos e ficamos de novo à mercê na nossa área. Vou falar mais uma vez: isso aí é preocupante. Saí preocupado desse jogo porque não vi uma condição de reação depois.

Medidas para contornar o problema físico

Vamos tentar, dentro dos trabalhos, dar uma intensificada, melhorar um pouco essa parte (física), mas não é da noite para o dia. Você vê que isso já não vem de agora. Houve um tempo para chegar até aqui, então houve, realmente, uma degradação muito grande desses jogadores para chegar até aqui. Agora, não é da noite para o dia que vamos fazer com que esses jogadores evoluam fisicamente, mas eles têm que melhorar, com certeza, para a gente poder render um pouco mais durante os jogos.

Trabalho mental com os jogadores

Pelo que vi dentro do nosso elenco, temos que melhorar a cabeça desses jogadores e melhorar fisicamente. Não tenho condição de trocar todo mundo. Tenho jogadores fora que podem entrar e ser bem melhores do que os que estão jogando. Tenho que ter calma mas, mesmo assim, conversar com a diretoria para ver o que se pode fazer.

Necessidade de reforços

A gente vai conversar, porque fiquei preocupado. A única coisa é que a gente não vê tanta possibilidade de se trazer jogador com qualidade para vestir essa camisa porque o momento não é muito bom. Os campeonatos (estaduais) estão no final e os jogadores que estão nessas equipes, os times não liberam. Os clubes não querem, pois estão disputando alguma classificação para subir, outros para não cair, então é um pouco difícil, mas vamos acelerar isso daí porque vamos precisar.

Recado ao torcedor

Pelo jogo de hoje (quinta-feira), tenho que pedir desculpas ao nosso torcedor que veio prestigiar, que veio ver e não viu, realmente, o que ele gostaria de ver. Nem eu vi. Esse não é o Remo que quero ver, que vim aqui para fazer, mas quero que ele (torcedor) tenha um pouco de paciência. Ajeitar um carro andando não é tão fácil. Se fosse alguma coisa assim, pegaria a varinha de condão, faria assim (gesticulando) e fazia o time que a gente queria. Não é tão fácil assim, mas pode ter certeza que a gente vai chegar lá. Vamos dar alegria ao torcedor, com certeza.

Globo Esporte.com, 07/03/2019

5 COMENTÁRIOS

  1. Cara, aí você troca o treinador, pra chegar um cara e fazer as mesmas merdas que o anterior vinha fazendo… Fala sério!
    O Remo, com o caminho que está seguindo, está seriamente ameaçado de ir parar na lama novamente. Espero que as coisas mudem urgentemente!
    Queria entender o critério desses caras. O Geovani é lateral nato e veio de um jogo muito regular. Por que improvisar o Djalma na lateral?
    Este segundo lembra muito o Levy. Muita vontade, pouca qualidade. Diogo Sodré não tem condições de ser titular. Tiago Félix é muito fraco! Vacaria e Echeverria estão uma vergonha fisicamente mas possuem qualidades que fazem a torcida acreditar que podem trazer alegrias ao time. Emerson Carioca conseguiu perder pra ele mesmo. Alex Sandro não fez muito mas mostrou que se o time evoluir ele vai junto. Mas uma coisa eu não consigo aceitar! Como um jogador chega fazendo barulho, diz que veio pra ficar e se auto intitula “joia rara” é tão ruim? Esse cara não acerta uma jogada, um passe… Não ganha uma estourada?! Paciência!
    Alguns jogadores desse elenco não servem para o Remo nessa série C. Acorda direção!

  2. Justiça seja feita: nossa zaga tem jogado bem e o Vinícius é incontestável!
    David Batista destoou do time tbm. Mostrou muita garra e vontade mas nem sempre isso é o suficiente. Pra mim, ele é o titular no ataque junto com o Gustavo Ramos.
    Mário Sérgio é muito fraco!!!

  3. É ótima essa estratégia do Márcio Fernandes de posse de bola, troca de passes rápidas envolvente desde a defesa até o gol do adversário, com recuperação rápida de bola, sem dar chances ao adversário. Mas para isso dar certo é preciso entrosamento, preparo físico e ter jogadores de qualidade que saibam se posicionar e fazer a bola correr. Como claramente a maioria dos jogadores “experientes” do atual grupo não tem qualificação técnica e preparo físico, então é mais que momento colocar a juventude com gás para jogar. Escalaria o time com: Vinicius; Geovane, Kevem (*), Jansen e Fábio (*); Lailson (*), Djalma e Echeverría; Gustavo, Hélio (*) e Wallace (*).

    *Moleques da base.

  4. Acompanhei todos os jogos de preparação inclusive fiquei hospedado em Barcarena no mesmo hotel . A primeira impressão era positiva, mais quando vi o jogo contra a seleção local, percebi a mesma coisa que o Márcio Fernandes relatou, time sem pegada e cansado. Falei no hotel ao Netao , conserta essa lateral esquerda do ronael que tá uma avenida e quando o técnico do paysandu vê isso ele coloca o Elielton por lá e acaba com o clássico ( Netao respondeu: vamos coconserta e escalou o ronael sem condições no clássico ) Não deu outra, levamos 3 gols em jogadas originadas por lá e poderíamos levar mais.
    O Fernandes tem razão, jogadores sem condições físicas e técnicas para atuarem em uma série C onde iremos enfrentar times muito qualificados como o volta redonda que está derrubando time grande no rio.
    Diretoria temos que repensar nosso elenco com urgência. E por favor avise ao Fernandes que o Djalma é 1 volante o cara da marcação e não lateral direito onde só faz marcar e cair para o centro do campo deixando espaço para cruzamentos, mas ele merece continuar no elenco.

Comments are closed.