Martinho Inácio (preparador físico)
Martinho Inácio (preparador físico)

O Remo finalizou sua primeira semana de trabalhos físicos. A equipe se reapresentou no último dia 09/12 e, assim como em 2018, saiu na frente dos concorrentes na busca por uma condição física melhor no início da temporada.

Quem está à frente do elenco azulino é o preparador físico Martinho Inácio, de 42 anos, braço direito do técnico Rafael Jaques.

Inácio fez uma avaliação da primeira semana de trabalhos e relatou algumas dificuldades neste início de treinamentos, como período longo de férias, cuidados com o peso e adaptação ao clima de Belém.

“Alguns atletas chegaram depois de outros, tendo que realizar avaliações clínicas importantes. Isso faz com que o grupo seja dividido e essa é uma pequena dificuldade”, comentou.

“A semana foi baseada na reabilitação, pois eles estavam parados. Reabilitar o atleta é fundamental, sem contar que muitos deles nunca tinham feito esses exercícios. Vamos ter que adaptar essa intervenção”, frisou.

O período longo de férias é outro obstáculo que Martinho Inácio tenta equilibrar. Com o término da Série C e Copa Verde, alguns atletas ficaram 2 meses sem praticar atividade física, o que requer cuidados especiais, principalmente neste retorno.

“O tempo longo prejudica, temos atletas com quase 50 dias e isso é muito tempo. O jogador que se cuidou um pouco mais, sente menos. Quem não se cuidou, sente demais neste primeiro momento”, falou.

O clima quente de Belém é outra dificuldade enfrentada, mas o preparador físico azulino explica que elenco precisa de intensidade e isso requer um treinamento com o tempo menor.

“Temos que nos adaptar e estamos dando sorte, pois nos períodos de treinos tem estado uma temperatura amena, pois tem chovido. O trabalho é voltado neste momento para a intensidade, não em volume. Não necessitamos de 2 ou 3 horas de treinos”, disse.

É comum neste início de atividade após as férias, que os jogadores se reapresentem acima do peso e no Remo não foi diferente. Martinho comentou o assunto e disse que ninguém exagerou ao ponto de estar muito acima do peso.

“Toda pré-temporada ocorre de chegar jogadores acima do peso e outros nem tanto. Estamos coletando esses dados para ter essa noção real de todo o grupo, mas não chegou jogador muito acima. Nada que um trabalho específico não resolva diminuir (o peso) e buscar o melhor em cada um deles”, salientou.

Martinho Inácio comentou sobre a importância que é vivenciar o clube e trabalhar interligado com outros departamentos, para mapear todos os problemas e tentar solucioná-los ou evita-los.

“O clube possui um Departamento de Fisiologia e Nutrição e gostamos de trabalhar de forma integrada com outros profissionais. Diariamente, conversamos com os fisiologistas, com a nossa nutricionista, Departamento Médico. Isso é fundamental para que tenhamos um suporte no dia a dia, tanto do desgaste de cada atleta, quanto no grupo como um todo”, finalizou.

O Liberal.com, 15/12/2019

1 COMENTÁRIO

  1. esse preparador fisico é muito bom conhece do riscado. ano passado perdemos pra preparo fisico espero melhoras com mais intensidade amem boa sorte leao na preparacao.

Comments are closed.