Mangueirão
Mangueirão

O Campeonato Paraense 2020 deverá ser realizado em formato semelhante ao dos 3 anos anteriores. A Federação Paraense de Futebol (FPF) havia divulgado uma nova fórmula de disputa, de pontos corridos na primeira fase, mas a entidade pretende voltar para o modelo anterior, com 2 grupos de 5 times.

No Conselho Técnico realizado no dia 29/11, ficou definido que o Parazão teria turno único e que os 4 melhores colocados fariam a semifinal, classificando os finalistas da competição. Quase uma semana depois, a FPF divulgou alterações na tabela em datas e jogos, mas mantendo o formato.

O Paysandu reclamou da nova fórmula, alegando que teria apenas 4 jogos como mandante, sem contar o Re-Pa, diferente do Remo, que contava com 5 partidas de mando e mais a metade da renda do clássico.

O presidente bicolor, Ricardo Gluck Paul, então, ameaçou realizar o Re-Pa de torcida única, disponibilizando apenas 10% dos ingressos para o Leão, rasgando o “acordo de cavalheiros” que prevê a divisão da renda, com cada clube ficando responsável pela comercialização de 17,5 mil bilhetes.

Assim, com a quase confirmação de que o Campeonato Paraense voltará ao modelo parecido com aquele em vigor desde 2017, as 10 equipes serão divididas em chaves. Em turno único, os times da chave A jogam contra os da chave B, em sistema de ida e volta.

A mudança deverá acontecer na forma de disposição dos semifinalistas e rebaixados. Ao invés dos 2 melhores colocados de cada grupo, a definição seria pela classificação geral do torneio.

Outra mudança seria o estádio Mangueirão passar a ser considerado “campo neutro” no Parazão. Dessa forma, as equipes do interior poderiam realizar jogos como mandantes contra Remo e Paysandu no local, sem o embaraço das temporadas anteriores.

A FPF ainda irá divulgar oficialmente a tabela do Estadual de 2020, mas as chaves devem ficar definidas da seguinte forma:

Grupo A – Remo, Bragantino, Castanhal, Paragominas e Itupiranga

Grupo B – Paysandu, Independente, Carajás, Águia e Tapajós

Globo Esporte.com, 11/12/2019

1 COMENTÁRIO

  1. Esse presidente mucura é uma menina chorona,dá piti por tudo . O Remo não deve aceitar a mudança na fórmula, se não vai se deslocar para as cidades mais distantes (Marabá, Tucuruí e Santarém) enquanto a mucura quer jogar só aqui pela BR 316. Presidente Fábio Bentes, não aceite esse chororô!

Comments are closed.