Márcio Fernandes
Márcio Fernandes

Com 2 derrotas consecutivas na Série C e sem conseguir ainda vencer o maior rival neste ano, a noite desde domingo (23/06) terminou de maneira amarga para os azulinos com o revés de 1 a 0 para o Paysandu, no Mangueirão, pela 9ª rodada da Série C.

O duelo marcou a reedição do Re-Pa em uma edição de Campeonato Brasileiro, o que não acontecia desde a Série B de 2006. Apesar do resultado, o técnico Márcio Fernandes ressaltou que o momento ainda não exige grandes preocupações nem mudanças drásticas.

A instabilidade é normal, segundo o treinador, mesmo que a derrota seja a segunda consecutiva do Remo na competição. Márcio Fernandes avaliou o confronto como equilibrado, em que o adversário teve mais eficiência nas finalizações.

“Foi um jogo igual. Na hora em que estávamos melhores no jogo, nos descuidamos em uma bola parada e acabamos sofrendo a derrota. Isso não tira o brilho da nossa campanha. Ainda continuamos liderando o campeonato, claro que, talvez, por um gol a menos que o Juventude (RS), que acho que tem 10 e tomou 7, nós fizemos 9 e tomamos 6. Então o saldo é igual, mas por ter feito um gol a mais, estão na frente. Acho que isso não tira o brilho. Esses jogadores estão de parabéns, eles lutaram, fizeram o máximo possível. Não é sempre que a gente vai ganhar”, ponderou.

“Não é porque seria o clássico que a gente tinha que mudar. Seria muito arriscado a gente mudar uma forma de jogar que vem dando certo. Isso fez com que a gente tivesse chances de fazer o gol, mas clássico é isso. Apareceu a chance e eles foram felizes”, continuou Márcio Fernandes.

Assim como aconteceu contra o São José (RS), na rodada passada, em Porto Alegre (RS), o Remo teve dificuldade em tomar o controle da zona de meio-campo. Passes errados e lentidão na transição da defesa para o ataque facilitaram a marcação adversária. Erros que receberão atenção do técnico durante a semana, mas que não configurou, na visão de Fernandes, uma atuação abaixo da média.

“Não, não foi. Não sei onde que vocês veem isso. Foi um jogo de igual para igual. A equipe do Paysandu é forte também e a nossa chave é muito parelha. Você vê que os penúltimos ganham do primeiro. Outro dia o Ypiranga (RS) ganhou de 4 do Juventude (RS) e não aconteceu nada, eles ainda são líderes do campeonato. Então não vamos começar a achar chifre em cabeça de cavalo, porque senão a gente acaba destruindo todo um trabalho que vem até ao longo dessa partida sendo muito vitorioso.

O Remo volta a campo no próximo sábado (29/06), quando será aberto o “segundo turno” da fase de grupos da Série C. O Leão encara o Boa Esporte (MG) no estádio Melão, em Varginha (MG), a partir das 19h15.

Veja outros trechos da coletiva com Márcio Fernandes

Troca de Garré por Djalma e estreia de Marcão

A entrada do Djalma se deu porque no final do primeiro tempo começamos a perder o meio-campo. Tiago Luís, como um falso 9, começou a flutuar nas costas dos nossos volantes, eles somaram um homem a mais ali e começaram a ter um poder de posse de bola maior que o nosso. Com a entrada do Djalma, acertamos isso, estávamos bem e a hora que estávamos melhor no jogo, tomamos um gol que não estava no programa. A entrada do Marcão (Santana, atacante) já era uma coisa programada. Na hora que vimos que o Emerson (Carioca) cansou e sentiu cãibras, a gente colocou o Marcão.

Transições lentas para o ataque

Isso detectei. A gente roubava a bola e estava um pouco lento na saída, nessa transição para o ataque. Por isso tivemos que trocar, para ter uma pegada melhor, uma saída mais rápida. A gente tinha guardado o (Douglas) Packer para poder entrar nos 15/20 minutos finais, porque havia ficado um tempo parado, para que acelerasse mais ainda, mas infelizmente tomamos um gol e a entrada dele melhorou, mas a equipe do Paysandu se defendeu bem e conseguiu neutralizar algumas jogadas nossas. Tivemos lances duvidosos, não posso afirmar nada porque de onde estávamos era difícil, mas lances no mínimo duvidosos.

Linhas altas do Paysandu atrapalharam o jogo do Remo?

Não. Faltou, na hora que a gente saísse com a bola, fazer a bola do fundo, que iria obrigar o time do Paysandu a ter que voltar. Como a gente jogou muito curto, eles conseguiram neutralizar. A saída foi lenta e não conseguimos essa transição. No segundo tempo melhoramos, chegamos mais, mas nas chances que tivemos não conseguimos fazer o gol. A vitória premiou quem teve a chance e fez.

Vai usar o resultado como um “divisor de águas” para não repetir os mesmos erros?

Aprender, sim, mas “divisor de águas”, nunca. Nossa equipe está liderando o campeonato. Não sei como “divisor de águas”? Isso é quando duas equipes vão jogar, uma perde e cai treinador, cai todo mundo. Isso é “divisor de águas”. Agora, quando uma perde e continua líder, não é “divisor de águas”, mas é algo para a gente refletir e melhorar.

Manutenção da forma de jogo no segundo turno

Não é porque perdemos um jogo que temos que mudar tudo, que está tudo errado. Também não é que se tivéssemos ganhado o jogo, estaria tudo certo. Temos sempre que progredir, melhorar e evoluir. É o que vamos procurar fazer, tirar lições dessa derrota para evoluir.

Globo Esporte.com, 23/06/2019

32 COMENTÁRIOS

  1. Concordo plenamente com o treinador e coloquei minha opinião nesse espaço. Não queremos perder. Mas, o bom trabalho feito até aqui permitiu que Remo mesmo com duas derrotas pepermanecesse na segunda colocação com o critério de gols pró. O Remo e o trabalho do Treinador é do grupo merece crédito.

    • alo nação azulina o DAZAN ontem tava de vagar não consegui assistir o jogo mas escutei pela radio clube do pará. aqui em Manaus deu pra sentir um sinal de alerta caiu a produção do time e concordo as mexidas foram erradas. o treinador tem que para com este discurso de ainda estamos na ponta. olha a tabela se perdermos a próxima partida e o nosso rival ganha vai passar de nós. ai o bicho vai pegar mano. vamos despencar na tabela ou ele ainda não atentou pra este detalhe. são as minhas considerações. isso aqui e Leãooo… te liga treinadorzinho!!!!
      RUI GUILHERME NEVES (PARAENSE QUE MORA EM MANAUS), aZULINO DE CORAÇÃO E ALMA- SANGUE AZUL

  2. Técnico burro , insiste com esse Émerson carioca e Gustavo ramos que são inoperantes, perder pra mucura time muito inferior e ruim porra…técnico burro, burro, burro

  3. Márcio Fernandes começando a fazer cagada no remo…e nítido que todos os times que jogam contra e remo já sabem que o goleiro Vinicius sai com a bola nos zagueiros e laterais e os times adiantam sua marcação e pega o remo no campo de defesa obrigando o remo a perder a bola e dar contra ataques mortais quando o e ainda mais com essa mexida no re x PA tirando garre e botando Djalma sendo que o remo tava pegando pressão isso não tem explicação coisa de gente amador

  4. Concordo o técnico está correto não está nada perdido estamos na liderança do campeonato com o juventude o trágico foi a felicidade do jogador deles o remo tem excelentes jogadores sei q vamos dar a volta por cima está EA segunda derrota e tem torcedor jogando a toalha brincadeira né…
    Eu sou remista até o fim…hj o remo tem um padrão de jogo, jogadas ensaiadas,temos meio campo de qualidade.fazia muito tempo que não via isso no meu leão por isso tô com o Márcio fernandes.ajuda e não crítica.

  5. Esse técnico é teimoso, quer sempre sair jogando, ficou difícil com o Paysandu subindo a sua linha de marcação, e o Remo não consegue entender isso dando um chutão pra frente, entregando a bola pro Paysandu pra roubar a bola e sair no contra ataque. O Remo não tem vontade de fazer gol, só quando leva um gol, Gustavo Ramos abdica da chance de fazer o gol pra simular pênalti, o Carlos Alberto me perde um gol a 3 metros da trave, o Ramires criando perna lá no ataque, o Emerson Carioca um Zero a esquerda, o Djalma nem vinha jogando e ele me põe ele, que faz de tudo pra ajudar o Paysandu, entregando algumas bolas ora eles, clamamos para entrar outro centro avante e entrou o Marcão que entregou o gol pra Mucura não indo rápido marcar o cara que chutou e ainda atrapalhou o Ramires dando uma de zagueiro. Voltando ao técnico do Remo, queria segurar o empate colocando o Djalma, ao invés do Packer, foi só o Remo levar o gol pra ele colocar o cara. Eu espero que a maré não tenha virado pro lado Paysandu e secado para o Remo, pois jogou muito mal esses 2 últimos jogos.

  6. Esse técnico é teimoso, quer sempre sair jogando, ficou difícil com o Paysandu subindo a sua linha de marcação, e o Remo não consegue entender isso dando um chutão pra frente, entregando a bola pro Paysandu pra roubar a bola e sair no contra ataque. O Remo não tem vontade de fazer gol, só quando leva um gol, Gustavo Ramos abdica da chance de fazer o gol pra simular pênalti, o Carlos Alberto me perde um gol a 3 metros da trave, o Ramires criando perna lá no ataque, o Emerson Carioca um Zero a esquerda, o Djalma nem vinha jogando e ele me põe ele, que faz de tudo pra ajudar o Paysandu, entregando algumas bolas ora eles, clamamos para entrar outro centro avante e entrou o Marcão que entregou o gol pra Mucura não indo rápido marcar o cara que chutou e ainda atrapalhou o Ramires dando uma de zagueiro. Voltando ao técnico do Remo, queria segurar o empate colocando o Djalma, ao invés do Packer, foi só o Remo levar o gol pra ele colocar o cara. Eu espero que a maré não tenha virado pro lado Paysandu e secado para o Remo, pois jogou muito mal esses 2 últimos jogos.

    • Boa colocação ! já deu pra notar que esse treinador não sabe enxergar a partida, era bom mandar ele la pra arquibancada no próximo jogo. Desde a partida com a Tombense, la fora, ja deu pra notar que os adversários estudaram a forma de jogar nossa. Ja estão adiantando a marcação bem em cima e tao se dando bem, o tombense empatou, o Volta redonda quase empata aqui, e o S Jose e a mucura nos venceram…E querer se fingir de cego pra n ver isso, treinador bom, que se preze, sabe adotar medidas corretivas mesmo durante uma partida !!! todos sabemos que o time do remo nunca vai ser um Barcelona pra ficar no tic tac durante os 90 minutes, então entrega a bola pro adversário e adianta a marcação também ! será se é difícil fazer isso ? logico que tem que ter boa marcação pra recuperar a bola p sair rápido no ataque. E ai esbarra justamente no que tem sido bem escasso pra nós, infelizmente não temos um ataque de respeito que coloque medo nos adversários e que prenda uma marcação….ou o time muda a postura ou despencar na tabela, o aviso é esse ! estamos ainda na ponta, mas a tendencia é cairmos na tabela, a julgar do que os adversários têm feito, e do que não temos feito nas ultimas partidas

  7. por favor avisem a esse treinador e a esses jogadores que aqui é REMO , que não se admite de forma alguma , jamais jamais, que se jogue daquela forma , com tamanha displicência, com tamanha falta de compromisso, com tamanha desrespeito a imensa torcida. isso aqui é uma nação e foi um absurdo o que aconteceu. !!!!

  8. Nem sempre dar pra se ganhar mais eu digo sempre que é na derrota que surgi os verdadeiro guerreiro…eu sei que o time do Remo tem capacidade pra superar as dificuldades…#remomeuunicotime

  9. Quer vencer jogando com 3 volantes e 3 zagueiros? Márcio a torcida quer ver o time pra frente, assista o jogo da final contra o Cuiabá, que vc irá entender pq a torcida detesta muitos volantes.

  10. Tecnico covarde… escala errado, demora pra mexer no time e ainda mexe errado… Tirar um meia pra colocar o Djalma? Porque não colocou logo o Packer? Tu insiste nesse Emerson Carioca não sei o porquê, pois há umas 4 ou 5 rodadas que a torcida não quer ele no time por não acrescentar nada! Tem jogador melhor que o Carioca que tu ta deixando no banco! Tu recuou o time e perdeu por conta da tua ignorância seu tecnico covarde!

  11. Coloque treinador um time pra frente pra ganhar o jogo eu me admiro de vc não saber isso. Vcs nao sabem o que é um rexpa esse clássico é diferenciado não é um jogo qualquer quem sofre encarnação não são Vcs somos nós os já tá na hora de dar chance pro bala e pro marcao e barrar carioca e Gustavo pro segundo tempo ok coloque o zotte ele precisa ganhar ritmo bom jogador amem.

  12. porque insistir com Emerson carioca, trocou o garre pelo Djama pra segurar o jogo, levou um nó tático do técnico do hélio dos anjos….outra que até agora não entendi, porque o Ronael não voltou mais, saiu por contusão, e tava jogando bem, esse vançam não disse pra que veio até agora.

  13. Basta o Leão ter o cuidado de evitar que o adversário invada a pequena área do Paredão com contra ataques ou vacilo desnecessário como sair jogando em situação de risco. Os dois últimos duelos era pra ser pelo menos 0x0, foi o adversário que fez o gol da vitória, poderia ter sido o Leão, hoje estaríamos Liderando absolutos com 17 pts, ainda bem que tudo já passou e dá pra corrigir. Desastroso seria se estivéssemos como o AC que é o último do nosso grupo, eu até diria que é uma grande vantagem Juventude e Leão continuarem dividindo a Liderança com 15 Pts cada. O Leão e Juventude estão permitindo que o adversário entre com facilidade dentro da Pequena área, isto quer dizer que a Zaga do Leão está perdendo a pegada, com certeza o Professor Márcio Fernandez vai chamar a atenção dos nossos craques e o Leão vai permanecer no G4, até a última rodada. Eu mando o seguinte recado para o Paredão: Vinicius os Duelos estão muito equilibrados e o Leão não esta conseguindo fazer gols nos últimos duelos, eu sei que você tem muita fé e é temido pelos adversários, nas suas orações deseje que o Leão faça pelo menos um gol por partida e que seu anjo da gurda fique sempre perto de você para que também defenda bolas disparadas dentro da pequena área, o que faz você ser São Vinicius é sua Fé, ou seja, o seu anjo da Guada lhe defende conforme você esteja mais perto de Deus através da sua Fé.

  14. Esses torcedores modinhas ñ tem jeito mesmo. O remo perdeu o jogo por pura incompetência.
    Time lento na transição de bola, assim como, muitos passes errados.
    Treinador errou entrando com garré. Seria melhor tê-lo utilizado no decorrer da partida.
    Acredito q já esteja na hora de repensar melhor esse ataque.
    SAZ

  15. Vou falar e avisar a luz acendeu vermelha se continuar mos nessa teimosia de jogar com esse esquema burocrático sem ter o plano B..nao vamos mais ganhar ninguém porque já está manjado isso..o rival adiantou suas linhas o time não soube sair do nó dado pelo técnico do rival e pra piorar tudo mecheu errado com o titular no banco..ptesidente cobrar firme duas derrotas consecutivas se não vamos ficar no rabo da fila todos estão chegando se o rival ganhar dentro de cada e nos não vestimos de macho e perder pro Boa vamos ficar pra trás ..para de insistir nessa merda de Emerson carioca e também agora esse Gustavo que está agora só correndo..gol que bom necas..abram o olho quantos tempo…fato

  16. Tem q colocar Danilo bala pela ponta e Marcão no ataque e tirar carioca e Gustavo esse treinador não vê q não está dando certo porque ele insiste com esses cara ainda mexe errado tirando um meia e colocando um volante isso é brincadeira até eu q não sou treinado não fazia isso espero q ele aprenda e não faça mais merda

  17. Márcio Fernandes é um bom treinador, inclusive assume a responsabilidade isentando os seus pupilos nas duas derrocadas. No entanto, todo time que almejar o sucesso TEM QUE MUDAR constantemente, inerente se venceu ou não um jogo, não pode continuar com o mesmo esquema tático e com os mesmos jogadores, pois o sistema exaure com o tempo, os adversários estudam as forças e fraquezas, bloqueiam onde o time do Remo estiver forte e exploram onde estiver fraco. Isso não é novidade para ninguém, é um princípio básico do mundo competitivo. Não é a toa que o genial Bernardinho do vôlei é tão vencedor.

    Márcio Fernandes tem que tirar o coelho da cartola mediante a situação adversa, perigosa e em princípio de queda de competitividade do grupo, implementar variações com mudanças no time, naturalmente isso tem que ser muito treinado, aliás já era para estar implementando essas mudanças táticas e variações como parte da evolução do time.

    Por outro lado, é necessário contratar atacante agudo matador do nível de Gabriel Lima e Felipe Marques, pois com esses atacantes que o Remo tem atualmente não dá. Time que não tem atacantes que façam gols não vai longe, dificilmente passa em um mata-mata.

  18. O remo precisa de um meio campo que saiba deixa o atacante e pontas de cara pro gol, o unico que pode fazer isso no elenco é o Zotti, porém ta velho e lento, fora isso, precisa de um centro avante que saiba se infiltrar para receber essa bola e todos nos sabemos que Emerson Carioca não faz isso, pelo contrário, só faz ficar voltando.

  19. Márcio Fernandes é um bom treinador, mas tem um ritmo conservador que, muitas vezes, usa de forma equivocada. Neste último rexpa o time não vinha atuando bem desde o primeiro tempo. Logo, na volta para o segundo tempo, ainda no vestiário, deveria ter substituído alguns jogadores que não estavam redendo o esperado. Caso do Garré, Emerson Carioca e Gustavo Ramos. No lugar destes, colocaria o Packer, Alex Sandro e Danilo Bala. Por outro lado, alguns jogadores, ao meu ver, foram impactados pela torcida e caíram de rendimento. Assim, o clássico foi definido pela demora e má escolha do Fernandes para substituição, baixo rendimento de jogadores que culminou na perda de um gol sozinho pelo Carlos Alberto e pela sorte do jogador da mucura, que mesmo chutando sem rumo, conseguiu fazer o gol.

  20. Vou logo Falar aqui pra vocês que estão caindo no discurso do treinador,Ele não tá sendo Humilde pra reconhecer que Errou,acho sim que o treinador deveria ter um espaço pra reclamar e deveria sim ser acatado o que a maioria da torcida pensa,porque muitos treinador bom, acham que são os donos da verdade,que é o caso do Márcio fernades,o cara não quer da o braço a torcer,quer ir contra a torcida,já são dois jogos que o remo joga recoado,e jogar um rexpa recuado(pelo amor de Deus)onde ele estava com a cabeça recuar o time no rexpa meu Deus,a torcida não queria 1 ponto e sim os 3 diante da mucura,e não levou nem um,a não ser vergonha,se o remo perder pro Boa esporte vai despencar com tudo,acho melhor esse orgulhoso do macio Fernandes dar ouvido a nação Azul e colocar o time pra cima,Dolglas packer não era pra entrar no final e sim no início da partida ou no mínimo no início do segundo tempo,quando ele entrou, deu vida ao remo,mas não tinha tempo pra mas nada,se esse treinador acha que sabe de tudo, ele é um incompetente,deveria dizer que errou e assumir,em vez de ficar falando essa bosta que ele disse,foi nada de igual pra igual,a mucura dominou o jogo,e esse orgulhoso diz que jogou bem,Para de moleza,seja humilde,concerta o erro e para de jogar atrás pow,da ouvido a nação azul.
    E Vocês que estão apoiando o técnico,continua apoiando, quando o time tiver fora do G4 vocês me avisam,pow o cara quer fazer um jogo mole diante de um rexpa,por por favor né,é agente que Banca essa merda toda,é o nosso dinheiro que paga treinador jogador,fucionario e tudo nessa merda,nos temos que exigir sim o melhor pow,se não, não vamos subir de novo,e pior se perder na proxima rodada a mucura vai a 16 pontos e passa da gente, só pra avisar vocês que estão apoiando essa merda desse discurso aí!!
    Queria poder falar pra Ele isso!!!

  21. Papo furado desse técnico, tirar o Garre por que o Tiago Luis tava flutuando, mentira!Queria sim segurar resultado, retranqueiro!
    Outra coisa, se ele continuar insistindo com o inoperante Carioca, quem vai vazar vai ser ele.
    Mil vezes o Eduardo Ramos jogando embriagado que esse Carioca sóbrio.

  22. O ramires não ta jogando nada e é titular todo jpgo, nao e nem subistituido durante o jpgo so piode ser porque o tecnico indicou o Tiarinha ta ai no plantel e ninguem sabe se joga bem ou não, nem relacionado ele e

  23. Cara falou tanto nessa reportagem em flutuação dos atacantes da mucura e não observa o Gustavo Ramos se matando na flutuação e não treina enfiadas pra ele…pobre pensamento têcnico.

Comments are closed.