Remo 3x0 São Raimundo (Diogo Sodré)
Remo 3x0 São Raimundo (Diogo Sodré)

Muitas mudanças no futebol mundial foram aprovadas neste sábado (02/03), pela International Board (IFAB). O encontro realizado na Escócia definiu algumas alterações em regras relativas à marcação de mão na bola, ao local para substituição dos jogadores, cobranças de tiro de meta e bola ao chão.

As alterações aprovadas pelo órgão responsável por gerir o regulamento no esporte entrarão em vigor a partir de 01/06, quando a temporada da Europa já tiver terminado. Porém, aqui no Brasil, os torneios estarão em andamento.

A determinação é que as ligas, como o Brasileirão, se adaptem às novas regras, que valem para todo o mundo, mesmo com o campeonato em andamento. A Copa América, que começa dia 14/06, já ocorrerá com as novas normas.

Confira as mudanças nas regras do futebol:

Substituições

Para evitar a “cera” e o atraso proposital do jogo, a International Board definiu que a saída do jogador para substituição tem que acontecer na linha mais próxima, seja lateral ou de fundo.

Mão na bola

A marcação de mão na bola será mais criteriosa. A norma define que gols marcados diretamente com a mão ou oportunidades de gol criadas depois de ganhar a posse da bola com a mão, mesmo que de forma acidental, não deverão mais ser permitidas. Ou seja, gol quando a bola toca na mão na conclusão ou na origem do lance passará a ser invalidado, mesmo que não seja com intenção.

Posição do goleiro em pênaltis

A IFAB também aprovou mudança no posicionamento dos goleiros durante penalidades. Antes, os arqueiros tinham que ficar com os dois pés na linha do gol para defender, agora só precisarão manter um dos pés.

Cartões para a comissão técnica

Agora os treinadores e membros da equipe poderão ser punidos assim como os jogadores no banco de reservas. Foi aprovado dar cartões amarelo e vermelho para a comissão técnica.

Bola ao chão

Outra mudança está em quando o árbitro deve dar “bola ao chão”. O juiz deve acionar o recurso quando a bola bater em seu corpo e houver interceptação do árbitro no andamento da partida.

Posição da barreira

Para evitar o “empurra-empurra” durante as cobranças de falta, outra alteração na norma foi aprovada. Agora, o jogador do time que tem a falta a favor deverá ficar a 1 metro da barreira defensiva.

Tiro de meta

Não haverá mais a obrigatoriedade da bola sair da grande área para a cobrança do tiro de meta ou cobranças de falta dentro da área.

ESPN.com.br, 02/03/2019

1 COMENTÁRIO

  1. Essas mudanças não causarão efetivas melhoras no jogo de futebol, por exemplo a posição do goleiro em pênaltis irá facilitar ainda mais o goleiro se adiantar na hora da cobrança do pênalti. Esses caras deviam propor algo mais arrojado e oportuno, por exemplo, aumentar o tamanho das traves, então acabar com transações de jogadores via empresários e sim só feitas através de clube para clube de futebol.

Comments are closed.