Mimica, Guilherme Garré e Yuri
Mimica, Guilherme Garré e Yuri

Contra o Ypiranga (RS), o zagueiro Mimica voltou com a segurança de sempre, no mesmo nível de Fredson e Marcão. O meia Guilherme Garré está superando o desgaste do fiasco no Re-Pa. O atacante Emerson Carioca já havia se redimido diante do Luverdense (MT), em nova função, como meia.

Seguem em débito o meia Carlos Alberto, o volante Ramires, o lateral-esquerdo Daniel Vançan e o atacante Marcão Santana, também precisando voltar aos melhores dias.

O time como um todo ainda deve à torcida, mas em Erechim (RS) transmitiu esperança de retomada da sua melhor competitividade e uma jogada simbolizou bem o sinal de resgate.

O lance, que terminou com Eduardo Ramos perdendo um “gol feito” na pequena área, foi construído com a troca de 17 passes, de uma área à outra, durante 50 segundos, sem que ninguém do Ypiranga (RS) tocasse na bola.

Foi uma infelicidade de Eduardo Ramos na finalização, mas a jogada inteira foi a expressão de uma essência azulina perdida durante o campeonato.

Aproveitamento

Dos 19 pontos do Remo, 12 foram feitos em Belém, com 3 vitórias e 3 empates (57% de aproveitamento); 7 pontos fora de casa, em 4 empates e 1 vitória (39%). O Leão tem ainda uma derrota em casa (Re-Pa com mando azulino) e uma fora (São José-RS).

Em matéria de empates, Remo e São José (RS), com 7 cada, só são superados pelo recordista Luverdense (MT), que empatou 9 dos seus 13 jogos.

O fato de ter apenas 4 vitórias em 13 jogos no campeonato fragiliza o Leão para efeito de desempate, já que o número é o primeiro critério previsto no regulamento.

Se ganhar do “lanterna” Atlético (AC), em Rio Branco (AC), e do pressionado Tombense (MG), em Belém, nas duas próximas rodadas, o Leão já engatilha a classificação, tendo ainda outros 3 jogos pela frente: Volta Redonda (RJ) fora, São José (RS) e Re-Pa, em Belém.

Copa Verde

Ao subir para a Série C do próximo ano e virar semifinalista da atual Série D, o Manaus (AM) cresceu muito como provável adversário do Remo na Copa Verde, desde que passe pelo Sobradinho (DF), que fez campanha pífia na Série D, com 6 derrotas.

A estreia do Leão, contra Manaus (AM) ou Sobradinho (DF), será dia 07/08, fora de casa. A volta será na semana seguinte, em Belém.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 23/07/2019