Eduardo Ramos
Eduardo Ramos

O Remo tem outra batalha decisiva nesta quinta-feira (01/08). Contra o Tombense (MG), no estádio Mangueirão, estarão em disputa 3 pontos fundamentais para os planos de classificação ao mata-mata do acesso.

Após desperdiçar pontos preciosos em casa, contra Ypiranga (RS), Juventude (RS) e Luverdense (MT), o time de Márcio Fernandes não pode vacilar na fase de afunilamento da competição.

As contas mais primárias indicam que, em caso de triunfo contra o Tombense (MG), o Remo fica muito perto de alcançar a classificação. Vai precisar, em tese, de mais 3 pontos nas 3 rodadas finais. O site “Chance de Gol” projeta 75,7% de probabilidades para se classificar à fase seguinte.

Acontece que o visitante não pode ser subestimado. Oferece perigo por ter uma equipe experiente e que busca se afastar da zona do rebaixamento. É de se imaginar que os azulinos estejam vacinados contra o clima de favoritismo, que foi tão prejudicial ao rendimento do time no embate com o Luverdense (MT).

Com formação estável a partir do meio-campo, com Yuri e Ramires na marcação e com Eduardo Ramos e Guilherme Garré (ou Emerson Carioca) na articulação, o Remo pode promover a estreia do centroavante Neto Baiano, recentemente contratado.

A entrada de um atacante com experiência no jogo aéreo indica uma mudança importante nas características do sistema ofensivo. Com Neto Baiano, o Remo terá que explorar muito mais a funcionalidade dos laterais Djalma e Ronaell e aprimorar os cruzamentos.

Neto Baiano, além de cabecear bem, é também um jogador que sai da área e participa de jogadas de aproximação. Tem um bom disparo de média distância, o que seria bastante útil para furar bloqueios defensivos, como o Tombense (MG) deve apresentar no Mangueirão.

Ao lado de Gustavo Ramos, Neto pode dar ao ataque um equilíbrio no confronto com as zagas adversárias que o Remo abriu mão de ter, até pelas carências óbvias no centro da linha de frente. Nem Emerson Carioca, nem Alex Sandro, muito menos Marcão Assis, nenhum funcionou atuando por ali.

Essa dificuldade deve ser avaliada para que o novo comandante da ofensiva não venha a sofrer da solidão que vitimou os acima citados. Terá que ser construída uma estratégia para que ele seja acionado.

Eduardo Ramos e Garré (ou Emerson) serão fundamentais no abastecimento de jogadas para o ataque e também com a movimentação dos laterais.

De toda sorte, é um jogo que vai depender de intensidade e envolvimento. O time não pode cair na armadilha de forçar o jogo de qualquer maneira contra uma defesa em linha dupla, como fez diante do Ypiranga (RS). Precisará jogar com a torcida e focar nas oportunidades criadas.

Blog do Gerson Nogueira, 01/08/2019

2 COMENTÁRIOS

  1. Seria o jogo chave da classificação se o Leão vencesse. Agora o Jogo chave deverá ser contra o São José pode acontecer de o Leão ganhar pontos em cima do Volta, devemos esperar como ficará a tabela ao fim desta 15ª rodada.

Comments are closed.