Izabelense 0x3 Remo (Dedeco)
Izabelense 0x3 Remo (Dedeco)

O Remo jogou em Santa Izabel e venceu por 3 a 0, placar mais dilatado da fase de preparação. Agradou pela movimentação, mas continua indefinido quanto ao time titular para a estreia no Campeonato Paraense, no próximo sábado (26/01), em Santarém, diante do São Raimundo.

Mais que o resultado, o amistoso valeu pela oportunidade que João Neto teve para observar e tirar suas dúvidas. Com 31 jogadores à sua disposição, sendo 21 importados, o técnico busca encontrar no grupo as peças certas para ajustar o time conforme seu plano de jogo.

No ano passado, ao assumir o comando na reta final da Série C do Brasileirão, em condições desfavoráveis, sem tempo para mudanças profundas e necessitando vencer a qualquer custo, Netão optou por aperfeiçoar princípios que tinham sido implantados pelo ex-técnico Artur Oliveira, principalmente na estrutura de meio-campo.

Foi muito bem sucedido ao compactar mais o setor, usando quatro homens na linha central, com os meias tendo liberdade para se lançarem ao ataque, para robustecer o setor reconhecidamente mais fragilizado do time naquele momento. Tinha também Gabriel Lima como o atacante que podia voltar ante a necessidade de fechar a marcação.

Desta vez, o tempo conspira a favor e a pressão não é desesperadora. Netão sabe que o trabalho tem prazo de validade e que o Parazão será determinante para sua permanência no comando. A meta é realizar uma campanha convincente, capaz de repetir o êxito de 2018. Todo mundo sabe que título é consequência de uma boa trajetória, mas é fato também que o torcedor não admite outro resultado final.

É aí reside o fator de risco para o jovem técnico. O time que irá escalar para o Parazão é, a rigor, o primeiro a levar sua assinatura como comandante efetivo. É verdade que no ano passado foi dele a influência discreta que permitiu a Givanildo Oliveira salvar a campanha errática e obter a conquista do Estadual.

Na Série C, pegou o bonde andando, embora sempre estivesse por perto, colaborando com os técnicos que iniciaram a caminhada. Depois, ao assumir a equipe, viu-se obrigado a trabalhar com os jogadores disponíveis adaptados às necessidades circunstanciais que o time tinha.

Para 2019, os atletas trazidos tiveram o aval do treinador e a montagem da equipe é de sua exclusiva responsabilidade. Daí a visível preocupação, reafirmada após o jogo em Santa Izabel, de avaliar minuciosamente as condições físicas e técnicas dos jogadores, dando chance a todos para que mostrem suas qualidades dentro da pré-temporada.

Pelo que se observa dos times formados para os amistosos contra o Castanhal (1 a 1), seleção de Barcarena (2 a 0) e Santa Izabel (3 a 0), Netão trabalha com a ideia de um 4-4-2 que permita variações para o 4-5-1 ou o 4-3-3, dependendo da situação de jogo.

As mudanças feitas nos testes dão a entender que a escalação mais provável para a estreia em Santarém será: Vinícius; Djalma, Mimica, Fredson e Ronaell; Robson (Vacaria), Samuel, Echeverría e Alex Sandro; David Batista e Mário Sérgio (Henrique).

Djalma parece definitivamente fixado na lateral-direita, David Batista confirmou a condição de centroavante de boa presença na área e Echeverría mostrou-se mais adaptado à função de ajudar o ataque.

Os ajustes devem ser finalizados ao longo da semana, mas o torcedor remista em Belém só terá condições de avaliar de perto o novo time quando fevereiro chegar.

Blog do Gerson Nogueira, 21/01/2019

1 COMENTÁRIO

  1. Vinicius, Djauma (Geovane), mímica, Fredson (Keven), Ronael
    Vacarias (Robson), Dedeco (Welton), Diogo Sodré
    Echeverria, Henrique e David Batista
    4-5-1

Comments are closed.