Mangueirão (Re-Pa)
Mangueirão (Re-Pa)

A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou na manhã desta quinta-feira (05/12) o regulamento do Parazão 2020 e oficializou a tabela de jogos que gerou polêmica ao longa da semana.

O presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul, criticou a retirada de um Re-Pa do calendário de jogos (em comparação com os anos anteriores, quando eram realizados jogos de ida e volta), assim como mencionou uma passividade da FPF em relação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Pela tabela, os jogos da competição estão marcados para ocorrer aos sábados e domingos, exceto na primeira rodada, quando o Paysandu enfrenta o Castanhal, em uma segunda-feira (20/01).

Diante das críticas, o assessor jurídico da FPF, Cristino Mendes, informou que ocorreu uma reunião com os presidentes de Remo e Paysandu para falar da tabela e do regulamento.

“O Paysandu expôs seus motivos, o Remo também. A Federação informou que o Conselho Técnico já tinha se manifestado sobre tudo que foi feito e não poderíamos acolher nenhuma solicitação ou reclamação nem de Remo ou de Paysandu ou até dos dois juntos”, afirmou.

Cristino ressalta que o regulamento e a tabela do Parazão foram aceitos durante o Conselho Técnico realizado na semana anterior, quando apenas o Paysandu não concordou, mas os outros clubes sim.

“Não poderíamos desrespeitar o Conselho Técnico, que é formado por 10 agremiações e cada uma tem voto. Não podemos tomar decisão com apenas dois filiados. A manifestação do Clube do Remo foi a favor e manutenção do que estava feito. O Paysandu ventilou a possibilidade de alteração. Resolvemos dizer que manifestações isoladas não podemos atender, mas a partir do momento que o Paysandu conseguir maioria abonando as suas reivindicações, a Federação está de portas abertas para analisar”, contou.

O presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul disse que teve um acordo com o presidente do Remo para não comentar ainda sobre quais medidas serão tomadas e ressaltou que está marcado para esta sexta-feira (06/12) o posicionamento final para o saber se pode ter ou não alguma mudança.

“A gente teve uma reunião bastante dura, mas prometeu que só iria se manifestar amanhã (sexta-feira). Porque vamos ter um posicionamento final. Então vou cumprir esse acordo de silêncio, mas posso confirmar que houve uma reunião e continua amanhã, quando vamos ter um posicionamento final”, explicou o mandatário bicolor.

Na tabela de jogos oficial do Campeonato Paraense, o Paysandu estreia em casa contra o Castanhal. Enquanto isso, o Remo recebe o Carajás, na abertura do torneio em local ainda não definido – a Federação deseja fazer uma festa no Mangueirão.

O único Re-Pa confirmado para o Parazão estava marcado para o dia 07/02. No entanto, a concorrência com o Carnaval fez com que a Federação alterasse a data da partida. Com isso, o jogo que estava agendado para a 4ª passa agora para a 7ª rodada, dia 08/03.

Cristino Mendes ainda explicou por que na tabela não constam os locais dos jogos, pois a entidade está aguardando os laudos dos estádios.

“Ainda não tem local porque nem todos os estádios estão aptos. Nem todos possuem os laudos que o Estatuto do Torcedor pede”, disse.

O Liberal, 05/12/2019