Erick Cavalcante e Vinícius
Erick Cavalcante e Vinícius

A umidade do ar entre 65% a 70% é o que mais dificulta a adaptação de jogadores importados ao clima da região. No jogo intenso, a transpiração é muito alta e provoca a perda de energia. Em geral, jogadores mais magros têm maior perda. Por isso, o percentual de gordura ideal seria 10,5%. No Sul e Sudeste, por exemplo, o ideal é 9,5%.

A diferença é para que a queima metabólica durante o jogo não extrapole a ponto de sugar dos músculos. As cãibras são o alarme do músculo nesses casos. As explicações foram dadas pelo fisiologista Erick Cavalcanti, do Remo.

Para ele, diante dessa relação do clima regional com o nível de esforço, jogadores fisicamente mais fortes são o tipo ideal para o futebol paraense, principalmente nas importações.

Nomes que confirmam a tese

Obviamente, a força não basta, mas jogadores franzinos, importados, que fizeram sucesso em Belém na fase do futebol intenso são exceções: Artur, Papelim, Ratinho… Outros sucumbiram aqui, mas brilharam fora, como Athos, Thiago Galhardo e Danilinho.

No perfil que o fisiologista Erick Cavalcanti considera ideal, deram muito certo: Cacaio, Sandro, Eduardo Ramos, Fábio Oliveira, Maico Gaúcho e Edno, por exemplo.

É importante observar que a avaliação do fisiologista é focada mais em rendimento físico do que técnico.

As questões do clima fazem pouca diferença para jogadores regionais. O zagueiro Magrão e o atacante Ageu Sabiá são exemplos extremos de magreza e gordura com sucesso em campo.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 17/03/2019

9 COMENTÁRIOS

  1. Muita teoria de tudo quanto é especialidade atualmente no Remo, porém há pouco futebol. Na realidade quem joga futebol mostra o que é com a bola no pé, o resto é ruindade mesmo.

  2. Isso é frescura, quando o cara joga, ao tocar na bola, demostra que sabe jogar, esses pernas de paus não sabe nem dominar a bola.

  3. Isso é frescura, quando o jogador toca na bola sabemos logo que sabe jogar, não é esses pernas de paus que estão no meu querido clube do Remo, que não sabem nem dominar a bola

  4. Oque fazer para a série c?

    Dispensa:
    Tiago (goleiro)
    Ronael (lateral esquerdo)
    Robson (volante)
    Diogo Sodré (volante)
    Samuel (meia)
    Mário Sérgio (atacante)
    Rafael carioca (atacante)

    Contrata:
    Michel (lateral direito do Paragominas)

    Um lateral esquerdo de auto nível

    Dois volantes de auto nível

    Fazendinha (meia do Tucuruí)

    Alexandre (meia do São Francisco)

    Mais um meia de auto nivel

    Dois atacantes de auto nivel

    • Me permita descordar de você, Caro Raylson (irmão remista). Quem adora promover esses jogadores dos outros times do interior é essa crônica esportiva local (pouco coerente no que fala). Me diz nos últimos três anos, qual jogador que veio desses times do interior que se sustentaram no Remo e no rival ? Vê o caso do Dedeco. Jogar em time pequeno, sem torcida, sem tradição e enfrentando times do mesmo nível, fica fácil “aparecer”, mas qual destes arrebentou jogando contra o Remo e a coisa, e levou o time deles à vitória. Resposta: Nenhum.

  5. A melhor medicina é a do vôlei e do basquete, os caras jogam a cada 2 dia, em alta performance (pulando, correndo, viajando) e não tem cansaço.

Comments are closed.