Márcio Fernandes
Márcio Fernandes

O tempo é curto para comemorar! O Remo garantiu, neste domingo (21/04), seu 46º título do Campeonato Paraense depois de bater o Independente Tucuruí por 2 a 0, no Mangueirão. O placar foi suficiente para confirmar o troféu ainda no tempo regulamentar, já que havia perdido o confronto de ida por 1 a 0.

Apesar da felicidade pela conquista, o técnico Márcio Fernandes e os jogadores azulinos têm, no próximo sábado (27/04), a estreia na Série C do Brasileirão.

Nesse curto intervalo de 6 dias, algumas mudanças irão ocorrer no elenco. Alguns jogadores serão dispensados – além de Edno e Echeverría, que deixaram o Leão na semana passada. Outros 6 já estão acordados – ou próximos disso – com a diretoria remista. Fernandes adiantou que nomes deverão ser oficializados nos próximos dias.

“São jogadores que fizeram campeonatos muito bons. O (meia) Carlos Alberto foi uma grande revelação da Série A2 do Campeonato Paulista. Daniel Vançan, lateral-esquerdo do Mirassol (SP), já demonstrou muita qualidade. Tem o (volante Rafael) Tufa, que veio com o Carlos Alberto da Portuguesa Santista (SP); o (meia Guilherme) Garré ainda não veio, está contactato, mas ainda não está certo. Michel, lateral-direito, que fez um grande campeonato aqui, não foi uma indicação minha, mas por tudo que fez no Estadual, a gente achou por bem contratá-lo e espero que seja feliz aqui como foi no Paragominas”, enumerou.

O treinador, por outro lado, não quis citar os que serão dispensados.

“Estão chegando 6 jogadores. Já tiramos alguns, alguns jogadores já saíram, mas agora não é hora de a gente fazer nisso. Vamos pensar com carinho, pensar realmente com a razão e fazer, como falei, o melhor para o Clube do Remo”, despistou.

A estreia do Remo na Série C será no próximo sábado (27/04), a partir das 19h15, no Mangueirão. O adversário será o Boa Esporte (MG).

Confira a entrevista coletiva completa com Márcio Fernandes:

Comemoração do título

A gente trabalha muito para chegar e às vezes acontecer, em um segundo, alguma coisa. São momentos que passam muitas coisas pela nossa cabeça, mas agora é hora de a gente festejar, lembrar de coisas boas, lembrar dos amigos que consegui fazer na volta ao Pará, lembrar dos amigos antigos que tinha e tenho hoje ainda. Agradeço a todos.

Responsabilidade compartilhada

Não é fácil. Não é um trabalho só do Márcio Fernandes, é de várias pessoas que, agora, talvez não apareçam. Aparece o treinador, que é campeão, mas há pessoas que colaboraram muito para que isso acontecesse: nossa diretoria; nossa “coach”, que fez um trabalho junto com a gente para que pudéssemos reerguer a moral desse time; e esses jogadores, que comparam a ideia. Então essa união de fatores fez com que a gente chegasse nesse momento e conseguisse esse título, que vínhamos buscando há muito tempo.

Mudanças no elenco para o Brasileirão

Agora a gente tem que pensar bem, refletir não só com o coração, porque é o Remo que está em jogo. Hoje trabalho no Remo, tenho que fazer o melhor para o Remo e para esses torcedores, que são fantásticos. Às vezes vai ter que sair alguns jogadores, que eles saibam que realmente a gente está procurando o melhor. Certo ou errado, vamos fazer com a nossa cabeça e esperamos que a gente possa acertar sempre o máximo possível.

Novos contratados chegam como titulares?

Vamos analisar e ver como eles vão chegar. São jogadores que trouxemos pensando em jogar, mas sempre digo isso para os meus jogadores: não é porque contratei que ele vai ser titular. Ele tem que demonstrar, dentro dos treinamentos e dos jogos, qualidade acima dos que tem no elenco para serem titular. Ramires, por exemplo, é um jogador que foi campeão comigo no Vila Nova (GO), sabe como trabalho, chegou e não está jogando (como titular). Daqui a um pouco, pela qualidade que tem, ele vai passar a jogar, mas hoje ele ainda está abaixo dos nossos, por isso começou no banco.

Substituições no jogo

Não estava prevista (a saída do Djalma). Ele teve só 2 treinamentos essa semana. Levou uma pancada na costela (no primeiro jogo da final) e isso impossibilitou dele treinar. Jogou com uma faixa para que conseguisse suportar essa dor, porque é em um local, segundo o nosso médico, que demoraria de 10 a 15 dias para ele estar totalmente sem dor. A gente optou por responsabilidade minha. Todos que são substituídos são responsabilidade minha. Acertando ou errando, isso leva o meu nome e tento fazer o melhor.

Trabalho especial com Alex Sandro e Gustavo Ramos

Quem está lá no dia a dia sabe o quanto foi difícil reerguer esse jogador. Ele (Alex Sandro) estava com a moral muito em baixa, mas tem qualidade. A gente, em treinamentos, começou a fazer situações de 1 contra 1 com ele para que decidisse melhor. Gustavo (Ramos) também tem essa dificuldade na decisão das jogadas, às vezes decide mal, mas são jogadores que têm potencial e que uma hora pode desabrochar. Foi o que aconteceu hoje (domingo), ele (Alex Sandro) conseguiu roubar uma bola e foi muito feliz no chute cruzado, sem defesa, que deu esse título para a gente.

Retratação com Wellington Vero, ex-preparador físico

Queria deixar aqui o meu agradecimento também ao Netão, que foi treinador, e ao (Wellington) Vero. No primeiro jogo (no comando dro Remo), falei algumas coisas que não tinham nada a ver com o trabalho dele. Ele se sentiu um pouco ofendido mas, pô, que não pense isso. Não quis, de maneira nenhuma, levar uma crítica ao trabalho do Vero, até porque ele é vencedor e todo cara vencedor tem seu mérito, independente da forma como trabalha. Tenho o meu estilo, gosto de times que tocam mais a bola, têm outros que gostam que deem chutão, mas nem por isso um é melhor do que o outro. É só diferente, mas todos podem ser vencedores. Futebol é o único esporte que você pode jogar de várias formas e pode ser vencedor.

Pouco tempo para comemorar o título estadual

Gostaria muito de festejar com a minha família, mas não dá. Já tem trabalho logo à frente, pedi para minha esposa vir para que ela pudesse sentir de perto essa grandeza que é o Remo. Ela é pé quente, veio e conseguimos esse título para premiar esse torcedor, que é maravilhoso. Sei que às vezes ele tem alguma opinião que diverge da nossa, mas que, no fundo, ele entenda que estou aqui para fazer sempre o melhor para o Remo e para eles.

Análise dos adversários da Série C

Se falar para você que conheço todos, seria mentira. Conheço uma boa parte, mas sempre há algumas mudanças, algumas contratações. A gente tem pessoas que estão ligadas nisso, que passam as melhores informações para que possamos montar um time de acordo com cada adversário da Série C.

Globo Esporte.com, 21/04/2019

13 COMENTÁRIOS

  1. Com os jogadores que chegaram em Belém, fica evidente que o remo precisa agora de um zagueiro (Dede), um goleador (Tito) e um jogador de beira de campo ( rincon).

  2. O Remo precisa de volantes que contribuam para a saída de bola ex. Jari do Independente ontem, estou ansioso pra ver na lista de dispensa os nomes de Robson e Diogo Sodré que não jogam e nem marcam com eficiência.

  3. Acho Daelsom um dos melhores lateral do campeonato deveria ser contrato pelo remo ,será melhor lateral do campeonato paraense como Dede e é Jari

  4. Cara parem de falar em jogador peladeiro. Dede é um grande passarão que no mano a mano não tem recuperação. Sabe muito jogar em campo enlameado, que é só chutão. Fidelis talvez seja bom para compor elenco, mas está longe de ser ideal. Tem que mandar um monte embora e contratar jogador de verdade e não peladeiro. Se os que estão no Remo, que foram campeões, não prestam, vai contratar vice?

  5. o período de chuva está terminando. estes jogadores são de chuva. no seco nem pensar. esqueçam, que vai ser uma tragedia !!!! acordem ! sejam maia criteriosos!

  6. já disse precisamos de jogadores de velocidade se não não sai gol ok mais um centro avante no lugar do Edno ok

  7. O remo foi bicampeão com um time fraco, precisa urgentemente reforçar seu elenco ou mas um ano bricando pra não cair infelizmente…

Comments are closed.