Bragantino 0x1 Remo (Fidélis e Djalma)
Bragantino 0x1 Remo (Fidélis e Djalma)

O Campeonato Paraense de 2020 ainda nem começou, mas já está envolto de polêmicas fora de campo. Após a reunião do Conselho Técnico, realizada na última sexta-feira (29/11), alguns clubes não ficaram satisfeitos com a fórmula de disputa de pontos corridos e o número de datas disponíveis para o Estadual.

A tabela básica do torneio foi apresentada aos clubes e isso causou mal-estar entre as equipes. O Águia, por exemplo, já solicitou a Federação Paraense de Futebol (FPF) mudanças em algumas partidas, pois o clube fará uma sequência de 4 jogos como visitante.

“Com relação a tabela, a FPF está verificando ajustes, pois é prejudicial ficar 4 jogos sem que você possa jogar diante de sua torcida e não ter receita”, explica o presidente do clube marabaense, Sebastião Ferreira.

O dirigente ainda diz que a FPF não aceitou ouvir a proposta dos clubes e colocar em votação durante a reunião.

“A gente acha um mal para o futebol paraense a proposta atual, pois disseram que a CBF obrigou o Campeonato Paraense ser dessa forma, mas na verdade ela apenas sugeriu com 13 datas”, acusou.

“Não quiseram ouvir nossa proposta de pontos corridos e fazer uma espécie de quartas-de-final, com cruzamento de 1º contra 8º, 2º contra 7º, 3º contra 6º e 4º contra 5º. Terão clubes que vão iniciar abril sem calendário para o restante do ano. Estamos tentando unir forças para anular a reunião do Conselho Técnico”, completou o dirigente.

Não é somente o Águia que sinalizou ser prejudicado. O Bragantino, 3º colocado do Parazão 2019, reclama que não irá receber Remo ou Paysandu dentro de casa, o que fere o regulamento, onde os times do interior devem jogar em casa contra pelo menos um dos grandes da capital.

O presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul, também comentou a questão da tabela de jogos, onde o clube bicolor alega também ser prejudicado.

“No momento que a gente descobre que não foi imposição da CBF, a gente quer rever este ponto. Vou pedir para que seja anulada a reunião do Conselho Técnico, onde a gente vai tentar reverter a tabela”, disse o presidente.

Programado para começar no dia 18/01, o Campeonato Paraense poderá ter uma reviravolta em sua tabela, a começar pelo clássico Re-Pa, que pode sofrer mudanças.

Para atender o desejo dos dois clubes, o primeiro clássico de 2020 poderá ser adiado em um mês, saindo do dia 07/02 para o dia 08/03.

O pedido veio dos presidentes das duas equipes, alegando que o Re-Pa não seria atrativo ter sua realização na metade da primeira fase, além de dividir a atenção com os blocos de Carnaval, que geralmente acontecem aos fins de semana, no centro histórico de Belém.

Diário Online, 02/12/2019