Vinícius
Vinícius

O Remo tem sido extremamente bem sucedido na escolha de goleiros desde os anos 60. É significativa a quantidade de guardiões confiáveis e competentes que vestiram a camisa azulina ao longo de 6 décadas. Raríssimos foram os erros nas contratações para o gol.

A lista dos melhores começa por Jorge Baleia e François, passando por Dico, Edson Cimento, Bracalli, Clemer, Wagner Xuxa, Claudecir, Ivair e Adriano, dentre outros. Atualmente, Vinícius, que está há 3 temporadas no clube, honra dignamente a galeria de “paredões”.

Quase na mesma proporção em que contrata erradamente jogadores de ataque, o Leão costuma acertar em cheio na aquisição de goleiros. Seja por observação, boas referências ou pura sorte, o fato é que goleiro normalmente não é problema no Baenão.

Vinícius desfruta de tanto prestígio que em 2018 e 2019 foi o primeiro jogador a ter o contrato renovado com o clube, mesmo após campanhas ruins do time na Série C. Exceção em meio a decepções em quase todas as posições da equipe, o goleiro acabou naturalmente ocupando o papel de ídolo. Aliás, o único da torcida nos últimos anos.

A importância que tem, como titular e referência técnica, pode ser medida pelo abatimento que gerou entre os torcedores a notícia de que poderia desfalcar o time no decisivo confronto desta sexta-feira (09/08), no Rio de Janeiro, contra o Volta Redonda (RJ).

O temor de não contar com o “paredão” na partida que pode definir as chances de classificação se alastrou também pelo elenco, pois é fato que o setor defensivo depende muito da segurança que o guardião transmite.

No treino aberto de quarta-feira (07/08), com grande presença de torcedores no Baenão, Vinícius participou das movimentações e, aparentemente, afastou as dúvidas sobre sua escalação para o jogo em Volta Redonda (RJ).

Desse modo, o Remo se insere no seleto grupo de clubes cujo ídolo maior não é um jogador de linha e normalmente não faz gols, como o Corinthians (SP) de Cássio, o Cruzeiro (MG) de Fábio e o Botafogo (RJ) de Gatito Fernandez.

Blog do Gerson Nogueira, 08/08/2019