Remo 1x0 ABC-RN (Vacaria)
Remo 1x0 ABC-RN (Vacaria)

Em 5 jogos sob o comando de João Neto, o Remo só foi vazado pelo Santa Cruz (PE), na derrota em Recife (PE). O Leão não tomou nenhum gol nas partidas contra Juazeirense (BA), Botafogo (PB), Confiança (SE) e ABC (RN). O sucesso do sistema defensivo é flagrante.

Sem ignorar os “milagres” de Vinícius, isso se explica pela marcação organizada. O Remo aplica duas linhas de marcação e investe em contra-ataques.

Contra o ABC (RN), quando precisou, Netão mudou o perfil e botou o time no ataque. Para vencer o time potiguar, o Remo se arrojou na busca do gol, mas sem desorganizar a estrutura defensiva. Funcionou bem o treinamento mental das sessões de “coaching”.

O Leão curte o passo que deu ao sair da zona do rebaixamento e já mira no Salgueiro (PE), em mais uma decisão, segunda-feira (06/08), em uma rodada que pode até eliminar o risco de queda. Isso será possível se a Juazeirense (BA) não vencer em casa o Santa Cruz (PE) e o Remo derrotar o time do interior pernambucano.

Se não for assim, restará aos azulinos viver o risco na última rodada, diante do Náutico (PE), no Mangueirão.

Netão

Por timidez, João Neto não almejava virar técnico do Remo. Foi se soltando na parceria com Givanildo Oliveira, que o fez ver o quanto é capaz. Netão é um teórico de boa didática e métodos modernos de treinamento. Tanto que no seu trabalho de campo ganhou rapidamente a admiração e o respeito dos atletas.

Em 5 jogos sob seu comando, o Leão conquistou 10 dos 18 pontos que tem na Série C. Outros 7 pontos foram com Givanildo (em 7 jogos) e mais 1 com Artur (4 jogos).

STJD

Os volantes Vacaria e Geandro e o treinador de goleiros Juninho serão julgados pelo STJD na quinta-feira (02/08) e o Departamento Jurídico do Remo vai trabalhar na defesa dos 3 profissionais.

A preocupação maior é com Vacaria, que vem emplacando como titular, variando nas funções de volante e zagueiro, além de ser uma das lideranças da equipe.

Tabu

Em 5 jogos, o Remo ainda não venceu o Salgueiro (PE). O histórico do confronto aponta 4 vitórias do time pernambucano e 1 empate. Desta vez, o Carcará do Sertão vai jogar muito pressionado pela iminência de rebaixamento. Toda a estratégia de João Neto é para o Leão induzir e explorar o desespero do adversário, tal como fez em Aracaju (SE), contra o Confiança (SE).

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 31/07/2018