Isac
Isac

Com as atenções voltadas para a Copa do Mundo, competição máxima do esporte, alguns pontos do futebol moderno foram salientados ao longo do torneio, que encerra neste domingo (15/07), com a partida entre França e Croácia, no estádio Lujniki, na Rússia. Entre os pontos, o desenvolvimento de algumas posições em campo, como no caso do camisa 9, popularmente conhecido como “homem-gol”, mas que pouco honrou a tradição no quesito “bola nas redes”.

Exemplos foram vistos na própria Seleção Brasileira, com Gabriel Jesus que, mesmo tendo ajudado a equipe, não marcou nenhum gol, o que gerou críticas de parte da torcida.

Quem também não tinha corrido para o abraço foi o finalista francês Olivier Giroud, que antes da bola rolar na final, também estava na “seca”, sem dar brilho para a camisa mística dos artilheiros.

Em Belém, o centroavante do Clube do Remo, Isac, sabe bem como são as criticas com os jogadores da posição. Em misto de amor e ódio com a torcida azulina, o atleta, que chegou a ser capitão, mas amargou um tempo no banco, hoje é novamente uma das esperanças de gol do time, especialmente pela situação da equipe na tabela da Série C.

Na conversa a seguir, Isac explica como é o dia a dia de um centroavante, as críticas pela falta de gol, as necessidades que o futebol moderno pede dos profissionais da função, além da sua relação com o Fenômeno Azul e com os “corneteiros” de plantão. Confira!

Como um atleta da função, com base na sua experiência, você acredita que o camisa 9, hoje, é a posição mais cobrada em campo por parte da torcida?

Acho que nós, como 9, que jogamos ali na frente, sempre seremos cobrados, porque você é conhecido como o artilheiro da equipe, o cara que vai colocar a bola para dentro, mas ao mesmo tempo, você vai ser cobrado por não estar fazendo gols. Creio que nossa funcão é uma das mais cobradas do elenco, porque você vai do céu ao inferno muito rápido. Enquanto você fizer gols, você vai ser aplaudido, senão é criticado. É muito complicado e é preciso se preparar para elas.

Você acredita que o centroavante “matador”, com o tempo, vai perder espaço?

Alguns treinadores estão usando o “falso 9”, mas perder o espaço, a essência, acho que não, porque o 9 sempre vai estar ali na área. A tendência é que saia um pouco para ajudar com passes para gol, na marcação, até para ajudar o time de uma maneira diferente. Entendo os jogadores, até por que nesses momentos o que importa é ajudar o time da forma que for.

No caso dos jogadores que participaram do Mundial e que não balançaram as redes, você daria alguma dica?

Na verdade, acho que não tem muito que falar. Eles estão lá e sabem muito bem o que fazer. Acredito que um pouco mais de paciência, até por que as coisas costumam acontecer na hora certa e não na nossa. Cada jogador que está representando o seu país tem o seu valor e eles têm conhecimento para desequilibrar uma partida. A gente está vendo na Copa que os atacantes estão ajudando bastante. Primeiro, tem que ajudar. É claro que o centroavante vive de gol e, se não fizer, a torcida vai entender. Por isso é sempre bom estar ajudando e marcando gols.

Mesmo sendo um 9 nato, com varias artilharias na carreira, o mais importante hoje é ajudar o time do que fazer gols?

Costumo dizer que o centroavante precisa fazer o papel de 2 jogadores, que é o de marcar gols e ajudar de outra forma. O mais importante é ajudar o time. Se for para ajudar com o passe, com cruzamento, tudo é válido, mas o fato de fazer gol tem que existir também.

Na atual temporada, você viveu uma verdadeira gangorra no Remo: foi capitão, passou um tempo no banco e agora retomou como esperança de gol, especialmente por suas boas apresentações nos jogos passados. Na sua opinião, você é a melhor opção para a camisa 9 do plantel azulino?

Com certeza. Tenho que acreditar em mim, porque se não acreditar, quem vai? Sou a melhor opção para estar na frente do time do Remo, para estar fazendo gols, que sei fazer. Sei da minha qualidade, então vou estar sempre em condições para ajudar o Remo a tirar dessa situação incômoda, com a minha vontade e a minha experiência. Nunca duvidei disso e vou continuar fazendo o meu papel em campo.

Do atual elenco, talvez, você seja o jogador mais criticado, porém, o mais requerido pela torcida, evidenciando, assim, uma relação de amor e ódio. Como você encara esse vínculo com os torcedores, sobretudo com os “corneteiros”?

Tranquilo para mim o que estou passando no Remo, desde a minha chegada. Eles sempre vão cobrar aquele jogador que vai dar retorno para eles. Cobrança vai existir, mas tenho que estar preparado para ela. É ter tranquilidade, ajudar a minha equipe com gols, que é o que estou fazendo. Quanto aos críticos, preliro responder dentro de campo.

Diário do Pará, 15/07/2018

16 COMENTÁRIOS

  1. Não gostaria de concordar, mas é o melhor atacante de área no Remo. Atrapalhado,e bisonho, contudo aguerrido, tombador e chuta bem. Eliandro está fora de forma, Atrapalhado, não marca a saída de bola, sem raça e mais de um ano que não faz gol; Jaime idem. Givanildo e a Diretoria afundaram o Remo nesse abismo com esse time sem meio campo e meia armador. Só um milagre nos salvar do pior!

  2. Só pode esta de sacanagem este individuo com mais alguns do elenco não merecem esta no remo!!! Desisto esse ano desse time que não dar vontade de ver!!!!! Uma pena que meu clube esta passando por isso! Fora diretoria, presidente, beneméritos….Só pode esta de sacanagem este individuo com mais alguns do elenco não merecem esta no remo!!! Desisto esse ano desse time que não dar vontade de ver!!!!! Uma pena que meu clube esta passando por isso! Fora diretoria, presidente, beneméritos….

  3. Essa lesma cai cai ja era pra ter vazado a muito tempo.. so vao mandatr embira essa porcaria quando o Remo sacramentar a queda p serie D.

  4. A culpa não é do Isac ,ele jogo isso ai mesmo é oque ele pode render ,aculpa é da diretoria que trouxe ele ,ele asta dando o máximo que pode e o máximo dele é isso infelizmente , diretoria contrata com mas Lucides , e traga bons jogadores e não tapa buraco, Isac vai meu preto continue se esforçando, se VC tem condições ou não de jogar no Remo ,não mas essa a questão e sim que já ta AK então vamos pra cima

  5. É uma palhaçada! É um absurdo o torcedor azulino, desesperado com a atual campanha, tentar buscar uma matéria do Remo e se deparar com essa palhaçada.
    Afirmo, sem dúvida alguma, que o Isac é mais fraco e lento do que peladeiros da mesma idade dele.
    Essa diretoria fraca vai conseguir rebaixar o Remo, pior que jogando contra times ridículos. Ficar atrás de Globo, Juazerense e Atletico AC, é brincadeira!!!
    Entra ano e sai ano e a diretoria não percebe que não conseguirá formar um time decente trazendo vários jogadores de fora pagando 15/20 para um jogador. Mais uma vez estamos com um time muito fraco e caro.
    Outra coisa que não entendo é insistirmos em jogadores renegados do Sampaio Correia. Pelo amor de Deus, o que Sampaio?? Sempre foi saco de pancada do Remo e agora o Remo insiste em contratar jogadores que não estão mais servindo pra eles. Já passou da hora do Remo se profissionalizar!!
    Jogador é patrimônio do clube e o técnico tem que vir para treinar esses jogadores. Esse negócio de treinador trazer um time inteiro é furada tb!! Outra coisa é entregar nossos jovens valores de graça para o mercado. Temos que ter uma base (REGIONAL) e ir colocando os garotos aos poucos para jogar.
    Espero que a diretoria contrate um técnico regional para o próximo ano (Junior Amorim ou Lecheva) e esse técnico pegue bons valores do estado e faça um time competitivo (barato) para o nacional.

  6. Vtnc isac fdp, tu és o pior atacante q o Remo já teve em 5 anos sua imundície sem fundamento nenhum. Porra pode jogar com qq jogador de falso 9 q é melhor que essa porcaria

  7. Só pra lembrar que o time do Eduardo Ramos vai pra próxima fase. Não quiseram ele, pimentinha, quiseram esse bando de peladeiro e tá aí. Nós vemos na série por mais uma década.

  8. O Remo deu 4 peias na mucura e o Givamula achou que dava pra ganhar a série C com aquele time medíocre e a porra dessa diretoria foi na onda. Agora só milagre pra salvar esse time de pelada, 9 fuleragem em campo, só se salva o Vinicius e o Mímica.

  9. E esse aprendiz de treinador chamado netão, ainda insiste com essa imundície do Isac. Só um milagre salva o Remo do rebaixamento

  10. Esse cara é o pior camisa 9 que vi jogar no remo, não faz gol o cara é uma porcaria é tudo que existe de ruim no futebol!

  11. Esse Eliandro é o pior atacante no elenco remistas! Oh, Netăo, não tem nenhum atacante da base melhor do que esse jogador pesado.

  12. Sempre falei que o Netão tinha q sair do baenão pra não atrapalhar os treinadores que chegavam porque tinha certeza q ele auxiliava os técnicos com essas bostas de jogadores a prova tá aí Isac, Jaime, geandro pelo amor de Deus esses Caram não tem condição mais são também titulares no time desse Netão

Comments are closed.