Rodriguinho
Rodriguinho

Em dezembro, quando o técnico Ney da Matta sugeriu a contratação de Rodriguinho, que estava voltando ao futebol brasileiro depois de 8 anos na Ásia, o Remo negou de imediato. O técnico insistiu e esgotou os argumentos para convencer o clube.

O meia foi tão apagado de janeiro a maio, que chegou a quase ser dispensado. A rescisão já estava pronta quando Artur Oliveira assumiu e bancou a sua permanência. Desde então, o meia virou titular, cobrador de todas as faltas e escanteios, além de peça importante no time azulino.

Rodriguinho está sendo no Leão o que tinha que ser. O mineiro de 30 anos, fruto do Atlético (MG), saiu do Brasil em 2009 e só voltou ano passado, depois de jogar no Al-Nasser (Kuwait), AlShaab, Al-Dhafra, Al-Khaleej e Emirates Club, todos dos Emirados Árabes. Em 2014, esteve no Timor Leste e jogou pela seleção do país. Por último, estava no Daegu, da Coréia do Sul.

Nesta segunda-feira (01/08), Rodriguinho disse que tem recebido apelo de torcedores do Remo nas mídias sociais para retornar em 2019. Com o futebol que vem produzindo e com a conduta profissional muito elogiada no Baenão, o meia está credenciado para voltar, como também para ser contratado por algum clube ainda na atual Série B, para o restante desta temporada. É provável que Ney da Matta queira tê-lo no Boa Esporte (MG).

Legados

Bons legados dos últimos técnicos do Remo este ano: o goleiro Vinícius, trazido por Josué Teixeira; o volante Dudu, por Léo Goiano; o zagueiro Mimica e o meia Rodriguinho, por Ney da Matta; e o lateral-direito Nininho, por Givanildo Oliveira.

Dos apontados por Artur Oliveira, ninguém está sendo aproveitado no time, mas ele evitou a saída de Rodriguinho, quando só faltava a assinatura da rescisão.

Desfalques

O veterano volante Michel, capitão do Salgueiro (PE), será desfalque no jogo contra o Remo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com 37 anos, Michel já foi ídolo no Ceará (CE) e no Vitória (BA), mas teve pífia passagem pelo Leão em 2016, onde fez 12 jogos. Chegou ao Baenão vindo de um ano parado – período em que chegou a anunciar sua aposentadoria – e não conseguiu se recondicionar naquela temporada.

No Remo, o atacante Gabriel Lima está suspenso por cartões amarelos e os volantes Vacaria e Geandro serão julgados pelo STJD na sessão desta quinta-feira (02/08). Ambos foram expulsos no jogo contra o Santa Cruz (PE), no Recife (PE).

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 02/08/2018