Confiança-SE 0x2 Remo
Confiança-SE 0x2 Remo

Qual a força dos números no futebol? Enquanto matemáticos recorrem à calculadora, o Remo derrubou as probabilidades e conseguiu vencer o Confiança (SE) com um placar de 2 a 0, em pleno estádio Batistão, em Aracaju (SE), pela 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

A vitória remista tinha somente 26,7% das probabilidades no site Chance de Gol, especializado em estatísticas esportivas. De fato, o Leão provocou o improvável: oportunidade real de sair da zona de rebaixamento já na próxima rodada.

O jogo foi marcado pela leveza remista em campo diante de um Confiança (SE) travado pela pressão exercida pela própria torcida sergipana, por conta da sequência que chegou a 9 partidas sem vitória na competição.

O Remo entrou em campo preparado para uma pressão do time da casa, mas acabou tendo tanto espaço para jogar que resolveu atacar. Rodriguinho e Fernandes pela esquerda e Nininho e Gabriel Lima pela direita tentavam provocar dores de cabeça à defensiva sergipana. Deu certo!

Aos 7 minutos, Rodriguinho apareceu na direita, recebeu de Nininho e deixou para Eliandro, que tocou para Gabriel Lima finalizar, tudo isso de primeira! A bola passou por baixo do goleiro Genivaldo e foi para a rede: 1 a 0.

Pressionado e abatido, o Confiança (SE) tentou criar algo com chutes de média e longa distância do meia Raí, mas sem sucesso.

Aos 25 minutos, uma nova estocada remista com Dedeco, que lançou Eliandro. O atacante entrou livre pela direita, limpou a marcação e chutou de canhota. O goleiro Genivaldo esticou o braço direito e conseguiu espalmar. A sobra ainda ficou com o camisa 9 remista, que tocou para Dedeco dominar com dificuldade e bater por cima do travessão.

Os donos da casa seguiam sem quaisquer alternativas de infiltração. O Leão estava fechado pelo meio com Vacaria, Dudu e Dedeco, além de trancado pelas pontas com Nininho e Fernandes.

A entrega do Leão na defesa sergipana rendeu mais um fruto no ataque, aos 35 minutos. Uma bola roubada no meio-campo chegou em Rodriguinho, que lançou Fernandes na ponta. O camisa 6 cruzou rasteiro para a chegada de Gabriel Lima, que invadia a área pelo centro. De primeira, o atacante mandou para a rede e ampliou: 2 a 0.

A única boa chance dos donos da casa no primeiro tempo só ocorreu aos 38 minutos, quando Rafael Vila recebeu na direita, olhou para a área e cruzou. O atacante Léo Ceará mergulhou e testou com estilo, mas sem direção, por cima do travessão de Vinícius.

Com duas alterações na volta do intervalo, o Confiança (SE) tentou mudar a atmosfera da partida e se jogou ao ataque. Aos 4 minutos, Radar cruzou na área do Remo, o goleiro Vinícius afastou de soco e a sobra caiu no pé de Rafael Vila, que bateu de primeira e só não festejou o gol porque a zaga remista desviou pela linha de fundo.

Aos 11 minutos, Tito cobrou falta de média distância e mandou perto da trave do Leão.

O Remo continuava com a mesma estratégia de esperar o adversário e sair em velocidade. Em uma dessas subidas, conseguiu uma falta perto da área. Rodriguinho bateu com categoria. A bola desviou na barreira e obrigou Genivaldo mostrar elasticidade para afastar, aos 27′.

Dois minutos depois, Léo Ceará caiu na entrada da área do Remo e o árbitro Bruno Rezende Silva (GO) marcou a penalidade. O tumulto foi provocado e, dois minutos depois, após consultar o assistente Márcio Soares Maciel (GO), a arbitragem voltou atrás e foi marcada a falta a um passo da área. Tito bateu forte, mas novamente pela linha de fundo.

À medida que o tempo passava, as vaias e os xingamentos eram multiplicados na torcida sergipana.

Aos 33 minutos, a situação ficou perto de piorar ainda mais para o Confiança (SE). Rodriguinho cruzou na área, Bruno Maia desviou e a bola passou por baixo de Eliandro, que chegava sozinho para empurrar para a rede.

Os espaços dados pelo time da casa proporcionavam chegadas do Leão com trocas de passes. Em uma delas, Rodriguinho deixou Nininho “na boa” para fazer 3 a 0, só que o lateral-direito azulino exagerou na força e mandou para longe.

Na reta final da partida, o Confiança (SE) ainda tentou em cobrança de falta de Léo Ceará, que Vinícius espalmou pela linha de fundo, aos 44 minutos; e em saída de Tito pela canhota, que driblou dois marcadores e, de dentro da área, finalizou de canhota na rede pelo lado de fora.

Mesmo vencendo, o Leão continua na “lanterna”, mas agora está somente a 1 ponto de deixar a zona de rebaixamento. Para o Confiança (SE), a derrota tirou o time do G4 e o empurrou para a 6ª colocação, com 19 pontos.

Cheio de esperança, o time do técnico João Neto volta a Belém para receber o ABC (RN), às 19h de domingo (29/07), no Mangueirão.

Portal ORM, 22/07/2018

3 COMENTÁRIOS

  1. Era a estratégia adotada no parazão, principalmente nos Rexpas, mas que mudou na série C, porque o Remo “é time grande”, tem que mandar no jogo….como já falei aqui, deveria ter usado essa forma de jogar pelo menos fora de casa. Mas agora restam poucos jogos,vamos ver no que dará. Domingo estarei no mangueirão para ver testemunhar o desfecho dessa história.

  2. O Arthur poderia ter arrumado o timeu se tivesse jogado com três volantes e dado um companheiro de ataque ao Eliandro, que não e nada excepcional, mas infinitamente superior ao Isac, que só atrapalha o ataque. O Netão poderia ter começado a recuperaçao antes se não tivesse insistido com Isac e Geandro. Só temos que por conta do confronto direto com o Salgueiro, e dos jogoseus difíceis contra ABC e Nautico, postulantes à fase de mata-mata, não seja mais possível salvar o Remo da degola, uma pena. Espero que Geandro e Isac não voltem mais ao time titular, pelo amor de Deus. Enquanto há vida há esperança. Bora leão!

  3. Não mete medo ABC, Sargado e Náutico. Quanto às opções táticas do jogo de ontem, foi quase a escalação ideal. Eliandro fez o que esperávamos pelo currículo dele, jogo bem e ainda está muito pesado. Ainda acho que Dedeco não fez uma boa partida na marcação e na criação de jogadas. Achei acertada a opção de banco de reservas para Leandro Brasília e com a suspensão de Geandro ajudou na escalação. Os destaques foi para a competência de Netão acertou no esquema tático e na escalação com os laterais Nininho e Feranades; além desses, destaco Mimica, Vacaria (iniciava as jogadas com bons passes), Rodriguinho (um maestro esforçado dentro das limitações físicas) e o destaque Gabriel Lima (homem-gol). Vitória da humildade, do grupo fechado, dos méritos de Netão. A torcida tem que ter paciência no jogo contra o ABC, vamos apoiar sem vaiar e criticar os atletas. Time que se ganha não se mexe. É melhor montar o time no esquema defensivo e efetivo do que ofensivo e vulnerável.

Comments are closed.