Remo 1x0 ABC-RN (Dedeco)
Remo 1x0 ABC-RN (Dedeco)

Ao deixar o gramado do Mangueirão após a vitória sobre o ABC (RN), o goleiro Vinícius exaltou a retomada da confiança do Remo na reta final da fase classificatória da Série C do Campeonato Brasileiro. Em números, o momento azulino é ainda mais destacável. Se antes, o Leão segurava a “lanterna” do Grupo A, hoje tem o status de melhor campanha das últimas 3 rodadas.

Desde a derrota polêmica para o Santa Cruz (PE), por 2 a 0, no estádio Arruda, com direito a expulsão de Vacaria ainda no banco de reservas e de Geandro após o apito final do jogo, o Remo engatou uma invencibilidade que, aliada à combinação de resultados, foi determinante para que o time conseguisse se livrar da zona de rebaixamento com 2 rodadas de antecedência.

O empate sem gols com o Botafogo (PB), em Belém, foi preocupante, mas as vitórias seguidas sobre o Confiança (SE), fora de casa, e em cima do ABC (RN), no Mangueirão, somaram 7 pontos em uma campanha só igualada pelo próprio time paraibano que, após o jogo contra os azulinos, superou Santa Cruz (PE) e Atlético (AC).

Neste mesmo período, o ranking segue com ABC-RN (6 pontos), Náutico-PE (5 pontos), Juazeirense-BA e Santa Cruz-PE (4 pontos), Globo-RN (3 pontos), Atlético-AC e Salgueiro-PE (1 ponto) e Confiança-SE (nenhum ponto).

O panorama foi tão positivo que mudou a linha de cálculos dos matemáticos da bola. No site “Chance de Gol”, especializado em estatísticas esportivas, o Leão já teve 86% de chance de ser rebaixado, mas conseguiu reduzir a mesma taxa para 24%. Os atuais inquilinos da zona de rebaixamento, Juazeirense (BA) e Salgueiro (PE), aparecem com 65% e 78%, respectivamente.

Aliás, o Remo pode zerar completamente o risco de queda já nesta próxima rodada, contra o Salgueiro (PE), às 21h15 de segunda-feira (06/08), no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE). Para isso, precisa vencer e torcer para que a Juazeirense (BA) não vença o Santa Cruz (PE), jogando em Juazeiro (BA).

A julgar pelos números, a vida remista na Série C pode ser ainda mais longeva. As probabilidades apontam 36% das probabilidades para uma vitória remista, enquanto apenas 33% para o triunfo salgueirense e 30% para um empate.

O Liberal, 31/07/2018