Dudu, Rodriguinho, Mimica, Isac, Esquerdinha e Gabriel Lima
Dudu, Rodriguinho, Mimica, Isac, Esquerdinha e Gabriel Lima

Com um plantel composto por um número superior a 30 jogadores, no mínimo, era esperado que ao menos a metade dos profissionais que vestiu a camisa do Clube do Remo nessa temporada fosse corresponder em campo. Porém, assim como em 2017, poucos conseguiram chamar atenção pela qualidade técnica ao longo dos últimos meses.

Contudo, em análise coletiva, o que importa em jogos de pequenas ou grandes proporções, como apontaram em comum todos os 4 treinadores que passaram pela equipe, o conjunto também não deu uma resposta positiva. Na realidade, no geral, o elenco do Remo nas 4 competições em que participou, foi bem abaixo do esperado.

Nas 3 competições do primeiro semestre (Parazão, Copa Verde e Copa do Brasil), o Remo não tinha um meio-campo. Sem encaixe e iniciativa de jogo, tanto defensivamente com ofensivamente, inúmeras tentativas foram feitas para organização no setor, que contou com 4 jogadores diferentes vestindo a camisa 10, sendo que o improvisado ala-esquerdo Jefferson Recife foi o que mais agradou.

A conquista do Estadual acabou mascarando as falhas. A discreta evolução encontrada pelos azulinos ocorreu apenas ao final da Série C, com novas improvisações, mas dessa vez com o toque do técnico Netão.

Quais seriam os critérios adotados pelos diretores em querer renovar com alguns jogadores para a próxima temporada? Mesmo ao considerar o individual, a falta de resultados do coletivo vai além do desempenho dos jogadores.

Profissionais como o meia Rodriguinho, o zagueiro Mimica e o lateral-direito Nininho, deram conta do recado nas suas funções. Não à toa o nome dos 3 jogadores, ao lado dos volantes Vacaria e Fernandes e do goleiro Vinícius, são os únicos que ecoam para renovações, pela postura individual.

No caso de Rodriguinho, que já acertou sua rescisão com o time e almeja dar sequência nas atividades com o clube, a permanência de alguns atletas é importante.

“Tivemos um final positivo, que foi não rebaixar com o clube. Fico na expectativa de voltar a vestir essa camisa. Esperamos que as lições tenham sido aprendidas, para montar um time mais competitivo, mais robusto, para ajudar esse clube a conquistar o acesso no ano que vem”, disse.

O rendimento do Remo por setor

Goleiro – Positivo

Sob a responsabilidade de Vinícius, que atuou em quase todos os jogos da equipe, a meta azulina foi o setor que mais correspondeu ao esperado. A exigência de Vinícius nas competições, aliás, reflete bem como foi a temporada azulina, como muita pressão e fragilidade dos setores à sua frente. O goleiro azulino é o principal jogador na lista de renovação.

Zagueiros – Negativo

Com exceção de Mimica, que atuou com louvor na Série C do Brasileirão. Porém, seus companheiros de função do não renderam o esperado. As entradas de Bruno Maia, Moisés, Romário e Martony apontam isso, já que o encaixe custou a aparecer.

Laterais – Positivo

As laterais do Remo deram um retorno interessante ao longo da temporada. Na esquerda, por exemplo, com Esquerdinha e depois com Fernandes, a beirada estava na mesma proporção, segura e agressiva. Pela direita, mesmo com a demora na escolha, já que a posição contou com 4 jogadores (Levy, Gustavo, Bruno Limão e Nininho), a maioria das partidas foi positiva.

Meio-campo – Negativo

Volantes sem pegada e meias sem criatividade. No geral, o miolo central foi um setor de testes, já que foi a zona que mais contou com revezamentos e improvisações.

Ataque – Negativo

Foi o setor que mais decepcionou no ano. Os atacantes brincaram de perder gols. Com exceção de Felipe Marques e Gabriel Lima, nenhum jogador da função fez por merecer as oportunidades dadas ao longo da temporada. Por isso mesmo, nenhum está entre os cotados para renovar para a temporada 2019.

Diário do Pará, 21/08/2018

9 COMENTÁRIOS

  1. Até agora não ouvi falarem em renovar o Contrato do Esquerdinha, na minha ooinopi , um bom jogador !

    • Paciência amigo, só se for para time senior , muito lento, marca mal, vai pouco ao fundo, lateral isopor, não tem tempo de bola, dificilmente não toma cartão amarelo em jogos,

  2. São esses mesmos pra renovar Vinícios vacaria dedeco Fernandes mímica Rodriguinho esquerdinha e ainda ficaria com Jeferson recife e tiraria o Nininho esse deu sorte prq isso não jogo nada quando chego e fez mas lanbancas q ajudo

    • Paciência Marco, reclamar do nininho é querer muito. Tira pela seleção brasileira e verás que lateral direito não tá fácil para ninguém parceiro; Renovaria com os citados acima, com exceção do esquerdinha, até joga uma bolinha mas quer ser estrela e isso atrapalha, se ele jogasse mais e reclamasse menos ajudaria, mas até quando ele erra aponta para o companheiro e reclama, assim não dá; Tanto que quando ele saiu do time, melhoramos pela esquerda;

  3. Marcos, na minha opinião, a nível de série C o nininho foi bem. Tira pela seleção brasileira e verás que lateral direito não tá fácil para ninguém parceiro; Renovaria com os citados acima, com exceção do esquerdinha; até joga uma bolinha mas quer ser estrela e isso atrapalha, se ele jogasse mais e reclamasse menos ajudaria, mas até quando ele erra aponta para o companheiro e reclama, assim não dá; Tanto que quando ele saiu do time, melhoramos pela esquerda;

  4. esse marcos é um idiota, brincante, Reclamr do Nininho, o cara jogou muito nas partidas finais, para fugir do rebaixamento, as jogadas de gols , sairam na maioria pelo seu lado e começando por ele,,,,,se fosse o levi tavamos rebaixado.

  5. Pode ter pessoas contra o sucesso do Leão infiltrados nos comentários, na posição o Niniinho foi o melhor da série C.

  6. Faço-me a avaliação deste site, foi perfeita! Na minha avaliação, merecem renovar: goleiro Vinícius e Evandro Gigante, aliás não lembro nos últimos anos sair um goleiro sequer da base e acho que os dirigentes jogam dinheiro fora contratando um goleiro de fora, explico. Este ano tivemos DOIS goleiros de fora Vinícius e Douglas Borges. Ora, a minha ideia é contratar apenas um goleiro de fora e ter dois goleiros regionais, seja ou não da base. Retomamos o raciocínio: Merecem ficar goleiros Vinícius e Evandro Gigante (correspondeu muito bem qndo acionado); laterais Nininho e Fernandes; volantes Vacaria, Keoma e Dudu (sacrificado pq Geandro e L. Brasília NÃO MARCAVAM bem, este último apenas chegava ao ataque desperdiçando oportunidades com chutes a esmo); armador apenas Rodriguinho; ataque apenas o Jaime pelo esforço e garra na hora da decisão. A base do Remo é o maior tesouro do Clube e não sei porque não testaram o zagueiro Kevem que tinha bola para ser titular neste time, mas preferiram compor banco de reserva. A pergunta que fica: Por que os treinadores não deram oportunidade aos garotos promissores da base como Kevem, David Lima, Miguel ao invés de VENDÊ-LOS por bagatela para fazer caixa com a vende? Muito estranho isso e acredito que os sócios deveriam EXIGIR explicações ao patrocinador do Remo: a TORCIDA.

  7. trazer jogadores de fora inferior os locais nao deve acontecer ha jogadores locais superiores a que e foram trazidos . aproveitar o maximo a base e contratar jogadores locais de foram só se for muito bom ma s no maximo 4 jogadores bons

Comments are closed.