Artur Oliveira
Artur Oliveira

Artur Oliveira não era a primeira e nem a segunda opção da diretoria do Remo para substituir Givanildo Oliveira. Talvez não fosse nem mesmo a terceira, mas acabou escolhido por um critério razoavelmente compreensível: a necessidade de dar uma sacudida motivacional nos jogadores.

O momento da competição, restando 11 rodadas para o final da fase classificatória, exige decisões rápidas. Atenta a esse critério, a Diretoria de Futebol buscou alternativas. Tentou diretamente alguns nomes – Antonio Carlos Zago, Lisca e Marcelo Martelotte – e sondou outros, que nem chegaram a ser divulgados.

Diante do insucesso da prospecção no mercado, pela ausência de acordo entre a proposta do Remo e a expectativa dos profissionais consultados, surgiu novamente o nome de Artur. Antes, por ocasião da saída de Ney da Matta, ele já havia sido lembrado, mas não houve unanimidade dentro do grupo que cuida do futebol azulino.

Ídolo azulino, citado em todas as seleções de todos os tempos dos melhores jogadores do Remo, Artur sempre se manteve próximo ao clube e aos seus torcedores. Nos últimos tempos, treinando o Bragantino, chegou a ver um ligeiro estremecimento por conta da comemoração do técnico após vitória sobre o time remista no estádio Diogão.

Setores da própria torcida reagiram aos gestos de Artur, que chegou a subir junto ao alambrado para festejar com a torcida bragantina. Esse fato envolveu também setores da diretoria e reapareceu nas conversas dos últimos 2 dias, acabando por ser superado pelo bom senso.

A escolha é a mais sensata sob vários pontos de vista. O Remo não tem caixa para importar técnico com rodagem nacional e nome badalado. Givanildo Oliveira veio por conta de coincidências extremamente favoráveis.

Além disso, a Série C não é uma competição atraente para técnicos mais experientes, que receiam descer na escala de valorização do mercado. Givanildo topou porque não tem mais nada a provar. Sua história fala por ele.

Além do aspecto financeiro, a contratação de um técnico de fora da realidade regional implicaria em reiniciar todo o trabalho da atual diretoria naquilo que se pode definir como “projeto Série C”.

Artur chega na condição de conhecedor dos humores e da cultura do próprio Remo, clube que o projetou como jogador e onde também teve suas primeiras experiências como técnico. Sabe como a torcida se comporta e tem um canal de voz natural junto às diversas camadas de azulinos.

Relaciona-se bem com a velha guarda do clube, é admirado por todos no Baenão e só precisará ter a habilidade necessária para não ferir suscetibilidades, normais em qualquer clube de massa.

A maior colaboração que Artur pode dar ao Remo a essa altura é a da motivação, virtude que carrega como segunda pele. Foi assim que conseguiu os melhores feitos de sua vida profissional, com destaque para o 3º lugar obtido com o Bragantino no Parazão 2018.

O técnico sabe garimpar talentos e valorizar qualidades, fala a linguagem dos boleiros e o idioma dos vestiários. Acima de tudo, porém, Artur conhece a fundo as minudências do futebol e aprendeu a montar times de acordo com as características existentes no elenco.

O novo comandante pode dar o “choque motivacional” que o Remo precisava para recuperar impulso e buscar a classificação à próxima etapa da Série C.

Uma boa aposta. Mais que isso: a melhor possível neste momento!

Blog do Gerson Nogueira, 29/05/2018

7 COMENTÁRIOS

  1. Um rei cuidando de um rei !! Vamos rei Arthur fazer esse rei pular bem alto rumo a série B Eu continuo acreditando que vai subir !!

  2. Não tenho dúvidas que o Leão vai sair vitorioso no Duelo contra o Salgueiro, O rei Arthur sabe que a Filosofia está correta um Time forte tanto ofensiva como defensivamente. Podemos dizer que a Hora certa de lançar os principais novos titulares é contra o Salgueiro: Dedeco, Nininho, Rafael Bastos e Eliandro, eu tenho absoluta certeza de que o resto do Time que será mantido continuará firme, eles vão com a faca nos dentes para ganhar o Duelo. O Rei Arthur saberá intensificar os treinamentos para manter o Leão afiado depois da vitória contra o Salgueiro.

  3. Tinha que ser alguém que estivesse acompanhando o que o time tem sido no brasileiro. Alguém que enxergue os inúmeros defeitos e fraquezas do time e busque dentro do plantel a solução para melhorar e escapar de uma queda para série D.Trazer um técnico de fora a essa altura seria o maior erro.

  4. Perfeita a escolha do rei Arthur..o givanildo mostrou-se teimoso em manter Isac no time sem condições e manter tres atacantes,perdendo sempre a luta no meio campo…acho que a lateral esquerda é do jeferson recife que é muito mais jogador que o esquerdinha e o atacante reserva marcelo jogou somente duas partidas e foi esquecido…o jogo é televisionado então o valor de 20 reais é o ideal pra atrair grande publico ao estadio e empurrar o time a vitoria…agora estou colocando muita fé no acesso.

  5. A melhor opção para o momento, pois o rei Arthur é conhecedor do futebol paranaense e, sobretudo, do clube do Remo, vamos que vamos leão
    rumo ao bicampeonato.

  6. Achei uma excelente escolha devido conhecer o futebol local, identificação com o clube e torcida.
    Mesmo com a curta trajetória como técnico, o Arthur já demonstrou que sabe montar uma equipe competitiva, mesmo tendo um plantel limitado tecnicamente.
    Como dica, somente o temperamento. Caso não lembrem, ele foi um dos técnicos do rebaixamento para a serie D, onde o time vinha em uma boa campanha, mas desandou após a sua demissão por confrontar e expor a diretoria da época.
    Rei Arthur, estou muito feliz pela escolha e torço muito pelo seu sucesso. Tente se “policiar” e virar definitivamente a chave de jogador/torcedor para treinador.
    Cuidado com as reações emotivas, principalmente na frente das câmeras e rádio.
    Não estou morando em Belém, mas espero lhe conhecer em julho, pois pretendo levar o meu filho para entrar junto com o time no estádio.
    Desejo boa sorte e muito sucesso.

Comments are closed.