João Nasser Neto (Netão)
João Nasser Neto (Netão)

Há 30 anos, o netinho da dona Jandira chegava ao Remo para jogar no futsal azulino. Quem imaginaria que o garotinho de 8 anos se transformaria no Netão, que representa uma das grandes reações remistas em campeonatos brasileiros?

O atual técnico interino do Leão vive o apogeu da carreira como comandante e fez questão de recordar os obstáculos vencidos junto à família.

João Nasser Simão Neto é natural de Belém e integrante reconhecido no mercado da bola paraense como estudioso do esporte. Aos 38 anos, é o técnico mais jovem da Série C do Campeonato Brasileiro e chama a atenção pela capacidade de acumular funções. Além de reger o futebol profissional, Netão também coordena a base do futsal do clube e, durante uma fase ruim no esporte da bola pesada, quase encerra sua carreira no Remo.

“Foi em 2001. Vínhamos de uma sequência de derrotas com os meninos e, em um jogo que estávamos vencendo por 8 a 2, acabamos conseguindo a proeza de deixar o adversário crescer. O placar terminou 11 a 11. Não aguentei, decidi largar o Remo para seguir minha vida, mas minha mãe disse que era de lá que eu tirava o sustento e que ela não teria como me ajudar. Então, por conta dessa questão financeira, ela praticamente me obrigou a seguir no Remo. Deu certo, né?”, relembrou.

Ao mesmo tempo em que Netão amadurecia na profissão, crescia também na vida. Casado e pai de 2 filhos, o comandante azulino se caracterizou pelos resultados expressivos nas categorias de base, também do futebol de campo. A entrada na comissão técnica do profissional foi através da função de analista de desempenho, ou seja, o responsável pelos estudos de métricas do próprio time e dos adversários, tanto individualmente, quanto coletivamente.

Incorporado à comissão técnica do Remo, o neto da dona Jandira foi mais além e ganhou a confiança de treinadores que passavam pelo Leão, como no caso de Waldemar Lemos (2016) e Givanildo Oliveira (2018). Ambos dispensaram seus auxiliares para ter a presença mais efetiva de Netão.

Em 2018, Netão assumiu o Remo pela primeira vez na vitória por 3 a 1 sobre o Independente, pelo Campeonato Paraense. Depois, engatou sequência nesta reta final da Série C, quando o time estava na “lanterna” e com 86% de chances de ser rebaixado, de acordo com sites especializados em estatísticas esportivas.

“Sabia que o momento era difícil. Pessoas chegaram para pedir que não assumisse, porque não tinha jeito. Só que sempre acreditei nesse grupo e falei isso a eles. Nossos reforços foram dentro do nosso próprio elenco. Tivemos dificuldades, mas hoje, com o dever cumprido, a nota de todos é 10”, disse.

Netão segue como técnico interino, mas cultiva a possibilidade de investir de vez na carreira de técnico de futebol. O assunto deve ser discutido ainda esta semana com a diretoria do futebol azulino. Independente disso, Netão fez um pedido à torcida.

“Nosso último jogo será em casa. Vamos buscar a vitória para nos despedir bem”, concluiu.

O Liberal, 08/08/2018

3 COMENTÁRIOS

  1. Muitas vezes buscamos soluções fora, e temos muitos talentos em casa. Vamos valorizar mais a prata da casa!! Espero sinceramente que a diretoria mantenha o Netão em 2019 como técnico do Remo e já deixe um pré contrato com o PAREDÃO VINICIUS, que foi fundamental para a permanência azulina na série C.
    Vamos lotar o Mangueirão sábado!!! Vamos LEÃO!!!

  2. Muito bom esse reconhecimento que o Remo está tendo com o NETÃO ele fez algo que pouco se viu no futebol, o Remo tem que dar à ele uma função superior à de treinador o cara realmente merece foi inacreditável !

  3. Se perguntarmos ao Netão quem poderia ser considerado técnico Gênio na atualidade eu acredito que diria o Professor Giva. Vejam que mesmo o professor Giva sendo considerado um Gênio que também torceu para o leão permanecer na C, ele faz parte da História gloriosa do leão, eu apostaria no Netão para iniciar como técnico do Leão em 2019. Somente no segundo ano de trabalho que o Giva levou o America Mineiro ao acesso a série A do brasileirão, acredito que o Giva aceite ser técnico com a exigencia do retorno de jogos oficiais no Baenão, o Netão não exigirá isto.

Comments are closed.