Salgueiro-PE 0x1 Remo (João Nasser Neto, o Netão)
Salgueiro-PE 0x1 Remo (João Nasser Neto, o Netão)

Ney da Matta, Givanildo Oliveira e Artur Oliveira comandaram o Remo este ano. Apesar da rodagem, nenhum deles conseguiu o rendimento que João Nasser Neto apresentou no Leão durante a reta final da Série C. Técnico da base até o final de 2017 e auxiliar do time profissional nesta temporada, Netão cumpriu uma missão que chegou a parecer impossível: livrar os azulinos do rebaixamento.

O último passo se deu na noite desta segunda-feira (06/08), com a vitória por 1 a 0 sobre o Salgueiro (PE), em pleno estádio Cornélio de Barros. Agora com 21 pontos, mesmo que seja alcançado pela Juazeirense (BA) na rodada final, fica à frente no primeiro critério de desempate, o número de vitórias.

Sem poder solicitar sequer uma contratação e assumindo o time na “lanterna” do Grupo A da Série C do Brasileirão, na 12ª rodada, Netão teve primeiro que recuperar a confiança do elenco.

“Consegui juntar o grupo. Perdemos algumas peças no decorrer da competição, mas sempre falei para eles que os reforços estavam dentro do grupo, era só a gente acreditar, fazer o combinado. Sempre disse que o combinado não é caro nem barato, que se tivesse um modelo para todo mundo seguir, seria um facilitador do desempenho deles”, disse.

“Tudo vem na hora certa. Quando peguei a equipe, se não me engano, eram mais de 80% de chances de cair. Então não me apeguei a números, mas a cada dia de trabalho, na programação, na montagem do treinamento, para poder atender ao que a gente necessitava. Organizamos os recursos que tínhamos disponíveis. O mais importante foi não tomar gol. Foram só 2 (gols sofridos) em 6 jogos e acho que isso foi fundamental. Agora é comemorar e descansar um pouco para o próximo jogo”, argumentou, aliviado.

Os números de Netão à frente do Remo impressionam: até agora são 4 vitórias, 1 empate e só 1 derrota na Série C, com apenas 2 gols sofridos nestas 6 partidas – justamente na única derrota, para o Santa Cruz (PE). Se contabilizado o jogo que fez como interino no Parazão, contra o Independente Tucuruí, o treinador de 38 anos chega ao aproveitamento de 76,2% dos pontos disputados (72,2% somente no Brasileirão).

“É uma vitória, sim. Acho que o nosso título é não ter caído, pelas circunstâncias que encontrei quando assumi. A gente tem que comemorar muito essa manutenção e convidar a torcida para abraçar a equipe, para encher o Mangueirão (contra o Náutico-PE). Precisamos honrar os nossos compromissos com os jogadores, então precisamos que o Mangueirão esteja lotado no sábado (11/08) para conseguirmos honrar algumas pendências que temos com os jogadores, questão salarial. A torcida é fundamental nesse próximo jogo”, ressaltou.

O ano ainda não acabou para o Leão. Sem chances de alcançar o G4 da Série C, o time paraense cumpre tabela contra o Náutico (PE) na rodada final da primeira fase, que acontece no sábado (11/08), em Belém. A reapresentação do time aos treinos acontece na quarta-feira (08/08).

Confira outros trechos da coletiva de Netão:

Futuro no Remo

Vamos aproveitar esses dias para dar uma comemorada, pelo menos 2 dias. A gente conseguiu chegar ao objetivo de deixar o Remo na Série C. Prefiro ainda continuar de interino uns 50 jogos (risos). Ainda não conversei nada sobre o ano que vem. A gente estava muito focado em manter o Remo na Série C. Ainda não planejei nada. Vou honrar meus compromissos que ainda tenho com o clube este ano. Depois da eleição (do Codir), a gente senta para conversar e ver o que é melhor para o Remo.

Possibilidade de planejar a próxima temporada

A circunstância de começar o trabalho é uma outra situação. Você vai escolher as peças que vai trabalhar. Vão ter situação novas que vou ter que passar caso comece o trabalho, mas a gente, neste momento, tem que comemorar. Cada conquista tem que ser comemorada. Vou tirar 2 dias para comemorar com a família, porque foi duro, difícil. Abri mão de muita coisa para poder chegar nesse objetivo.

Diferencial para conquistar o elenco

Mesmo quando trabalhei com crianças, pois minha vida toda foi na base, sempre busquei me colocar no lugar da pessoa. No caso, dos atletas. Acho que isso fez com que ganhasse o grupo. Sempre me coloquei no lugar deles e os fazia se colocarem no meu lugar. Isso foi importante para que tivéssemos uma relação de confiança. Também sempre batemos na tecla de que é impossível o jogador jogar sem raça. Conseguimos recuperar a confiança do grupo e, devagarzinho, tirar o Remo dessa situação.

Análise do jogo contra o Salgueiro-PE

Foi uma questão de compatibilidade. Quisemos colocar mais um volante de contensão e o Jayme mais em profundidade, ou botar o Dudu com o outro Dudu, o Pacheco. A gente teve que analisar bem a situação. Ainda no início do jogo, tivemos um pouco de dificuldade, estávamos marcando por zona e demorando para encaixar com os 3 zagueiros (adversários). Fizemos uma mudança e colocamos o Jayme de lado. Ele ficou especificamente com um jogador deles e assim conseguimos neutralizar e esperar a bola do jogo acontecer, para a gente sair com a vitória.

Nota do time

Pelo dever cumprido, eu dou nota 10. Com a permanência alcançada, agora vamos buscar melhorar na tabela. Acho que é importante isso. Vou estabelecer isso como meta. Acho que é o que a gente pode fazer ainda. Amanhã (terça-feira) a gente praticamente viaja o dia todo, volta a treinar na quarta-feira (08/08) à tarde e já sei que vou pagar o rachão para eles, porque não gosto muito, mas eles pedem e agora vou ter que pagar. Na quinta-feira a gente trabalha para o jogo, descansamos na sexta-feira e jogamos no sábado.

Globo Esporte.com, 07/08/2018

8 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a esse excelente profissional!!
    Espero que a diretoria tenha aprendido a lição e mantenha ele no cargo em 2019.

  2. A Mão de Deus está sobre ti para te abênçoar mais e mais Ntetão parabéns o Remo vai ser mais do que Vencedor.

  3. Vc é um iluminado Netão. Plantou bem e esta colhendo bons frutos. E vc que não quer trab não murmure, pois não é de Deus murmurar.

  4. O sucesso do Netão se deu pelo seu conhecimento técnico e científico, soube trabalhar a tática, sem esquecer do emocional que era o principal problema desse e de muitos outros elencos, ao contrário dos outros técnicos, ele não só aceitou como conhece o trabalho de Coaching, que com certeza ajudou muito na mudança de postura e no emocional dos jogadores. Parabéns aos jogadores, ao treinador e a diretoria que cumpriu seu dever financeiro e contratou mesmo tardiamente os profissionais que ajudaram nessa “conquista”. E parabéns aos poucos torcedores que foram ao mangueirão, mesmo em dias difíceis,sofridos, mas quem foi é verdadeiro azulino.

  5. Muitas vezes buscamos soluções fora, e temos um conhecedor nato do futebol azulino no quintal de casa! Espero que Netão permaneça como técnico para a temporada 2019. Vamos valorizar a prata da CASA!!!
    Sábado a nação azulina irá lotar o MANGUEIRÃO!!! Vamos LEÃO!!!

Comments are closed.