Remo 1x1 Náutico-PE (Nininho e Gabriel Lima)
Remo 1x1 Náutico-PE (Nininho e Gabriel Lima)

Chegou oficialmente ao fim a temporada para o futebol profissional do Remo. Os azulinos não encerraram a campanha da Série C como se esperava no início do ano, com o acesso, mas não deixou de ser uma conclusão positiva pelo contexto da campanha.

Em determinado momento, o Leão chegou a amargar a “lanterna” do Grupo A, com mais de 80% de chance de rebaixamento. O técnico João Neto assumiu a equipe para os últimos 7 jogos e garantiu a permanência com uma rodada de antecedência. O desfecho final foi o empate em 1 a 1 em casa, mas jogando melhor que o Náutico (PE), líder do grupo.

“A gente poderia ter vencido o jogo, para ter um sentimento que poderíamos ter feito algo melhor, mas acho que tudo o que a gente fez valeu a pena. Manter o Remo na Série C era o nosso objetivo principal”, resumiu Netão.

De interino a efetivo na reta final da Série C, João Neto fez uma excelente campanha de recuperação na competição e trouxe de volta a confiança tanto dos jogadores quanto da torcida.

Porém, apesar de ter cumprido uma missão que em determinado momento pareceu impossível, ele confessou que esperava ainda mais do time.

“Fiquei com um dever total não cumprido porque naquele jogo contra o Botafogo (PB), a gente poderia ter conseguido uma vitória e ter chegado hoje em uma situação diferente. Sou responsável pelos últimos 7 jogos e tenho uma parcela de culpa ali. Acho que se a gente conseguisse um resultado melhor, ainda estaria vivo na competição”, revelou.

A permanência de Netão para a próxima temporada ainda não é garantida, apesar dos bons números apresentados à frente do Remo. A eleição presidencial do clube pode influenciar seu destino e ele aguarda a decisão do novo Conselho Diretor que será eleito em novembro.

“É o momento de ter muita calma na decisão, selecionar bem os pensamentos e escutar quem vai assumir o clube daqui para frente, para a gente poder tomar uma decisão correta. A vontade de permanecer no clube é muito grande”, comentou.

“Também sou funcionário. Tenho que ter pés nos chão, cabeça, porque sei que algumas situações em termos de propostas, por ter deixado o Remo em uma situação positiva, mas vou ser bem seletivo e vou tomar a decisão correta, porque tenho filho para criar e não posso me precipitar e tomar a decisão errada”, continuou.

Caso permaneça, Netão promete uma avaliação profunda do elenco.

“Tem que ser feita uma avaliação geral. Vamos precisar analisar vários aspectos desse grupo, como a questão da idade e o tempo do projeto, que acho importante, porque a gente vai acumulando informação de comportamentos táticos e, quanto mais tempo você passa com uma equipe, vai enriquecendo o repertório. Vamos trabalhar em cima dessa ideia”, disse.

“Será um grupo já pensando para 2 anos. A questão da idade vai ser fundamental. Fazer um grupo novo mesclado com jogadores mais experientes. Vamos analisar o grupo. Temos todos os jogos gravados. Avaliar sem o ambiente emocional facilita muito”, concluiu Netão.

Globo Esporte.com, 11/08/2018