Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

O futebol do Clube do Remo ainda é o principal divisor de águas da instituição, seja dentro ou fora de campo. Positivo ou negativo, o resultado no gramado é o maior termômetro para a receptividade em outras áreas, como no caso do programa de sócio-torcedor Nação Azul.

Maior canal de relacionamento entre a torcida e o clube, o ST Nação Azul é o braço direito da diretoria de futebol, sobretudo em termos de retorno avaliativo e financeiro.

De acordo com o Remo, cerca de 35% do arrecado no caixa do clube vem do programa. Todavia, sem calendário oficial para o restante dessa temporada, os números de sócios adimplentes teve uma queda significativa: cerca de 1,5 mil associados estão em dia com o clube.

Para se ter ideia, as estatísticas atuais equivalem à um terço dos cerca de 4,5 mil sócios-torcedores adimplentes que bateram pico nesse ano, no período das finais do Estadual e começo do Brasileirão.

Com uma baixa de 3,5 mil adimplentes somente este ano e na tentativa de fomentar a participação dos sócios cadastrados, que hoje superam a casa dos 20 mil, além de fomentar a inscrição e regularidade de outros para o resto do ano, a diretoria do programa pretende lançar mecanismos que fidelizem o associado.

“Acreditamos que o programa deve atribuir várias redes de vantagens ao torcedor, não só no estádio. Fechamos uma parceria que ofertará vantagens com mais de 600 parceiros: restaurante, lojas, hotéis. Claro que o termo está muito unido com o estádio, mas vamos trabalhar para que ele (torcedor) entenda que continuar conosco vai além disso”, explicou o diretor do Nação Azul, Rafael Dahas, que assumiu a função há 2 meses e que também é responsável pelo setor comercial do Leão.

A bilheteria foi a maior fonte de renda azulina nesse ano, a exemplo de temporadas passadas. Contudo, o Nação Azul fez frente ao caixa azulino, sendo um alicerce fundamental. Conforme Rafael Dahas, nos 12 meses de 2018, o programa deverá movimentar cerca de R$ 2 milhões ao Remo.

“É um montante importante para o clube. Nesse momento, sem futebol, estamos estudando diretrizes para chamar o torcedor. Vamos lançar uma camisa especial para o sócio esse ano. Diferentemente do associado, o sócio tem uma série de vantagens e vamos repercutir isso, para que eles ajudem e sejam ajudados mutuamente com o Remo”, reiterou Dahas.

Assim como alguns departamentos do Clube do Remo, o Nação Azul passou por alterações no modelo de gestão. De acordo com o executivo responsável pelo programa, Del Filho, iniciativas foram tomadas para atender e entender melhor os colaboradores.

“Estamos em 6 pontos, além do principal, na sede social, que passou por uma restruturação total para o acomodamento da nossa torcida. Procuramos nos relacionar ainda mais e partir atrás de benefícios para eles. Hoje, falando em beneficio, o Nação Azul é um dos maiores do Norte e Nordeste”, destaca.

Ainda segundo Del Filho, até o próximo mês, o programa terá surpresas ao torcedor adimplente e “combos” para a chegada de novos colaboradores.

“É um momento delicado. Não é só aqui, o brasileiro prioriza em época de futebol, mas temos exemplos de que é possível trazer para o nosso lado sem o futebol. Estamos preparando uma surpresa boa e acredito que vamos cativar o nosso torcedor”, adiantou, sem dar pistas do que seria a boa nova.

Diário do Pará, 04/09/2018

3 COMENTÁRIOS

  1. A fim de evitar essa questão da inadimplência, poderia ser tentado um modelo de adesão anual que pode ser parcelado em até 12 vezes, mas no cartão e não em boletos ou pagamentos na sede… assim o sócio assume o compromisso por um período de 12 meses… como ele vai parcelar é problema dele… pode até pagar à vista. Mas se deixar de pagar, é pro banco e não pro remo

    • Já existe o pagamento via cartão em 12 parcelas, onde o sócio para a anuidade. Porém, a maioria usa o boleto como forma de pagamento e acaba ficando inadimplente nos meses em que não tem jogo.

  2. A camisa do Leão de Pedra é um grande Projeto que se atingir 10.000 camisas vendidas já resolve financeiramente o Projeto de Retorno do Rei ao Baenão. Vai ficar a incógnita de conseguir o aporte financeiro para contratar mais 4 ou 5 bons jogadores,neste caso é indispensável que os quase 10.000 sócio torcedor voltem a ficar adimplentes, ou então apostar na boa base de novos jogadores formados no Leão para que a folha mensal fique na casa de R$ 300.000,00. Com uma boa assistência para os meninos, com treinamento diário e alimentação com base nutricional para atletas do Futebol e jogos no Baenão com casa cheia eu não tenho dúvida que o leão será imbatível. O Netão sabe disso do Time sub-20 do Leão podem ser convocados 2 ou 3 jogadores para o Time principal 2019. A espinha dorsal do leão é muito boa todos sabemos que o Paredão Vinicius é fora de série, o outro Goleiro também é muito bom o Evandro Gigante, se fosse feito uma enquete sobre quem deveria ser o Titular, o Gigante teria muitos votos porém o Gigante jogou muito pouco não sei se apresentaria a mesma regularidade do Paredão.

Comments are closed.