Salgueiro-PE 0x1 Remo
Salgueiro-PE 0x1 Remo

Há um ano, o Remo se despedia da Série C do Campeonato Brasileiro com derrota para o Salgueiro (PE) e o adeus às chances de se classificar para a segunda fase da competição. Nesta segunda-feira (06/08), no mesmo estádio Cornélio de Barros, no município de Salgueiro (PE), foi o palco para a redenção azulina. O Leão venceu por 1 a 0 e afastou de vez qualquer risco de rebaixamento à Série D do futebol nacional.

Antes do jogo começar, a surpresa tomou conta da torcida azulina com a confirmação da escalação de Jayme. O atacante cria da base remista vinha de uma temporada abaixo da média. Aos 25 anos, já tinha sido, inclusive, “encostado” no elenco. Sua última partida como titular havia sido na derrota por 2 a 1 para o ABC (RN), em Natal (RN), no dia 26/05. Desde então, foi utilizado em duas oportunidades, saindo do banco de reservas, mas sem agradar.

Jayme ganhou a disputa com o meia Dudu Pacheco na preferência do técnico João Neto e, aos 17 minutos do segundo tempo, chutou cruzado da entrada da área, pelo lado direito, e marcou o gol que garantiu o Remo na Série C para o ano que vem.

Desesperado, o Salgueiro (PE) partiu para o “abafa”, mas encontrava dificuldades de entrar pelo meio da defesa bem armada do Leão. Em uma saída pela direita, Dedeco recebeu o lançamento dentro da área e, tão sozinho quanto incrédulo, desperdiçou a oportunidade de dominar e chutar com calma, preferindo finalizar de primeira. A bola saiu com perigo por cima do travessão, aos 5 minutos de jogo.

O jogo seguiu truncado até a metade do primeiro tempo, quando o Carcará conseguir ameaçar a meta remista. Depois de tanto insistir nas infiltrações verticais e nos cruzamentos na área, os donos da casa apostaram no chute de fora da área, com o atacante Dadá, que bateu quase da meia-lua da grande área e viu Vinícius cair no cantinho para espalmar.

Os pernambucanos insistiam buscando inversões em passes longos e lançamentos falhos. Em roubada de bola de Geandro, o Remo disparou em velocidade. Eliandro foi lançado na esquerda e, contra 3 marcadores, rolou para a chegada de Jayme, que soltou o pé. A bola entraria no canto esquerdo de Mondragon, mas o goleiro conseguiu espalmar para longe.

No finalzinho, aos 48 minutos, Fernandes foi derrubado na esquerda. Rodriguinho cobrou falta com veneno e Vacaria se atirou para desviar, mas a bola passou ilesa e parou nos braços de Mondragon, que a encaixou em dois tempos.

A intensidade do Salgueiro (PE) na primeira etapa foi ampliada na volta do intervalo, mas a pontaria foi tão ruim quanto. Aos 17 minutos, o Remo mostrou como se faz. Aliás, Jayme o fez. O atacante recebeu na entrada da área, ajeitou e, antes da chegada de Izaldo, bateu cruzado. A bola atravessou a defesa salgueirense e foi no canto direito de Mondragon: 1 a 0.

O jogo, então, assumiu de vez a face do desespero do time da casa. Aos 22 minutos, Dadá disparou de fora da área, mas Vinícius espalmou. Dez minutos depois, o escanteio cobrado por Yuri foi finalizado por Maurício, na rede pelo lado de fora.

O Remo teve a chance de responder aos 41′, em cruzamento de Nininho, que Geandro – atrapalhado por Eliandro – cabeceou pela linha de fundo.

Porém, a pressão era toda do Salgueiro (PE). No minuto seguinte, o zagueiro Maurício – que já tinha abandonado o posto e virado atacante na partida – escorou de cabeça para André Victor que, travado pela marcação de Mimica, não alcançou a bola.

O último lance do jogo foi aos 44 minutos, em novo levantamento para Maurício. O defensor testou para o volante Emerson, que finalizou livre de marcação, mas pela linha de fundo. O gol – pelo menos – salvaria os donos da casa do rebaixamento nesta rodada.

Dois minutos depois, carregado pela culpa e com aparente descontrole, o mesmo Emerson acabou exagerando na disputa de bola na área remista e entrando de sola, agredindo o goleiro Vinícius. Cartão vermelho direto!

A saída do jogador para os vestiários contrastava com o alívio dos remistas em ver o final do jogo se aproximar. Após o apito do árbitro paulista Leandro Bizzio Marinho, os remistas formaram um círculo ainda no gramado de jogo e agradeceram pelo resultado.

Em 6º lugar, o Leão já não tem chances de buscar a classificação à segunda fase, mas deixa a competição em clima de alívio após derrubar estatísticas que chegaram a apontar 86% de chances de queda remista à Série D. O Salgueiro (PE), por sua vez, segue na “lanterna” e é o primeiro rebaixado do Grupo A.

Aliviado e com promessa de grande público, o Remo dará adeus à temporada de 2018 no Mangueirão, às 19h30 do sábado (11/08), contra o líder Náutico (PE). No mesmo horário, o Carcará se despede da Série C em confronto estadual, contra o Santa Cruz (PE), no estádio do Arruda, no Recife (PE).

O Liberal, 07/08/2018