Gabriel Lima
Gabriel Lima

Na vitória sobre o Confiança (SE), o Remo avançou do desespero à esperança. Neste domingo (29/07), contra o ABC (RN), o Leão repete o time e joga para alimentar perspectivas.

Vai ser uma “prova dos nove”. Afinal, o time azulino nunca foi tão sóbrio e tão tático na temporada quanto se mostrou em Aracaju (SE). Terá a mesma sobriedade e organização jogando em casa, pressionado a vencer?

Se repetir a conduta e sair vitorioso, o Remo estará emocionalmente turbinado para os 2 últimos jogos, contra Salgueiro (PE) e Náutico (PE), na busca prioritária de evitar a queda à Série D, podendo, talvez, ganhar o direito de sonhar com classificação ao mata-mata do acesso, dependendo ainda dos resultados de terceiros.

Como o ABC (RN) vive um bom momento e defende posição no G4, seguramente o jogo será muito tenso e vai medir a competência emocional de azulinos e alvinegros.

Nessa “prova dos nove”, mais do que nunca, serão mensurados os efeitos das duas sessões semanais de “coaching” que vêm ocorrendo regularmente no Remo desde o início de junho. É o treinamento mental destinado a elevar a competência emocional.

Mais de meio time “pendurado”

Nininho, Mimica, Bruno Maia, Fernandes, Dudu e Gabriel Lima são os 6 titulares do Remo pendurados com dois cartões amarelos. Além deles, os reservas Elielton, Isac e Moisés. Pouco provável, portanto, que o Remo consiga repetir novamente a escalação no jogo seguinte, contra o Salgueiro (PE), no sertão pernambucano.

Netão trouxe padrão tático ao Leão

Foi na qualidade dos treinamentos e na demonstração de conhecimentos táticos que João Neto, 34 anos, conquistou o respeito e a admiração dos jogadores. Tornou-se ainda mais respeitado com a evolução tática da equipe, sobretudo nas linhas de marcação, tão trabalhadas esta semana para o jogo deste domingo (29/07). O Remo parou de jogar em correria e os atletas já não têm tanto desgaste físico. Se o Leão ganha ou não ganha do ABC (RN), é outra questão, mas o padrão de jogo é uma realidade.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 29/07/2018