Globo-RN 3x1 Remo (Esquerdinha)
Globo-RN 3x1 Remo (Esquerdinha)

O que antes era questão de risco, agora é perigo real e imediato. O Remo está isolado na última posição do Grupo A da Série C, com 8 pontos, 4 atrás do penúltimo colocado (Juazeirense-BA) e a 5 do primeiro time fora da zona de rebaixamento (Salgueiro-PE).

O fato é que, após sofrer a virada frente ao Globo (RN), neste domingo (24/06), nunca a Série D esteve tão próxima para o Leão.

Como nas outras partidas sob o comando de Artur Oliveira, o time desenvolveu uma boa troca de passes no meio-campo com a participação dos laterais e fez o gol logo no começo do jogo, em cabeceio de Isac. Porém, como sempre, não teve forças para resistir à pressão adversária e cedeu o empate apenas 6 minutos depois.

É bem verdade que o gol do Globo (RN) foi irregular. O zagueiro Alexandre estava impedido no lance, mas se beneficiou da falha dos zagueiros azulinos no jogo aéreo.

Ainda assim, o primeiro tempo do Remo foi razoável, buscando mais o gol, tomando as iniciativas e diversificando jogadas, enquanto o time potiguar apenas se defendia e explorava contra-ataques.

Depois do intervalo, Artur manteve a mesma configuração, mas perdeu Rafael Bastos, por contusão, que era o atacante pela direita. O meia Dudu Pacheco, estreante, entrou em seu lugar. A mexida afetou o rodízio de jogadores posicionados mais à frente, que tinha em Everton o principal organizador.

Desentrosado, Dudu não se entendeu com os companheiros, apesar do esforço em acertar. A opção por Gabriel Lima teria sido mais apropriada, até pelo espaço oferecido pela defesa potiguar e a facilidade do atacante para fazer o jogo mais centralizado.

O gol da virada aconteceu por um erro de posicionamento da defesa remista. Quando Romarinho puxou um ataque pelo lado esquerdo, em cima de Bruno Limão e Geandro, Renatinho ficou livre na entrada da área para receber o passe e chutar rasteiro. A bola bateu no “morrinho” e enganou o goleiro Vinícius, que fazia boa atuação.

Logo em seguida, Mimica se lesionou e Romário entrou em seu lugar. A quarta estreia em um só jogo – os outros foram Bruno Limão e Keoma, que começaram a partida, além de Dudu Pacheco, que havia acabado de entrar. É muito para a capacidade de organização de um time, ainda mais precisando desesperadamente vencer.

Dez minutos depois do segundo gol, a zaga ficou olhando o cruzamento chegar ao lado direito do ataque do Globo (RN) e o passe sair em direção ao atacante Max, que finalizou e ainda atingiu o goleiro Vinícius, que precisou ser substituído por Evandro Gigante. Ninguém reagiu e a derrota se consolidou ali.

Nos minutos finais, Rodriguinho acertou um chute forte no ângulo, obrigando o goleiro Rafael a uma boa defesa. Isac desperdiçou também dois bons cruzamentos na área. Ficou nisso.

Em clima de despedida, Artur colocou o cargo à disposição da diretoria na entrevista pós-jogo e lamentou os erros de arbitragem, preferindo não analisar as muitas falhas defensivas da equipe.

Mesmo com equívocos na escalação, o técnico não é o maior responsável pelo buraco em que o Remo se encontra. O problema vem de longe. A situação desesperadora na tabela remete a erros que têm origem na temporada passada quanto à escolha de jogadores.

Olhando com mais atenção, o drama tem raízes nos desacertos administrativos que levaram à destruição do estádio Baenão, ao assalto na sede social e à inconcebível letargia do Conselho Deliberativo do clube na apuração de desmandos e irregularidades variadas. Quem planta, colhe!

Blog do Gerson Nogueira, 25/06/2018

10 COMENTÁRIOS

  1. Foram mandar o givanildo embora esta aí consequências espero agora que a Diretoria do Remo seja inteligente para permanecer na série C

  2. Diretores lisos .. tão vendo a cagada que vocês fizeram no começo do ano com aquele papozinho de time barato .. acreditarei e apoiarei o meu clube até o último momento mas caso o clube caia a culpa é de vocês .. Se tivesse montado o time forte desde o parazao esse galera estaria entrosada e sem pressão mas fizeram o tão time barato e tentaram fortalecer somente agora ..

  3. QUE FASE HEIM… TA DE PARABENS, MAIS ACREDITO Q ESSE TIME AINDA VAI REVERTER ESSA SITUAÇÃO, COMEÇANDO BATENDO O JUAZEIRENSE NA SEXTA, EU MARCAREI PRESENÇA LÁ. SEMPRE REMO S2

  4. Gerson acertou na conclusão do artigo. Esse problema é resultado do passado recente. Isso preciso estar claro, porque a administração atual do futebol está correta. Infelizmente, muitos dos jogadores escolhidos não deram certo aqui é o Remo não conseguiu formar transformar numa boa equipe. Precisa de tempo para arrumar tantos anos de desmandos e más administrações. Só não podemos desistir e sermos tontos de reiniciar tudo de novo. Apenas corrigir aqui e ali basta.

  5. O que é difícil de entender se resume a seguinte pergunta: Por que o Remo não consegue formar um time para jogar a série C? Não é a série A ou a B, mas a C. Os times do Nordeste, por disputarem a Copa do Nordeste, chegam mais preparados à série C que os times do norte que têm campeonatos pouco competitivos e uma Copa Verde, sistema mata-mata, que não vale nada. Ou a preparação para a série C é séria ou é melhor disputar com um time caseiro, pelo menos não vamos nos endividar irremediavelmente, comprometendo o ano seguinte. Conclusão o ano foi perdido e 2019, já está comprometido financeiramente.

  6. Muito bom o Blog do Gerson Nogueira, acontece que cada problema tem a solução mais racional. Neste caso como a grande maioria dos problemas são alheios a vontade de vencer de acertar. Então a maneira mais racional de solucionar esta dificuldade é nós da Fenômeno Azul se unir e Lotar o Mangueirão com pelo menos 25.000 Torcedores. A inauguração do gramado para treinos do Leão Já esta em nos finalmente e o restante das Obras de alvenaria já estão planejadas para conclusão com a chegada de arrecadação das promoções e doações voluntárias dos que tem mais amor pelo Leão dentro da economia que cada Torcedor pode fazer. O Problema do Leão não vencer é como se fosse um Terremoto querendo desestabilizar o Time, um Terremoto é uma causa alheia a vontade Humana.

  7. Ja to vendo remo ja rebaixado mas q vergonha bando de inúteis não merecem em esta no remo foooooddddaaaaaaasssssseeeeeee

  8. É uma pena ver um clube como o Remo, com a torcida que tem, está nessa situação humilhante, sendo avacalhado nacionalmente pelos canais e narradores que transmitem seus jogos… Ai se pergunta de quem é a culpa… No meu modo de ver, a culpa está na falta de estrutura física que não existe no clube, onde já se viu um clube com a massa do Remo, ficar correndo atrás de academia e campo pra treinar, isso resulta em jogadores que já não tem nenhuma qualidade técnica, se tornarem piores, pois sem um bom trabalho na parte física não tem rendimento. Trocar de treinador não adianta nessa altura do campeonato, pois o problema está na equipe que não tem jogadores com a mínima qualidade técnica pra jogar futebol profissional, talvez nem pelada… infelizmente vamos cair, pois com esses jogadores não vamos ter condições de reagir. Resta torcer para que uma nova diretoria se atente para as necessidades básicas que um clube precisa para jogar um campeonato que é um campo de futebol.

  9. Amigos tenha paciência essa tempestade vai passar a partir do próximo jogo
    Vamos q vamos
    Deus no comando

Comments are closed.