Remo 1x1 Náutico-PE (Rodriguinho, Dedeco, Gabriel Lima e Nininho)
Remo 1x1 Náutico-PE (Rodriguinho, Dedeco, Gabriel Lima e Nininho)

Quase 21 mil pessoas foram à despedida do Remo desta Série C do Campeonato Brasileiro e também da temporada 2018. Ao término do empate em 1 a 1 com o Náutico (PE), cânticos e aplausos da torcida no Mangueirão, na noite deste sábado (11/08), na 18ª rodada da fase classificatória da competição, em Belém.

Clima de final de festa? Que nada! O Remo começou o confronto contra o Náutico (PE) com gás total e chegou perto de marcar ainda aos 2 minutos, quando Rodriguinho foi lançado na área e travado pelo zagueiro Camacho no momento do chute. Logo na sequência, Isac deixou Dedeco “na boa” para guardar na rede, mas o camisa 11 soltou um tubo por cima do gol.

Assim como o Remo nesta Série C, o volante Dedeco também teve uma segunda chance. Aos 5 minutos, Isac entrou na pequena área e, diante de dois marcadores e do goleiro Luiz Carlos rolou para a chegada de Dedeco, que abriu o marcador para o Leão.

Melhor em campo, o time de Netão seguia com lançamentos para o pivô Isac, que só escorava para as chegadas dos meias. Aos 11 minutos, a jogada terminaria novamente no pé de Dedeco, mas Breno, de forma cirúrgica, jogou pela lateral.

Sete minutos depois, Gabriel Lima foi acionado na área, mas foi desarmado no momento do drible.

De forma gradativa e orquestrada, o Náutico (PE) conseguiu ganhar terreno em campo, mas precisava de um algo a mais para furar o bloqueio azulino.

Aos 23 minutos, Thiago Ennes saiu driblando três defensores remistas pela direita e cruzou de canhota para Jimenez. O meia acertou o travessão, mas contou com a sorte – e com a habilidade – para aproveitar a sobra e empatar a partida.

Os visitantes gostaram do jogo e, aos 27 minutos, Ortigoza recebeu de Dudu na pequena área e foi surpreendido pelo goleiro Vinícius, que encaixou.

Aos 30′, uma confusão em um ataque do Náutico (PE) pela esquerda rendeu um cartão amarelo ao volante remista Vacaria, além de mudar completamente o panorama do confronto.

O Remo equilibrou novamente e chegou perto do segundo gol. Aos 34′, Rodriguinho cobrou falta com categoria, no cantinho, mas Luiz Carlos fez grande defesa. A bola ainda bateu na trave e ficou limpa para Vacaria que, sozinho e com o gol aberto, mandou por cima do travessão.

Dois minutos depois, nova falta para o Leão e Rodriguinho mostrou categoria novamente. A bola desviou na barreira e saiu rente ao ângulo direito do Timbu.

Aos 41 minutos, o Leão saiu pela canhota com Fernandes, que cruzou. A bola seguiria para Gabriel Lima completar para a rede, mas Luiz Carlos interceptou e espalmou para longe.

O roteiro do início da segunda etapa foi o mesmo utilizado no primeiro: ataque do Remo e um Náutico (PE) acuado. O primeiro lance de perigo surgiu novamente aos dois minutos, quando Gabriel Lima escapou pela ponta esquerda e cruzou para Rodriguinho. Camacho apareceu antes para cortar o passe, que deixaria o camisa 10 azulino de frente.

A pressão remista seguiu e, após cruzamento de Isac, Rodriguinho bateu da marca do pênalti muito perto do cantinho direito do goleiro Luiz Carlos.

Aos 11′, Rodriguinho lançou Gabriel Lima por elevação e o atacante, junto à linha de fundo, conseguiu chutar para a área, mas a zaga cortou.

A melhor chance, porém, foi aos 14 minutos. Dedeco recebeu lançamento na área e, ao tentar chutar, acabou devolvendo o passe para Isac, que estava na ponta direita. O camisa 9 mandou na área, novamente para Dedeco, que bateu rasteiro, mas pela linha de fundo.

Isac voltou a aparecer como garçom e, aos 17′, deixou Jayme na frente do goleiro Luiz Carlos para o chute, mas Jayme desperdiçou. O chute saiu por cima do travessão.

O jogo entrou em um marasmo grande e o lance que mereceu destaque foi apenas quando o atacante Jayme driblou o próprio companheiro Geandro e chutou para fora.

Aos 44 minutos, Jobson arriscou uma cobrança de falta por baixo da barreira, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

No finalzinho, o Náutico (PE) saiu em contra-ataque com Ortigoza, que lançou Jimenez sozinho no ataque. O meia entrou na área em diagonal e bateu forte para a boa defesa de Vinícius, aos 47 minutos.

No último ataque do jogo, o Leão teve a chance com Mimica, a dois passos da pequena área, mas Breno cortou para longe.

O resultado deixou os dois clubes estacionados. Ou seja, o Náutico (PE) terminou a primeira fase da competição na liderança e o Leão se despediu em 6º lugar. Os azulinos chegaram ao fim da competição com os mesmos 22 pontos conquistados na edição 2017, quando foi o 7º colocado.

Enquanto o Remo passa a se preocupar unicamente com rescisões e renovações contratuais, o Náutico (PE) já passará a mirar no Bragantino (SP), nas quartas de final da Série C.

Os outros confrontos serão: Santa Cruz (PE) × Operário (PR), Cuiabá (MT) × Atlético (AC) e Botafogo (PB) × Botafogo (SP), todos nos dias 19/08 e 26/08. Os vencedores estarão classificados para a Série B do ano que vem.

Portal ORM, 11/08/2018