Remo 0x1 Salgueiro-PE (Dedeco)
Remo 0x1 Salgueiro-PE (Dedeco)

A estreia de Artur Oliveira no comando do Remo marcou a utilização de uma nova configuração tática a partir do meio-campo. O time teve boa movimentação durante o primeiro tempo e só pecou na definição de jogadas na área. O Leão encaixou boas tramas, criando pelo menos 6 grandes oportunidades de gol, mas o desperdício cobraria, no fim das contas, um preço amargo.

Em cobrança de falta, aos 23 minutos, contando com saída atrasada do goleiro Vinícius, o Salgueiro (PE) foi extremamente certeiro na sua primeira tentativa de ataque, assinalando o gol que lhe garantiria a vitória. Emerson aproveitou o rebote para estufar o barbante.

Apesar de abalado pelo placar adverso, o Remo continuou fustigando e quase chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Mimica, Eliandro, Dedeco, Rafael Bastos, Rodriguinho e Leandro Brasília se revezavam nas chances e nos erros de finalização.

Ficou bem evidente, em dois lances, envolvendo Rafael Bastos, Eliandro e Dedeco, que um dos motivos do fracasso do ataque foi a falta de confiança para arriscar o disparo final a gol.

Rafael hesitou na hora de finalizar dentro da área após toque perfeito de Eliandro. O próprio Eliandro recebeu passe de Rafael e desistiu da definição preferindo tocar para o centro da área. Dedeco, também acionado por um desvio de Eliandro, recebeu livre na marca do pênalti e resolveu dar um toque a mais, permitindo a intervenção do goleiro Mondragon.

No fundo, ficou a sensação de que alguns ajustes podem tornar o formato vitorioso. A ideia de atacar com um centroavante e três meias bem adiantados funcionou contra uma defesa que se posicionava com cinco homens no interior da área.

As situações criadas na área salgueirense, com incursões pelo meio da defesa, fazem crer que a estratégia é interessante. Ao final da partida, Artur pediu paciência a um torcedor que já vive nos limites da tolerância, mas seu apelo faz sentido.

Contra um time fechadíssimo atrás, ele conseguiu fazer com que o Remo girasse a bola e tivesse pleno domínio das ações, mesmo sofrendo com a falta de hábito de jogar sem pontas abertos, como fazia desde o Campeonato Estadual.

A mudança de propósitos é bem radical. Na prática, o Remo de Artur deixa de insistir pelas extremas para priorizar as manobras centralizadas, que normalmente enfrentam marcação mais hostil.

Há outro ponto a ser considerado. Ficou visível, a partir dos 15 minutos da etapa final, a queda acentuada de rendimento físico dos jogadores mais acionados da equipe. Rodriguinho, Rafael Bastos e Dedeco deixaram de correr e de fazer a movimentação que confundia os marcadores.

Gabriel Lima entrou no lugar de Bruno Maia, passando a ocupar o lado esquerdo enquanto Elielton entrava na direita, restabelecendo o sistema anterior em pleno voo. Apesar dos esforços, principalmente de Gabriel, a mexida não deu mais certo.

Os cruzamentos se tornaram repetitivos, sem maior perigo para o exército de defensores de prontidão na área salgueirense. Isac entrou no lugar de Rafael Bastos para reforçar o jogo aéreo, mas não fez nada de mais relevante, acabando até por atrapalhar Eliandro, que teve boa atuação no primeiro tempo.

Em situação aflitiva na classificação, fechando a rodada na zona de rebaixamento, a pressão por resultados conspira contra Artur na tentativa de ajustar a equipe. Além disso, há a carência por um especialista na lateral-esquerda, onde Bruno Maia – improvisado – se torna peça improdutiva.

De positivo, ficou a impressão de que há remédio para os problemas do Remo. A dúvida é se haverá tempo suficiente para o tratamento.

Blog do Gerson Nogueira, 04/06/2018

2 COMENTÁRIOS

  1. Pelo amor de deus, a onde foi q vc viu uma atuação boa? Time do remo não deu nenhum chute em gol no 2 tempo todinho (qndo já estava perdendo por 1 a 0). Ficou com posse de bola o jogo todo e não criou nada (isso pq o salgueiro ficou na retranca e jogou nos contra ataques ). O dia q o Remo jogar contra um time q faça marcacao em cima apertando a saída de bola vai tomar um sapeca daqueles pq dudu e l. Brasília no meia campo são duas amebas de tão lentas e inúteis.
    Remo tem q jogar no 4-4-2
    1- Vinicius
    2- nininho
    3- mimica
    4- bruno maia (esses moises é horrível )
    6- esquerdinha
    5- dedeco
    8- fernandes
    10- weverton
    11- Rafael Bastos
    7- elielton
    9- eliandro

    E boa sorte meu leao amado pq esse ano vamos lutar pra não cair

    Vamos vê se essa diretoria imunda mantém alguns jogadores q prestam pra proxima temporada pra começar a montar um time entrosado e competitivo
    Tem q ir atrás do EDNO pra ser nosso futuro 9

    Espero nunca mais ver GEANDRO, L. BRASÍLIA, DUDU e ISAC na minha vida

    Precisamos do BAENAO urgente pra proxima temporada tb pq jogar lá com o fenômeno azul na beira do campo alentando o time é outra coisa

    Boa sorte leão

Comments are closed.