Artur Oliveira
Artur Oliveira

A batalha do Remo em retornar à Série B nacional, aos poucos, tem evidenciado os problemas de gestão do clube na tentativa de resolver as adversidades dentro de campo de forma imediata e “milagrosa”. Na atual temporada, por exemplo, em menos de 6 meses, a equipe vai para o seu terceiro treinador.

Anunciado na última segunda-feira (28/05), Artur Oliveira já começou a trabalhar no clube e é a bola da vez para ajudar o time a subir de patamar em competições nacionais. Apesar de não ser novidade a sua identidade com o Remo, a escolha da diretoria por Artur repete o critério de contratação dos seus antecessores, Ney da Matta e Givanildo Oliveira: o retrospecto recente do profissional.

Todavia, somente esse fator, no Remo, já foi provado que não é grande coisa. Ney da Matta chegou com pompas de bicampeão da Série C e Givanildo pelas conquistas de 2 campeonatos estaduais consecutivos (aqui conseguiu o terceiro). Artur Oliveira soma o título da Segundinha do Parazão e a 3ª colocação na elite do Estadual em 2018.

Em curto prazo, independentemente da relevância das conquistas, a campanha recente dos treinadores é similar, mas Artur conta com 3 fatores a seu favor, na tentativa de colocar o Leão nos eixos na fase classificatória da Série C: noções do futebol local, modernidade técnica e flexibilidade em campo.

Tais características farão com que diretoria de futebol diminua, temporariamente, as ações relativas a contratações e dispensas, pois, de acordo com os cartolas, o técnico terá “carta branca” para indicar reforços, além de avaliar as peças do plantel antes da divulgação de uma possível lista de dispensas.

Com 11 partidas restantes até o fim da fase classificatória da Série C, Artur terá de ratificar a sua escolha como treinador, bem como suas virtudes, o quanto antes, já que o Leão se encontra em estado de urgência na tabela. Mesmo estando a 3 pontos do G4, a sequência de partidas ruins, com direção a atuações desastrosas, é o que tem feito o time ficar próximo da zona da degola.

“Esperamos que com a mudança no comando o time ganhe nova identidade daqui para frente”, disse Milton Campos, diretor de futebol azulino.

Pontos positivos de Artur Oliveira:

Noções do futebol local
Embora não tenha a mesma experiência que Givanildo na função, Artur Oliveira conhece tão bem as peculiaridades do futebol paraense quanto o antigo treinador azulino. Além de ter construído a base da sua carreira como técnico no Pará, onde somou a maioria das suas conquistas no cargo, Artur atuou como jogador pelo Leão, detalhe que aumenta a necessidade por resultados, justamente pela ligação que possui com o clube e por ter ciência das cobranças no Baenão. Fora isso, o fato de ter trabalhado entre os meses de outubro de 2017 até o começo de abril deste ano no Bragantino, faz com que o agora treinador azulino esteja familiarizado com os seus comandados e tenha em mente modelos de jogo de acordo com as características de cada um.

Modernidade técnica
Diferentemente dos antecessores, Artur se enquadra no perfil de técnicos da nova geração do futebol brasileiro. Estudioso, o profissional possui estágios fora do país, além de procurar se adequar às exigências do esporte, de acordo com o próprio. Com o estilo de jogo ofensivo, no entanto, em conjunto com os setores de trás, Artur, no Bragantino, levou novas conotações às escalações táticas mais triviais.

Flexibilidade em campo
Outro ponto que difere o seu trabalho dos últimos treinadores do Remo, é a flexibilidade do profissional à beira do gramado. No sua passagem no Bragantino, Artur Oliveira demonstrou ser inovador ao fazer rodízios e testes até encontrar o padrão ideal de jogo com a equipe. A caraterística é considerada a mais importante para a mudança de postura do Remo na Série C, já que o time ainda não se encontrou na competição.

Diário do Pará, 30/05/2018

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu sei que essa matéria é tirada de outro site como dol o próprio site oficial do clube do remo e o globo esporte Pará, porém a pessoa que fez essa matéria no site original esqueceu de mencionar que o Bragantino ficou em segundo lugar na pontuação geral ou seja ficou à frente ao segundo colocado o Paysandu.

  2. Sou dirigente do Bragantino e antes sou torcedor do Remo, acredito que o Arthur irá dar certo e mudará a forma desse time do remo jogar, pois é inteligente, e monta vários esquemas táticos, diferente do vitorioso mais teimoso Giva. Foi aasim no nosso Bragantino, e assim que fomos o 2o. Melhor time do paraense 2018.

  3. Isso vamos ajudar. Adorei os comentários, pra cima LEÃO, com União, somos a MAIOR E A QUE MAIS AMA ESTE MARAVILHOSO TIME.

  4. Como digo o Leão é um grande Time de massa hoje ocupa o 10º entre os maiores Times de Torcida que vão aos Estádios no Brasil, não é fácil comandar um Time da grandeza do Leão que tem uma Torcida muito exigente, o Elson diretor do Bragantinho e torcedor do leão percebeu que o Rei Arthur possui as características ideias para afinar o bom Time do Leão, tem bons jogadores, apenas tem que treinar muito mais para entrosamento, o Rei Arthur tem que convidar uma vez por semana times locais, jogar 45 min, para praticar jogadas ensaiadas e para atingir o entrosamento em 100%.

Comments are closed.