João Nasser Neto (Netão) e Givanildo Oliveira
João Nasser Neto (Netão) e Givanildo Oliveira

Desde que conseguiu o acesso à Série C do Brasileirão, no final de 2015, voltando a disputar o campeonato no ano seguinte, os responsáveis pelo Clube do Remo estipularam alguns objetivos: o foco no Campeonato Paraense e na Copa Verde, assim como uma participação regular na Copa do Brasil, no entanto, não era tão crucial quanto a conquista da Série C.

Não por acaso, nas últimas 3 participações na competição, o Remo contou com 8 treinadores na comissão técnica, dos mais variados perfis, para o sonhado acesso à Série B. Nenhum teve êxito na função, mas o retrospecto dos antecessores pode servir como um norte para a escolha do futuro comandante.

Bicampeão nacional, “rei do acesso”, promissor, estudioso, ídolo da equipe e novato foram alguns dos que assumiram o Leão à beira dos gramados. Pasmem: ao longo das 3 temporadas passadas, quem teve o melhor desempenho foi justamente um estreante – João Nasser Neto.

Netão assumiu o Leão no fogo, a um passo do rebaixamento, e foi o melhor em termos de produtividade e consistência tática pela equipe nas participações pela Série C. Aliás, ele é o principal nome para iniciar os projetos para 2019, novamente, com foco no Brasileirão.

O perfil do profissional de 38 anos, inclusive, é o que chama atenção. Estudioso e conhecedor das peculiaridades do clube, o fato de ser um treinador local, poderá ajudar o desenvolvimento da equipe, especialmente no primeiro semestre, que é a época mais complicada para o trabalho de montagem e adaptação do grupo para o Brasileirão.

Entretanto, mesmo com passagem de destaque, Netão ainda seria uma “aposta”, se comparado com os outros treinadores que o Remo teve, sobretudo na Série C. Como no caso de Marcelo Veiga e Givanildo Oliveira, ambos bicampeões nacionais, sendo Giva um dos mais vitoriosos.

Porém, no Leão, somente a experiência não serve de nada em campo. Nesse caso, Josué Teixeira, Oliveira Canindé e Waldemar Lemos também se juntam na prateleira, pois todos possuem uma carreira extensa no esporte e, em comum, também fracassaram.

O principal motivo atribuído aos medalhões do apito pelos insucessos é a falta de conhecimento do futebol local. A afirmativa é correta, mas há uma contrariedade nisso. Léo Goiano e Artur Oliveira, que conhecem bem o futebol paraense, também não deram conta do recado. Artur, aliás, foi o técnico com pior passagem pelo Remo no torneio nacional.

Com base na campanha de todos os treinadores, o fator que pode sobressair na próxima temporada é justamente o novo, ou seja, a escolha por um técnico sem vícios e que poderá construir sua identidade ao lado do clube.

“A gente quer continuar, não só pelo desejo profissional, mas pela forma de trabalhar e encaixar as coisas para a melhora integral do clube”, disse Netão.

Diário do Pará, 22/08/2018

4 COMENTÁRIOS

  1. Amigo Netão. Caso você seja o técnico ano que vem… Reveja os jogos da série C e selecione alguns jogadores.. pode ser um para cada função.. jogador com potencial… Que esteja em atividades..

    Por exemplo: o Tito do confiança, o Pio do Santa, Romarinho do globo.

    • Romarinho já foi negociado com um grupo de investidores ainda na metade da Série C por aproximadamente R$ 1,5 milhões. Outros jogadores que enfrentaram o Remo estão na agenda.

  2. Nesta segundinha do paraense, tem como buscar pelo menos 3 pra entrar de cara no time, haja vista o time que salvou o Remo agora!

  3. O Leão ganhou do Belo Fora e perdeu para o confiança dentro de casa foi quando o Professor Giva percebeu que o leão precisava manter uma defesa forte porque o ataque não mostrava segurança. O Rei Artur entrou e não percebeu que o Leão tinha mais jogadores seguros para manter uma defesa forte. O Netão entrou e percebeu o que o professor Giva jã tinha percebido eu não sei se o Giva falou para o Netão. O Netão fez o certo: manteve uma defesa forte e partiu para fazer gols sem um centro avante fixo pois nem o Isac e nem o Liandro poderiam desempenhar muito bem esta função foi quando os volantes começaram a receber bolas do Isac ou do Eliandro e os gols sairam o melhor goleador foi o Gabriel Lima, porém o Dedeco e o Jayme também sabem e fizeram gols. O empate dentro de Belém com O belo e a derrota para o Confiança dentro de Belém tiraram o Leão do G4 em 2018, porém ficaram acessas as esperanças de um Time muito competitivo para 2019, o ano do acesso.

Comments are closed.