Cacaio orienta os jogadores antes de iniciar o treino
Cacaio orienta os jogadores antes de iniciar o treino

Cacaio cogita a possibilidade de escalar Edicleber, em um trio ofensivo com Léo Paraíba e Kiros. Nesse sistema, Edicleber e Léo Paraíba teriam a obrigação de compor o meio de campo, reforçando a marcação, ao trabalharem sem bola.

Cacaio está avaliando também as possibilidades de escalar 3 volantes (Ilaílson, Leandro Santos e Chicão) ou três zagueiros (Henrique, Max e Ciro Sena), conforme as experiências feitas pelo comandante azulino no coletivo de quarta-feira, 07/10.

Em tese, parece mais coerente a opção por 3 volantes, apesar de Leandro Santos ainda ter mostrado futebol para tamanha confiabilidade. A vantagem é que Chicão pode funcionar também como segundo meia. Porém, o melhor desempenho do time foi com Edicleber, na vaga aberta com a barracão de Aleílson. O mais provável é que Edicleber seja escalado.

Seja qual for o sistema tático, o que deve prevalecer é o nível de compromisso dos atletas. Se repetir a conduta guerreira que teve na vitória sobre o Palmas (TO), o Leão terá plenas condições de conquistar um resultado favorável. Pelas deficiências táticas, somente assim o Leão poderá ter êxito no sábado (10/10).

O fato de ter vencido os 5 jogos que fez em casa nesta Série D dá a medida do potencial do Operário (PR) como mandante. O Remo, como visitante, tem 2 derrotas, 2 empates e 1 vitória. Desta vez, o time azulino terá que ser mais aplicado na marcação e mais contundente nos contra-ataques, jogando com o esmero de quem inicia uma das decisões mais importantes da história do clube, em uma operação de resgate de dignidade remista.

Dois jogadores do Remo já experimentaram o acesso da Série D para a Série C: Rafael Paty, como jogador do Tupy (MG); e Chicão, como atleta do Santa Cruz (PE), ambos em 2011. O único dos atuais profissionais azulinos que já conquistou um acesso com a camisa do Leão Azul é Agnaldo, como volante e capitão do time de 1992. Agora ele é auxiliar-técnico. O último acesso do Leão foi em 2005, como campeão da Série C.

O lateral-direito Levy e o meia Ratinho são os únicos no atual elenco que estiveram na última Série C do Leão Azul, em 2008. Jogaram na campanha da queda e, 7 anos depois, estão jogando na campanha que pode reeguer o Remo no Campeonato Brasileiro.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 09/10/2015