Remo 3x1 Operário-PR (Henrique, Eduardo Ramos e Fernando Henrique)
Remo 3x1 Operário-PR (Henrique, Eduardo Ramos e Fernando Henrique)

Diferente do que foram os jogos contra Palmas (TO) e Operário (PR), o jogo deste domingo (01/11), contra o Botafogo (SP), não é tão tenso para os remistas. Afinal, o time já joga no lucro, pelo acesso à Série C 2016. Vencer o time de Ribeirão Preto (SP) com diferença de 2 gols é uma ambição, mas sem o caráter anterior de “vida ou morte”.

Isso pode ajudar o time a cumprir a missão, impulsionado por uma torcida grandiosa e entusiasmada. Mais ainda se o “maestro” Eduardo Ramos estiver inspirado.

O jogo pode fechar uma trajetória heroica do time azulino, que saiu do caos financeiro, se pagou e desatolou o clube com muito suor. O jogo também pode colocá-lo a um passo da consagração, que seria o título nacional, até para compensar a traumática perda da Copa Verde, quando parecia “ganha”.

O fato é que a noite deste domingo (01/11) reserva mais 90 minutos de fortes emoções para a nação azulina.

[one_third last=”no”]Para o Remo, o acesso à Série C não resulta em cotas de televisão, mas garante calendário para toda a temporada, o torna atrativo para contratações e facilita todo o planejamento. A Série C dá o mínimo de 18 jogos na fase classificatória, até o final de setembro. Ou seja, só preenche todo o calendário para quem chega às finais, mas já é o “paraíso” para o Leão Azul, depois de todo o sofrimento como aspirante à Série D nas 7 últimas temporadas.[/one_third][one_third last=”no”]Jogando na véspera do Dia de Finados, o Remo tem hoje mais uma oportunidade para homenagear a memória de Raimundo Mendes, o “Mudinho”, funcionário do Departamento de Futebol, cujo falecimento, em agosto, consternou todo o time. Outros personagens do futebol falecidos este ano foram Gil Cametá, zagueiro do Cametá, vítima de acidente de trânsito, e César Moraes, treinador que dirigiu Paysandu e Remo nos anos 80 e estava enfermo na sua cidade, Fortaleza (CE).[/one_third][one_third last=”yes”]Na hipótese de o Remo ser eliminado hoje da Série D, Eduardo Ramos pode fazer o último jogo pelo Leão Azul. O craque azulino aguarda a confirmação oficial de uma proposta para jogar no futebol chinês ganhando 6 a 7 vezes mais do que ganha no Remo. Se a proposta for confirmada, ele se transfere no final do ano. Caso contrário, cumpre um novo contrato, de 2 anos, até o fim de 2017.[/one_third]

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 01/11/2015