Zé Teodoro
Zé Teodoro

Na manhã de ontem, 19/12, o novo técnico do Clube do Remo, Zé Teodoro, esteve no Baenão para uma reunião com a comissão técnica do clube antes de voltar a Campinas (SP). O treinador retorna a Belém entre os dias 01 e 03/01 para iniciar a preparação para a temporada 2015. Ficou praticamente definido que a pré-temporada deve ser em Barcarena, faltando apenas alguns acertos com a prefeitura local.

Quando se apresentou como novo técnico do Clube do Remo, Zé Teodoro deixou claro que, com ele, viria apenas o auxiliar-técnico, Márcio Rocha, que o acompanha há alguns anos. A ideia é contar com a estrutura do Leão Azul. Se houvesse alguma necessidade ao longo do caminho, ele indicaria outros profissionais.

Ontem, o treinador esteve no Baenão para conhecer a equipe que estará junto a ele no dia a dia. A comissão técnica terá como preparadores físicos Nicolau Barros e Ricardo Monteiro – que volta ao clube 10 anos depois da conquista da Série C -, o também auxiliar-técnico Agnaldo de Jesus, o fisiologista Erick Cavalcante e os preparadores de goleiros Édson Cimento e Mauro César.

“Tivemos uma reunião de mais ou menos uma hora e meia. Na pauta estavam alguns jogadores, ele perguntou sobre a prata da casa, os que têm contrato, pedindo avaliações deles. Relatei algumas coisas que o clube precisa, as posições carentes e mais algumas coisas. Vamos manter contato nos próximos dias para completar esse elenco”, comentou Agnaldo de Jesus.

Para o ídolo azulino, os primeiros contatos com Zé Teodoro reforçaram a ideia que tinha do treinador. Agnaldo afirmou que, quando consultado, sempre apontou o treinador como o mais adequado para comandar o Leão Azul neste momento, comparando-o ao técnico mais vitorioso da história do futebol paraense. “O primeiro encontro foi muito bom. Ele tem o perfil do Givanildo (Oliveira), honesto, equilibrado, profissional e não é enganador”, disse Agnaldo.

Na conversa com a comissão técnica e a diretoria, o treinador deixou alguns nomes indicados para serem contratados. A lista é mantida em segredo, mas um deles pode ser o do atacante Flávio Caça-Rato, que está com situação indefinida no Santa Cruz (PE). O atleta e o treinador trabalharam juntos no Arruda, ano passado.

Um dos diretores de futebol do clube, Antônio Miléo Júnior, preferiu tratar com cuidado se o assunto é reforços. “Temos que ter muito cuidado nas contratações. O Zé está sendo muito consciente de que precisamos ter calma na vinda de jogadores. Vamos precisar de jogadores pontuais, atletas que estejam comprometidos com o Remo”, comentou o dirigente.

Atualmente, o Leão Azul tem apenas dois atacantes com contrato vigente: Rony e Leandro Cearense, sendo que este último tem vínculo até janeiro e sua permanência no clube é incerta. Caça-Rato depende do aval do novo técnico do time pernambucano (Ricardinho) para saber se permanecerá no clube para 2015.

Flávio Augusto do Nascimento, o Caça-Rato, é natural de Recife e tem 28 anos. O jogador é oriundo da base do Sport (PE), mas foi no Santa Cruz (PE), onde está desde 2011, que ganhou status de ídolo. Curiosamente, 2013 foi o ano mais importante em sua carreira, quando fez o gol do título pernambucano, do acesso para a Série B e do título da Série C do Campeonato Brasileiro. A experiência em competições nacionais o credencia no perfil citado pelo treinador na apresentação de quinta-feira, 18/12.

“Vamos ter que ter bem cuidado. Primeiro observar e valorizar quem está no clube, quem tiver comprometimento e interesse em permanecer dentro da realidade do clube, vai ficar. Teremos que trazer gente em condições de ajudar”, comentou Teodoro. Na atual temporada, Caça-Rato perdeu espaço na equipe titular, embora mantivesse a condição de xodó da torcida tricolor. Ele esteve em campo em apenas 10 das 38 rodadas da Série B.

Além do ataque, o elenco azulino tem carências em todas as demais posições. Isso porque nem todos os jogadores que ainda têm contrato com o clube estão garantidos para permanecer em 2015.

Amazônia, 20/12/2014