Remo 1x2 Brasiliense-DF (Max)
Remo 1x2 Brasiliense-DF (Max)

Se no futebol os resultados não foram totalmente favoráveis, pelo menos fora das quatro linhas em alguma coisa o Clube do Remo tem tirado vantagem. Graças ao resultado negativo em campo, alguns vândalos travestidos de torcedores acabaram por prejudicar o clube nas barras da Justiça, onde o histórico de pena tem sido um verdadeiro desastre. Dessa vez, no entanto, em dois julgamentos seguidos, o Leão levou vantagem em ambos.

No primeiro, do dia 17/10, na 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Remo foi julgado por conta das brigas envolvendo membros de torcidas organizadas, em partida da 8ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, realizada no estádio São Benedito, em Bragança, contra o River (PI). A ameaça de pena era grande, mas o clube acabou perdendo apenas 1 partida de mando, além de multa de R$ 5 mil.

Apenas quatro dias depois, mais uma vez o Leão virava em ação na corte suprema do esporte nacional. Desta vez, um torcedor com o ânimo exaltado atirou uma “laranjinha” em direção ao gramado do Mangueirão, na partida das oitavas de final, contra o Brasiliense (DF), pela mesma Série D.

O ato foi anotado na súmula e coube à Segunda Comissão Disciplinar do STJD julgar o réu. Embora seja reincidente, a defesa azulina alegou que todas as medidas para coibir o ato de vandalismo foram tomadas, o que, na prática, deveria servir como atenuante na decisão final do processo. Os relatores decidiram absolver o clube de qualquer pena, porque o autor da ação, identificado por Fábio dos Santos Silva, foi preso e já responde na Justiça, estando impedido de assistir aos jogos do Remo por um período de 5 meses.

Diário do Pará, 22/10/2014