Cicinho
Cicinho

O Remo promete ir à Justiça para tentar receber do Santos (SP) uma quantia referente à transferência do lateral-direito Cicinho, da Ponte Preta (SP) para o Peixe, por ser formador do atleta. É o que afirma o presidente do clube, Zeca Pirão. O jogador foi vendido pela Macaca por R$ 10 milhões. De acordo com atualização da Lei Pelé, feita em 2011, que regulamentou o mecanismo de incentivo às equipes formadoras em negociações envolvendo clubes brasileiros, o clube paraense tem direito a 5% do valor, ou seja, R$ 500 mil.

“No começo do ano, estive em São Paulo falando com o diretor e um advogado do Santos (SP). O advogado disse que o Santos (SP) estava em dificuldade naquela época e que podiam pagar em 5 vezes. Aceitei imediatamente, mas não pagaram nenhuma parcela esse tempo todo”, disse o presidente.

O advogado santista, Cristiano Caus, afirma, porém, que como o mecanismo de solidariedade entre equipes brasileiras passou a valer em 2011, o Remo não teria direito a indenização, já que Cicinho passou pelo Remo entre 2007 e 2008. Além disso, Caus garante que não fez nenhuma proposta para pagamento parcelado.

“Foi comigo que esse presidente falou. Esse cara veio aqui no começo do ano. Chamo de ‘cara’ porque com uma atitude como essa não dá para chamar de presidente. Ele veio aqui, deu camisa de presente para todo mundo, disse que tinha uma cobrança para fazer, mas não tem dívida nenhuma. Eles queriam percentual como clube formador, mas a lei é de 2011. Então, qualquer formação de antes de 2011 não gera pagamento. Ele contratou um advogado que não entra com ação. Quando ele me ligou, falei: ‘Se você quiser procurar um procedimento na Justiça, na CBF, fica ao seu critério, você tem todo direito. O que o Santos (SP) está priorizando de pagamento são as nossas despesas correntes: pagamentos, encargos, tributos, contas que o clube tem'”, disse Caus.

Segundo o presidente, a justificativa para o não cumprimento é que o Santos (SP) passa por dificuldades financeiras. O dirigente do Leão afirmou, inclusive, que o clube paulista recentemente teve energia e telefone cortados.

“Ligo todo mês. Esta semana liguei novamente e ele (Caus) foi bem claro comigo dizendo que o Santos (SP) e os clubes nacionais estão passando uma dificuldade muito grande, que estão antecipando os patrocínios de 2015 e 2016 para que possam honrar os compromissos. Disse que o Remo procurasse a Justiça, pois o Santos (SP) está devendo 6 meses para seus fornecedores, 4 meses para o próprio advogado, que o telefone está sendo cortado, a luz também, que era só ler os jornais de São Paulo para ver se era mentira”, informou Pirão.

Indignado, o advogado do Peixe negou ter detalhado os problemas financeiros do Peixe e garantiu que não há cortes de energia e de telefone no clube e nem no CT Rei Pelé. “Meu pagamento está em dia. Não têm cabimento essas histórias. E outra: o Remo não tem certificado de clube formador do Cicinho. A lei nem existia. É um absurdo”, completou.

Globo Esporte.com, 07/11/2014