Val Barreto
Val Barreto

Eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro, o Clube do Remo iniciará um processo de desligamento de alguns atletas. A medida emergencial é para aliviar a folha salarial do plantel, que atingiu uma cifra superior a R$ 350 mil só para a disputa do Brasileirão. O alto valor, no entanto, não impediu que o Leão fosse eliminado de forma prematura, ainda pela fase oitavas de final da competição, pelo Brasiliense (DF).

O último jogo do mata-mata foi realizado sábado, 04/10, no Distrito Federal, e decretou férias antecipada para os azulinos. Uma reapresentação está agendada para a tarde desta terça-feira (07/10), no estádio Baenão, quando a diretoria deverá repassar o plano para os jogadores que comparecerem.

O insucesso levará a atitudes drásticas, como de praxe no ambiente azulino. Especula-se que 10 atletas sejam liberados. O problema é que o clube esbarra na falta de dinheiro para pagar as rescisões contratuais. Como se não bastasse, ainda há uma indefinição relacionada à administração remista. O clube vive um processo eleitoral, com chapas de situação e oposição se definindo, o que impede um planejamento mais específico do Departamento de Futebol.

Sem esta definição, qualquer análise pode ser prematura. Porém, há consenso para a manutenção de alguns jogadores, principalmente, os do sistema defensivo. O goleiro Fabiano, o zagueiro Max e Raphael Andrade têm contrato mais longo e a ideia é manter o trio para a temporada 2015, assim como os laterais Levy e Jadilson. O restante, com exceção dos atletas revelados nas divisões de base, terão suas situações analisadas e consequentemente definidas nos próximos dias.

Entre os “importados”, o clube pode fazer uma investida para a permanência de Michel Schmöller, por exemplo. O futebol do volante agradou à cúpula remista. Por outro, peças como o meia Danilo Rios, o atacante Danilo Lins, além do zagueiro Negretti rescindirão o contrato assim que o clube conseguir pagar uma quantia financeira referente a acordos. A comissão técnica, liderada pelo treinador Roberto Fernandes, será desligada do clube.

Situações dos principais jogadores:

Fabiano: Como está em reta final de carreira e é um jogador que não sofre assédio de outros clubes, deve cumprir o seu contrato até 2015.

Maycki Douglas: Situação pendente, invertendo um cenário favorável ao falhar em lances da Série D. A tendência é que seja liberado.

Levy: Tem contrato até o final do ano e se credenciou a renovar, pois foi titular e dono incontestável da posição, barrando inclusive “importados” contratados para a lateral.

Max: Uma liderança técnica e de vestiário dentro do grupo. Tem contato até o final de 2015. O que dificulta uma sequência será a provável investida de outros clubes. O América (MG) já tentou levá-lo no meio do ano.

Raphael Andrade: Ostentou segurança, apesar de também ter errado em alguns lances durante a temporada. Todavia, a balança pende de forma favorável. Tem contrato até 2015 e deve cumprí-lo.

Alex Ruan: Acabou caindo de produção, mas segue como aposta do clube. Permanecerá no elenco.

Jadílson: Foi integrado recentemente e tem contrato até 2015. Considerando o seu passado de experiência e a boa performance com a camisa do Águia, está credenciado a ser o dono da ala canhota do Remo.

Dadá: Há interesse de ambas as partes pela renovação. O volante cresce em momentos decisivos e está comprovado que é utilíssimo para o clube. Tem mercado nacional e pode ser alvo de clubes mais fortes no aspecto financeiro.

Michel Schmöller: Precisa de uma definição tática mais precisa, sobretudo, se é volante ou meia. Tem condições de acrescentar qualidade ao grupo em uma disputa de Parazão. Como ainda é jovem, no entanto, tem mercado. Sua renovação é um ponto de interrogação.

Reis: Não convenceu inteiramente, revezando-se entre o time titular e reserva, embora seja um atleta com algumas qualidades. Dificilmente, porém, continuará no clube. Deve voltar ao Internacional (RS).

Danilo Rios: Como é um jogador caro e só assinou contrato até o final do campeonato, não seguirá vestindo azul-marinho, principalmente, diante da possibilidade de retorno de Eduardo Ramos, que ocupa a mesma faixa de campo.

Marcinho, Danilo Lins e Negretti: Terão seus contratos rescindidos.

Thiago Potiguar: Será liberado por imposição do jogador e da própria diretoria. Não tem clima no Baenão e só voltou ao clube para a disputa da Série D porque não encontrou outro destino.

Rony: Especula-se que foi alvo de assédio de representantes da Chapecoense (SC). Por enquanto, sua presença está confirmada para 2015.

Leandro Cearense e Val Barreto: Também não são alvos da cobiça de outros clubes, mas como ambos possuem identificação com o Remo, a tendência é de renovação contratual.

Amazônia, 07/10/2014