Remo 1x2 Brasiliense-DF (Leandro Cearense)
Remo 1x2 Brasiliense-DF (Leandro Cearense)

Se a intenção do Remo era buscar a classificação para as quartas de finais da Série D com um bom resultado dentro de casa no primeiro mata-mata, a missão falhou neste domingo, 28/09. A derrota no Mangueirão para o Brasiliense (DF), por 2 a 1, coloca os azulinos em situação delicada na competição, que precisa vencer por 2 gols de diferença em Taguatinga (DF), no próximo sábado, 04/10, para avançar de fase. Apesar de difícil, o técnico Roberto Fernandes pede a confiança do torcedor.

O clube conseguiu este ano resultados expressivos jogando longe de seus domínios. Assim foi contra Guarany de Sobral (CE) e Interporto (TO), na primeira fase. Por outro lado, o treinador remista ressalta que o Brasiliense (DF) é o adversário mais qualificado que o clube enfrentou na Série D até o momento.

“Esse jogo já faz parte do passado. Vamos procurar ter uma semana de trabalho boa e cientes de que temos que fazer a melhor partida do ano, pois vamos enfrentar a melhor equipe que apareceu para nós na Série D até o momento. Nada está definido. Acreditamos que podemos reverter e vamos trabalhar para isso. Está difícil, mas não é impossível. O torcedor não pode desistir porque nós acreditamos e vamos lutar. Jogo é jogo”, afirmou Fernandes, na coletiva logo após a partida.

O comandante azulino também lamentou as várias chances perdidas pelo Remo, exaltou a qualidade e a experiência do adversário, porém salientou que os jogadores do Leão mostraram poder de reação no segundo tempo, quase chegando ao empate. A arbitragem também foi criticada pelo treinador.

“Um resultado que ninguém esperava, que ninguém gostaria que tivesse acontecido. Não vou tirar o mérito do adversário. Não vou só apontar defeitos, mas méritos. Venceu porque foi merecedor da vitória. Uma equipe que em nenhum momento se desequilibrou, fruto de jogadores experientes e de tanta rodagem, mas em vários momentos o Remo mostrou que pode reverter isso aí. Podíamos ter buscado o empate. Tivemos pelo menos quatro oportunidades claras e também foram dois lances que a arbitragem prejudicou o Remo. Isso é claro que pesa”, lamentou.

Diferente das outras partidas da Série D, Roberto Fernandes escalou o Leão com três atacantes – Rony, Val Barreto e Leandro Cearense -, abrindo mão de Reis na armação. A tática fragilizou o meio-campo remista, que contou apenas com Dadá, Michel Schmöller e Danilo Rios. O técnico não se arrepende da mudança, mas adiantou que não deverá repetir a formação no jogo de volta.

“Se não tivesse entrado com três atacantes, dificilmente iríamos furar o bloqueio do Brasiliense (DF), que trabalha com uma linha de quatro. Em todas as posições eles são mais altos, então tinha que buscar reforçar isso aí e quis reforçar essa bola aérea colocando um atacante a mais, não um zagueiro ou um volante. Isso dividiu a questão da marcação e acabou sobrando para o cabeceio do Val (Barreto)”, disse.

“No segundo tempo, quando investimos na velocidade, chegamos mais vezes na área do adversário, mas com menos perigo. O esquema de três atacantes, por conta do campo grande na ‘Boca do Jacaré’, talvez não seja a melhor opção. Vamos ver durante a semana como será o trabalho dos jogadores antes de definir qualquer coisa”, explicou Fernandes.

Fora de casa, é possível que o Remo não tenha Danilo Rios por opção técnica, além também pela fraca atuação neste primeiro jogo. O time pode ter o retorno de Reis, sendo que Ratinho e Marcinho também estão contados para iniciar entre os titulares.

“O jogo lá no Distrito Federal é de características diferentes. Lá, precisamos menos de um meia-armador e mais de um meia-atacante e temos várias opções para este setor no plantel. Então, durante a semana vamos ver a melhor opção, a que vive melhor momento”, finalizou.

Brasiliense (DF) e Remo decidem a vaga nas quartas de finais no próximo sábado, dia 04/10, no estádio “Boca do Jacaré”, em Taguatinga (DF). O empate e até uma derrota por 1 a 0 classificam o time candango. O acesso para a Série C só é garantido aos que chegarem às semifinais.

Globo Esporte.com, 28/09/2014

Clique aqui e assista aos gols de Remo 1×2 Brasiliense (DF)