Remo 0x2 PSC
Remo 0x2 PSC

Oito dos 12 clubes da Primeira Divisão do futebol estadual definiram ontem, na sede da Federação Paraense de Futebol (FPF), no bairro do Guamá, a nova fórmula de disputa do Campeonato Paraense 2015. Os ausentes foram Águia de Marabá, São Francisco, Cametá e Independente. Tudo o que havia sido proposto na reunião do Conselho Técnico da Segundinha, no final de agosto, foi referendado ontem, 02/10. Ou seja, a partir do ano que vem, o Parazão contará com a participação de 10 equipes e não mais de 8, como vinha ocorrendo desde 2001.

Pelo menos em princípio, a competição começará no dia 01/02 e terminará dia 03/05. Serão 3 meses de disputa e um total de 17 datas, que incluem as 15 oferecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os estaduais e mais duas que serão negociadas pela Federação, dependendo do desempenho de Remo, Paysandu e Independente na Copa Verde e Copa do Brasil. De qualquer forma, o Parazão 2015 será um dos mais curtos das últimas décadas.

O diretor técnico da FPF, Fernando José de Castro Rodrigues, explicou que a diminuição do certame estadual foi uma imposição do novo calendário da CBF, que privilegia as competições nacionais e regionais e reservou o mês de janeiro para a realização da pré-temporadas dos clubes brasileiros. Uma exigência do “Bom Senso FC”, movimento encabeçado pelos principais jogadores do país.

A forma de disputa, que foi aprovada com os votos de Remo, Paysandu, Paragominas, Parauapebas e Castanhal, é inovadora. Os 10 clubes serão divididos por meio de sorteio em 2 grupos de 5. Um grupo terá como cabeça de chave o Remo, atual campeão estadual, e o outro o Paysandu, vice.

No primeiro turno as equipes se enfrentarão dentro do próprio grupo, enquanto que no returno haverá o cruzamento com as agremiações da outra chave. O que significa que apenas a realização de um Re-Pa está garantida. Azulinos e bicolores só se enfrentarão mais vezes caso se encontrem nas etapas decisivas do torneio.

Também ficou definido que os dois melhores classificados em seus grupos farão a semifinal de cada turno em jogo único. O mesmo vale para as decisões dos dois turnos. Caso haja campeões distintos no turno e returno, a decisão do título estadual também será feita em apenas uma partida. Com a alteração, foram economizadas três rodadas comparativamente com a fórmula anterior.

A mudança que mais gerou polêmica foi a determinação de que caso um dos finalistas seja Remo ou Paysandu, as finais de turno e de uma possível decisão de título serão jogadas no Mangueirão, independente da pontuação dos finalistas. Neste quesito, Remo e Paysandu levaram ampla vantagem por usarem o “voto qualitativo” e, com o apoio do Gavião Kyikateje, somaram 28 votos contra os 19 de Paragominas, Santa Cruz, São Raimundo, Parauapebas e Castanhal.

Sobre a divisão de renda nas finais, ficou estabelecido que será de 60% para o vencedor e 40% para o derrotado. O Paysandu chegou a propor uma divisão de 70% e 30%, mas acabou contando apenas com o apoio do Castanhal nesta votação. Os demais clubes presentes acompanharam a proposta remista.

Dirigentes de Remo e Paysandu saem satisfeitos da reunião

Os dirigentes de Remo e Paysandu ficaram satisfeitos com a mudança na fórmula do Campeonato Paraense, decidida na tarde de ontem durante reunião do Conselho Técnico da Federação Paraense de Futebol (FPF), com a presença de 8 dos 12 clubes convocados pela entidade para decidir o futuro da competição estadual.

O presidente do Paysandu, Vandick Lima, aprovou o acréscimo de duas equipes na competição e a diminuição no número de datas disponíveis para a disputa. Ele disse acreditar que estas mudanças contribuirão para tornar o Parazão um produto mais atraense para o torcedor.

“Acredito que as mudanças apresentadas foram aceitas quase que por unanimidade e atendem aos interesses da maioria dos clubes. Um ou outro ficou insatisfeito com algum item, mas não se pode agradar a todos”, disse o comandante bicolor.

“Acredito que a diminuição do número de datas, apesar do aumento para 10 clubes, será benéfica. Vamos ter menos jogos, mas jogos mais interessantes e atrativos para o torcedor justamente pelo caráter decisivo que cada partida terá nesta nova fórmula”, acrescentou.

O diretor de futebol do Remo, Thiago Passos, garantiu a satisfação do clube com a nova fórmula e comemorou o aumento do período utilizado para a pré-temporada. “Sem dúvida nenhuma, nós do Clube do Remo ficamos satisfeitos com o resultado desta reunião, principalmente porque todas as nossas propostas foram aprovadas”, afirmou o dirigente azulino.

“Acreditamos que com estas modificações, o Campeonato Paraense de 2015 será mais dinâmico e atraente para o torcedor até mesmo em função da redução no número de jogos a serem disputados”, ponderou.

Já o presidente do São Raimundo, Alexandre Lopes, não escondeu a revolta com a decisão de direcionar o mando de campo da final do campeonato para o Mangueirão, em caso de Remo ou Paysandu enfrentarem uma equipe do interior. “Questionamos a determinação porque acreditamos que seja um retrocesso os times do interior serem submetidos a fazer os jogos decisivos no estádio do Mangueirão. Em uma eventual final, seremos obrigados a jogar na capital mesmo tendo um estádio como o de Santarém, que pode receber perfeitamente receber este tipo de partida”, desabafou.

Primeira fase será extinta em 2016

A mudança que possibilitou o aumento de participantes do Campeonato Paraense de 8 para 10 clubes acabou colocando um ponto final na Primeira Fase da competição. A partir de 2015, o futebol paraense será dividido apenas em Primeira e Segunda Divisão. Neste ano, a fase intermediária será disputada este ano pela última vez, com a particicipação de 10 agremiações.

As 6 equipes que já estavam garantidas na competição desde o ano passado: Santa Cruz, Gavião Kyikateje, Águia de Marabá, São Raimundo, Parauapebas e Castanhal; e as 4 que acabaram de subir da Segundinha: Vênus, Tuna, Izabelense e Bragantino. Destas, apenas as 4 primeiras colocadas se juntarão à Remo, Paysandu, Independente, Cametá, São Francisco e Paragominas na fase principal do Parazão 2015.

Já a Segundinha do ano que vem será disputada pelos 4 clubes eliminados da edição deste ano (Tiradentes, Ananindeua, Vila Rica e Tapajós) e pelos 6 que não conseguirem classificação para a fase principal do Parazão 2015. A respeito do acesso e descenso, ficou definido que a partir do ano que vem vão subir 2 para a Primeira Divisão e cair 2 para a Segunda.

[colored_box color=”yellow”]Parazão 2015

  1. Os 10 clubes serão divididos por meio de sorteio em 2 grupos de 5. Um grupo terá como cabeça de chave o Remo, atual campeão estadual, e o outro o Paysandu, vice.
  2. No primeiro turno as equipes se enfrentarão dentro do próprio grupo, enquanto que no returno haverá o cruzamento com as agremiações da outra chave.
  3. Os dois melhores classificados em seus grupos farão a semifinal de cada turno em jogo único. O mesmo vale para as decisões dos dois turnos.
  4. Caso haja campeões distintos no turno e returno, a decisão do título estadual também será feita em apenas uma partida.
  5. Caso um dos finalistas seja Remo ou Paysandu, as finais de turno e de uma possível decisão de título serão jogadas no Mangueirão, independente da pontuação dos finalistas.[/colored_box]

O Liberal, 03/10/2014