Brasiliense-DF 1x1 Remo
Brasiliense-DF 1x1 Remo

Caso precisasse ser avaliado pela atuação no sábado à tarde em Taguatinga (DF), o Remo certamente receberia uma excelente nota. O time atuou bem, com desembaraço e determinação. Não venceu porque perdeu pelo menos quatro grandes oportunidades. Uma delas logo aos 5 minutos, quando Rony entrou sozinho e chutou a bola contra o travessão.

O fundamento do chute parece não ter sido bem treinado no Baenão ao longo da Série D. O time deixou escapar vitórias importantes por não saber aproveitar as chances que criava.

Contra o Brasiliense (DF), ainda no primeiro jogo em Belém, o placar não retratou a produção ofensiva azulina. O confronto de volta mostrou situação bem parecida, com o Remo agredindo e o anfitrião se defendendo como podia.

Com Thiago Potiguar no meio-de-campo, o time entrou mais arrumado na criação e isso se refletiu na facilidade com que chegava à intermediária do Brasiliense (DF). A proposta do técnico Roberto Fernandes de atacar com o maior número possível de jogadores foi cumprida com afinco.

Nem o gol de Claudecir, aos 13 minutos do segundo tempo, em cochilo da linha de zagueiros, fez o Remo mudar sua forma de atuar. A bem da verdade, só no primeiro tempo, caso tivesse sido mais eficaz no aproveitamento, o Remo poderia ter saído em vantagem.

Ao contrário da partida realizada no Mangueirão, Fernandes reforçou a marcação sobre os meio-campistas e atacantes do Jacaré. Ao lado de Reis, Potiguar auxiliava no bloqueio na meia cancha e saía rápido quando tinha a posse da bola.

No segundo tempo, esse desenho mostrou-se ainda mais positivo, pois o time do Brasiliense (DF) demonstrava cansaço e permitia espaços para Levy e Rony jogarem quase à vontade pelo lado direito.

Como resultado dessa boa movimentação, o Remo chegou ao gol depois de um cruzamento de Levy que Val Barreto desviou para Leandro Cearense finalizar para as redes. Logo em seguida, em cobrança de escanteio, o Remo chegou ao desempate, mas o árbitro anulou a jogada. As imagens mostradas pela TV revelam que o lance transcorreu normalmente.

Ao final, apesar de todo o esforço do time, o resultado desclassificou o Leão, que volta ao ponto de partida. Como nos anos anteriores, precisará garantir no Campeonato Paraense a vaga para disputar a Série D.

Ironicamente, a equipe acabou alijada da disputa depois de se mostrar superior ao adversário nos dois jogos do mata-mata. Acontece que jogos eliminatórios exigem eficiência e objetividade. O Remo se conduziu bem, teve maior posse de bola, mas não fez os gols necessários para seguir em frente.

Depois da partida, o técnico lamentou o desperdício de chances, enquanto os dirigentes começavam a fazer os planos de preparação para o Parazão. Muitas coisas devem mudar no clube, a começar pela redução do elenco atual, a fim de deixar a folha mais enxuta. Uma espinha dorsal será mantida e um novo técnico deverá ser contratado. O mais importante é que o Remo tem a chance de mesclar remanescentes da campanha na Série D e com jogadores da base montada por Walter Lima no Sub-20.

Blog do Gerson Nogueira, 06/10/2014