André Cavalcante
André Cavalcante

Assim que assumiu o cargo de diretor jurídico do Clube do Remo no início de agosto, o advogado André Cavalcante fez uma única exigência: estar por dentro de todos os contratos feitos na temporada. A medida foi adotada à risca e toda a documentação exigida foi entregue no prazo estabelecido. Depois de praticamente 3 meses, Cavalcante fez algumas considerações, mas negou que houvesse algo de nebuloso na elaboração dos contratos.

“Não é verdade. O que acontece é que cada setor tem autonomia para se gerir. Os diretores produzem e com a anuência do presidente. Posso falar quanto ao aspecto jurídico do contrato. Quanto aos contratos de jogadores, é com o Departamento de Futebol. Não posso emitir juízo de valor porque eles fazem os contratos. Se o contrato está oneroso, o erro não é de agora, é do passado”, avalia.

De acordo com ele, todos os contratos de atletas foram devidamente analisados, em um total de aproximadamente 30 documentos. No entanto, embora tenha suas restrições na forma como foram conduzidos, André é de acordo em seguir à risca a autônima dada aos diretores e responsáveis pela contratação de atletas.

“Existem algumas situações que merecem atenção, como valores pagos como ‘luvas’, ajuda de custo, se foi pago ou não, embora não tenha autoridade para dizer se eles fizeram certo ou errado. Vou sugerir que não seja mais pago ‘luva’ para ninguém, assim como ajuda de custo, porque cada trabalhador tem que arcar com seu custo”, ressalta, garantindo que toda a documentação analisada está sendo acompanhada de perto, sem maiores gravidades imediatas.

Diário do Pará, 29/10/2014