Roberto Fernandes
Roberto Fernandes

Quando a diretoria do Clube do Remo dispensou o técnico Charles Guerreiro, pouco depois da conquista do primeiro turno do Campeonato Paraense, uma grande interrogação se formou acerca do novo treinador. Pensou-se que algum profissional local poderia substituí-lo, mas em uma demonstração clara de ousadia, Roberto Fernandes foi anunciado. Ainda assim, a unanimidade da decisão passava longe.

Longe, porque Fernandes já era conhecido. No Paysandu, em 2011, perdeu um título estadual para o Independente e, na Série C, em 7 jogos, venceu apenas 3, além de ter sido marcado por uma série de indicações de atletas de futebol de baixa qualidade técnica. Todo esse histórico não foi levado em consideração. No fim das contas, a emenda saiu pior do que o soneto.

Não que o vexame fosse desejado mas, na prática, Roberto Fernandes vendeu ilusões enquanto esteve no Remo. Impôs um estilo linha dura e a cada derrota encontrava refúgio em desculpas furadas. “Faltou maturidade para nossos atletas”, dizia ele.

Quando não, mesmo nas derrotas em casa, como para o modesto Guarany de Sobral (CE), Fernandes culpava seus atletas sem dó, enquanto não admitia que suas escalações fossem duvidosas e tendenciosas.

Negretti, Danilo Rios, Marcinho, Alvinho, Régis e Danilo Lins representam o reflexo dessa política de “apadrinhados” do treinador. Nenhum deles acrescentou muito ao Remo. O único a se salvar foi Michel Schmöller, ainda assim, muito pouco perto dos erros. Por outro lado, Alex Ruan, Rafael Paty e Jhonnatan, jogadores de potencial, foram severamente deslocados para o banco de reservas.

Tudo isso previa que o pior estaria por vir. Quando passou para o primeiro mata-mata da Série D, após perder em um Mangueirão lotado para o Brasiliense (DF), precisou reverter o resultado fora, mas daí era pedir muito. O Remo foi eliminado mais uma vez.

Roberto Fernandes, em contrapartida, deixou o Leão sem justificativa plausível, mesmo com o investimento caro e oneroso, e assumiu seu ex-clube, o América (RN), onde tem status de salvador.

E o Remo? Mais uma vez, só Deus saberá o futuro.

Diário do Pará, 14/10/2014