Regata
Regata

A Fepar abre neste domingo a temporada 2014 de remo, com a realização da primeira regata do ano. Remo, Paysandu e Tuna estão na disputa, que terá a Arbel e a Associação Guajará em alguns páreos. Onze provas estão programadas. Remo e Paysandu marcarão presença em todas, enquanto a Lusa briga em oito.

O campeonato deste ano será decidido em quatro regatas, embora o acordo assinado em 2011 entre clubes e Federações determinasse cinco, como vinha ocorrendo nos anos anteriores. A decisão foi acatada por Paysandu e Tuna, mas o Remo chegou a brigar. Voto vencido, os azulinos aceitaram a determinação da Fepar.

“Nós traçamos um plano de trabalho e tivemos que mudar por causa da ação do presidente da Fepar, que quer prejudicar o Remo”, acusou Raimundo Araújo, técnico azulino. “Buscamos o penta e todos estão contra nós. Mas vamos dar a reposta na baía”, emendou.

Araújo também criticou duramente a ausência de páreos para atletas de 19 a 21 anos. “Está no programa. Não tem nenhuma prova para esta categoria, que é a base dos clubes”, disse.

A Lusa por sua vez chega renovada para a primeira etapa do campeonato e disposta a recuperar a hegemonia perdida nos últimos anos. A nomeação do ex-presidente Marcos Moraes para tomar conta do Departamento Náutico do clube injetou novo gás.

“Já estamos garantidos em oito páreos nessa primeira regata. É importante que todos entendam que a equipe está em formação, não podemos garantir muita coisa ainda, mas na segunda regata já teremos, provavelmente, uma equipe alinhando em todos os páreos”, explicou Marcos, lembrando que o clube tem muita tradição nas águas. “A Tuna já ganhou 40 títulos e é a grande campeã paraense. Por isso recebeu o título de ‘Rainha do Mar'”, disse.

O Paysandu transferiu para sua equipe atletas do Remo e da Tuna, entre eles a remadora Cristiane Almeida que esteve na Lusa ano passado, além de Loureiro, do Rio de Janeiro. Os bicolores decidiram competir na prova de Oito Gigantes Sênior com seu Oito Sub-23 para vencer Remo e Tuna.

As provas do campeonato são as seguintes: Four-Skiff Júnior, 2 Sem Principiantes, Skiff Feminino Sênior, Double-Skiff Master E (55 anos), 2 Com Máster C, 4 Com Estreantes, 2 Sem Júnior, Double-Skiff Feminino, Skiff Júnior, 4 Com Peso Leve e Oito Gigantes Sênior.

Amazônia, 20/03/2014