Zé Teodoro e Pedro Minowa
Zé Teodoro e Pedro Minowa

José Teodoro Bonfim Queiróz tem 51 anos e é goiano de Anápolis (GO). Na chegada a Belém, entre palavras de feito, Zé Teodoro cometeu um deslize pequeno, mas significativo. Ao destacar que as cores do novo clube, acabou confundindo-as com as do maior rival quando falava do nível de comprometimento que espera dos jogadores e da comissão técnica.

“Sem dúvida, tem que ter a cara, o sangue no olho, vestir a camisa do treinador e também a camisa azul e branca. É uma camisa respeitada, uma marca muito forte, a gente que vive e está lá do outro lado sabemos, tem que começar a pensar grande. Vou conhecer o clube, conhecer as pessoas, todo mundo precisa abraçar essa causa. É um momento de reviravolta e 2015 vai ser diferente”, disse.

Por enquanto, ele trará apenas um auxiliar técnico, Márcio Rocha, e vai trabalhar com o que está no Baenão. “Preciso conhecer o pessoal. Sei que o clube tem sua comissão técnica e vou fazer uma avaliação”, disse. Sobre reforços, ele deixou claro que não importa se quem vier é famoso, tem nome consolidado ou não.

Entre os principais feitos da carreira do novo comandante remista, está o título cearense de 2006 pelo Ceará (CE), evitando o que seria o inédito tetracampeonato do rival Fortaleza (CE). Quatro anos depois, curiosamente, estava à frente do Tricolor de Aço quando este chegou ao feito que ajudou a evitar antes, conquistando o tetra cearense em cima do ex-clube (2007, 2008, 2009 e 2010).

Em 2011, no Santa Cruz (PE), foi campeão pernambucano, interrompendo uma sequência de 5 títulos seguidos do Sport (PE). Em outubro, conseguiu o acesso à Série C e no ano seguinte conquista bicampeonato de Pernambuco, o que clube do Arruda não conseguia desde 1987.

Amazônia, 19/12/2014