Carlinhos Rech, Tragodara e Eduardo
Carlinhos Rech, Tragodara e Eduardo

Doze dias na cidade de Castanhal, em pré-temporada, sendo atrapalhado por uma “bruxa” que insistiu em aparecer até nos últimos minutos. Esse foi o “carma” que prejudicou a estadia do Clube do Remo na Cidade Modelo. Durante esse tempo todo, foram vários os problemas de lesões que prejudicaram o trabalho do técnico Flávio Araújo e deixaram o Departamento Médico cheio. Até o último treino, a “bruxa” voltou a dar as caras no Campo do União, local dos treinamentos.

No último coletivo por lá, o volante Tragodara, que vinha sendo titular absoluto, sentiu dores musculares e deu lugar ao meia Endy. Passaria despercebido se esse fosse o único problema. Porém, desde o início da pré-temporada, diversos jogadores viraram desfalques. Para começar, dois jogadores foram retirados da relação de última hora: o lateral-esquerdo Thiaguinho, com entorse no joelho direito, e o volante, até então titular, Jhonnatan. Antes deles, o lateral-direito Walber também sofreu uma lesão grave. Para completar a lista, na semana passada, o meia Thiago Galhardo, que entrou muito bem no time, sofreu uma lesão grau 1.

Superando as adversidades, Araújo foi armando a equipe da melhor maneira que pôde. Pelos problemas, decidiu optar pelo esquema de três zagueiros e improvisou na lateral-direita, já que o contratado para suprir a carência, Rodrigo Guerra, ainda está sem condições físicas para a partida. No meio de campo, a probabilidade de Galhardo estar apto é grande. Mas como prevenir é melhor do que remediar, o treinador tem em mãos duas opções para a sua vaga: Josy ou Edilsinho. Entretanto, acima de todas essas adversidades, Flávio Araújo confia na vontade de vencer do seu elenco.

“Os problemas que tivemos, claro, afetaram o trabalho: perdemos dois laterais, o garoto Jhonnatan, que era titular como segundo volante, com catapora, e o Galhardo. Perdemos em opções que poderíamos dar outra proposta. Então, quando você perde em qualidade é ruim, atrapalha. Mas é válido repetir que os jogadores estão muito bem. Um time de futebol tem que ter um grupo todo com qualidade e, graças a Deus, os jogadores que aqui estão possuem isso”, garante Araújo.

Diário do Pará, 14/01/2013