PSC 1x1 Remo (Fábio Paulista e Leandro Cearense)
PSC 1x1 Remo (Fábio Paulista e Leandro Cearense)

Há tempos que Clube do Remo e Paysandu não recuperavam a hegemonia no futebol do Pará. Após um período de marasmo para os clubes da capital, com as equipes do interior sendo maioria e conquistando os dois últimos títulos do Campeonato Paraense, Remo e Paysandu vão se destacando diante dos outros adversários. Azulinos e bicolores decidiram o título do Primeiro Turno e, em todo o Estadual, ainda não perderam para Águia de Marabá, São Francisco, Paragominas, Tuna Luso, Cametá e Santa Cruz de Cuiarana.

Para o clássico Re-Pa do próximo domingo, Remo e Paysandu chegam empatados em praticamente todos os quesitos da tabela de classificação geral do Parazão. Ambos marcaram 33 pontos em 14 partidas, sendo 10 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. O Paysandu perdeu para o time do técnico Flávio Araújo no jogo da fase de classificação da Taça Cidade de Belém, enquanto que o Leão foi derrotado pela equipe do técnico Lecheva na decisão do turno.

Porém, o Paysandu só consegue ser superior ao Remo no critério de gols marcados. Os bicolores têm o melhor ataque do campeonato, com 37 gols. Os azulinos balançaram as redes em 28 oportunidades. Os dois maiores rivais do futebol paraense mantém a regularidade nos gols sofridos, 16 cada. O aproveitamento de ambos é de 78,6% em todo o torneio.

Remo e Paysandu são tão hegemônicos no Campeonato Paraense 2013 que, juntos, somam 66 pontos em toda a competição. Os outros seis times, somadas as pontuações, atingiram 62 pontos. Para completar, dos 143 gols marcados na competição, 65 são da dupla Re-Pa. Isso equivale a 44% de toda a artilharia do Estadual.

Clube do Remo e Paysandu se enfrentam no próximo domingo, a partir das 16h, no Estádio Olímpico Mangueirão. O jogo é válido pela quarta rodada da fase de classificação do Segundo Turno do Campeonato Paraense 2013.

Globo Esporte.com, 15/03/2013