Edson Cimento e Charles Guerreiro
Edson Cimento e Charles Guerreiro

O Remo está fora da Série D do Campeonato Brasileiro. Depois de três semanas de muita especulação, durante as quais a diretoria do clube se esforçou para tentar compensar o fracasso nos gramados com movimentações extracampo e até uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o sonho de garantir o calendário para o segundo semestre caiu definitivamente por terra. Repetindo o que fez o Naútico (RR) no início da semana, os clubes de Rondônia, Vilhena (RO) e Pimentense (RO), confirmaram interesse em assumir a vaga na competição nacional.

Praticamente ao mesmo tempo, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, finalmente se manifestou a respeito do Mandado de Garantia impetrado pelo Remo, indeferindo o pedido do clube azulino de anulação da indicação do Paragominas como representante paraense na Série D.

O Leão Azul queria a vaga na competição nacional sob o argumento de que foi o clube com melhor campanha no Parazão entre aqueles que não tinham vaga assegurada em outras séries do Brasileiro. Os remistas alegam que o regulamento do Parazão 2013 é dúbio em relação aos critérios que definem o representante do Estado na Série D e solicitava, em caráter liminar, que a inscrição do Jacaré do Norte na Série D fosse suspensa enquanto o mérito da questão não fosse analisada. No entanto, Flávio Zveiter negou provimento ao Mandado de Garantia e determinou o arquivamento do processo.

“O Remo pleiteava a vaga do Paragominas na Série D alegando que somou mais pontos nos dois turnos. Porém, pelo regulamento, a vaga é do campeão e como o Paysandu está na Série B, automaticamente, fica com o vice-campeão que é o Paragominas. Por isso foi indeferido o pedido do Remo e a vaga efetivamente é do vice-campeão”, esclareceu Zveiter.

O clube paraense foi representado pelo advogado Osvaldo Sestário, que já confirmou que entrará com recurso pedindo a revisão da decisão do presidente junto ao Pleno do STJD. No entanto, as chances de reverter a decisão de Zveiter são remotas.

A segunda derrota azulina foi confirmada no final da tarde de ontem, quando a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) registrou o recebimento dos ofícios encaminhados pelas diretorias de Vilhena (RO) e Pimentense (RO), confirmando que o interesse dos dois finalistas do Campeonato Rondoniense na vaga estadual na Série D. Com isso, descartando qualquer possibilidade de desistência da competição nacional.

Desta forma, só resta ao Remo se preparar para enfrentar um segundo semestre de amistosos pelo interior do Estado. O primeiro passo deve ser o enxugamento da folha salarial com as dispensas dos jogadores remanescentes da mal-sucedida campanha no Parazão e a reformulação quase completa de seu elenco.

Amazônia, 30/05/2013