Jorginho (Flamengo-RJ)
Jorginho (Flamengo-RJ)

Recém-chegado ao Flamengo (RJ), o técnico Jorginho já vai conhecer sua primeira maratona de jogos, algo que é comum no calendário do futebol brasileiro. O rubro-negro terá partidas alternadas às quartas-feiras e no fim de semana dos próximos 15 dias. Uma semana inteira de treinamentos no Ninho do Urubu, Jorginho só terá justamente antes de enfrentar seu primeiro grande desafio: o clássico Fla-Flu em 14/04, no Engenhão.

Já nesta quarta-feira, o time viajará para Volta Redonda (RJ), onde enfrentará o Bangu (RJ), às 22h, no estádio Raulino de Oliveira. Estrada e aeroporto fazem parte desta maratona de partidas, assim como mudanças na escalação.

Contra o Bangu, Jorginho deverá contar pela primeira vez com Carlos Eduardo. Maior contratação do clube no ano, o meia recupera-se de uma faringite. Ele precisa recuperar também o bom futebol, que ainda não apresentou com a camisa rubro-negra. Outro que poderá voltar é Rodolfo. De contrato novo, de 4 anos, assinado com o clube na última quinta-feira, a situação do meia-atacante ainda foi regularizada.

O jogo seguinte do Flamengo será contra o Audax (RJ), no próximo domingo. A partida seria em Volta Redonda mas, na última semana, teve seu local alterado pela Federação do Rio. Em Moça Bonita, os jogadores vão evitar o desgaste da viagem de ônibus. Em compensação, terão de enfrentar as condições do gramado do estádio do Bangu, que está longe do ideal, além do calor que não costuma dar refresco no bairro.

Depois de jogarem por suas seleções nas eliminatórias para a Copa de 2014, o chileno González e o paraguaio Cáceres estão finalmente à disposição da nova comissão técnica.

Ao menos com relação à logística, desgaste maior o time encontrará na partida seguinte. Em sua estreia na Copa do Brasil, o rubro-negro encara o Remo, em jogo que promete lotar o Mangueirão no dia 03/04. Do Rio a Belém, serão cerca de 3,2 mil quilômetros sobrevoados em 3h30m. Se vencer por dois gols de diferença, o Flamengo se classificará sem a necessidade do jogo de volta, que está previsto para 17/04, no Rio.

Apesar da fragilidade do adversário, que não conseguiu passar das oitavas de final na Série D no ano passado, a atenção tem que ser redobrada. O formato eliminatório não permite tropeços no segundo torneio mais importante para o Flamengo no ano.

“Estou tão focado no meu início de trabalho que ainda não tive oportunidade de observar o Remo, mas sabemos o quanto é importante o jogo e o quanto é difícil jogar lá. Esse é o grande momento deles aparecerem para o Brasil”, disse Jorginho, que quer o título da competição. “A Copa do Brasil é um campeonato curto e temos que dar importância porque vale vaga na Libertadores”, disse.

A maratona de partidas será encerrada contra o Duque de Caxias (RJ), no sábado, 06/04, no Engenhão. Em um campeonato carioca onde o bom público não é uma das características, é provável que só na semana seguinte, no clássico contra o Fluminense (RJ), Jorginho finalmente sinta mais uma vez a força dos torcedores rubro-negros na arquibancada.

Ex-jogador do time, onde atuou de 1984 e 1989, sabe como ninguém que bons resultados contra os grandes rivais são essenciais para o bem-estar do treinador de um grande clube como o Flamengo. Até lá, muita água e jogos vão rolar.

Diário do Pará, 24/03/2013