Henrique
Henrique

Após quatro semanas de treinamentos, 11 coletivos e um jogo amistoso, o técnico Flávio Araújo mantém as dúvidas de como armar o Remo para a disputa do Campeonato Paraense. Dois esquemas táticos são analisados pelo comandante do Leão Azul: o 4-4-2 e o 3-5-2. Na primeira opção, usada nos oito primeiros coletivos e no teste diante do Castanhal, na semana passada, o Remo entraria em campo com dois zagueiros, que seriam protegidos por dois volantes, um na cabeça-de-área e outro de maior movimentação. Já na segunda alternativa – usada nos três coletivos realizados na pré-temporada na Cidade Modelo -, a equipe jogaria com três zagueiros, com dois alas abertos pelos flancos, direito e esquerdo.

“Não gosto de uma equipe que fica refém de um só esquema tático. Por isso, acredito que é importante termos no elenco peças para poder variar as formações dependendo do estilo que o adversário joga. No esquema 4-4-2, posso optar por um meio-campo com dois volantes e dois armadores. Já com três zagueiros, tenho como ocupar melhor o meio e abrir as jogadas ofensivas pelas laterais do campo. Ainda vou continuar essa análise na semana que vem, antes de definir o time da estreia no Paraense”, explicou Flávio Araújo.

O zagueiro Henrique concorda com o raciocínio do comandante remista e acrescenta que não vê dificuldades em se adaptar aos dois esquemas. “A escolha de um sistema de jogo ou outro é função do treinador. Nós, jogadores, temos que trabalhar para nos adequar ao que ele está pedindo. No meu caso, estou acostumado a jogar dos dois jeitos. Por isso, não vejo dificuldade em termos duas opções táticas”, declarou.

O Liberal, 05/01/2013