Flávio Araújo
Flávio Araújo

Time de Série A, seis vezes Campeão Brasileiro, um título do Mundial de Clubes e inúmeros Campeonatos Cariocas. Enfrentar o Flamengo (RJ) no primeiro jogo da Copa do Brasil, para muitos torcedores do Clube do Remo, pode ser visto com temor. Entretanto, para o técnico Flávio Araújo, o confronto na estreia da Copa do Brasil é visto como uma oportunidade.

“Futebol é oportunidade, como qualquer outra profissão da vida. Se é contra o Flamengo, é uma oportunidade de mostrarmos nosso potencial, nosso momento, e vamos encarar o Flamengo com toda confiança e personalidade, desejando, claro, fazer dois grandes jogos”, afirmou o treinador na entrevista coletiva da tarde de ontem. Flávio mostrou entusiasmo ao comentar a divulgação da tabela da Copa do Brasil.

O desempenho da equipe azulina até aqui no Parazão, parece ser a fonte dessa confiança transmitida por ele. “Acredito que podemos sim ser a surpresa dessa primeira fase, principalmente pelo bom momento e estabilidade que estamos vivendo. Isso fortalece a gente para enfrentar o Flamengo. Nosso time já mostrou que tem personalidade e pratica futebol competitivo”, analisa.

O zagueiro e capitão Carlinhos Rech, por sua vez, no primeiro momento, preferiu dizer que os jogadores ainda não estão pensando no adversário da Copa do Brasil. “Nosso foco, no momento, é no Paraense. Na verdade, acho que ninguém está pensado nisso (Flamengo). Hoje em dia, não existe mais time grande, time pequeno. Claro que o Flamengo é time de grande tradição, mas nada é impossível”, afirmou.

No entanto, se o desafio de vencer o Flamengo é grande por si só, pode ficar ainda maior. Tudo porque, no ano passado, o Clube do Remo foi punido com quatro mandos de campo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) – um torcedor jogou objeto no gramado, na partida contra o Mixto (MT), pela Série D do ano passado. Assim, o Leão terá que jogar o primeiro jogo – mando azulino – longe de Belém. A diretoria do Leão tenta efeito suspensivo pelo menos para esse jogo. Tudo para não “perder” a renda da partida.

Ontem mesmo, o presidente Sérgio Cabeça procurou Osvaldo Sestário, advogado de defesa dos clubes no STJD. No entanto, as notícias não são muito animadoras. Segundo Sestário, para conseguir um efeito suspensivo, o advogado teria que se basear em uma nova jurisprudência. “É uma situação complicada. Não seria um provimento legal, mas temos essa última cartada na manga”, explicou o advogado.

Caso não consigam até abril, mês do início da Copa do Brasil, os prováveis lugares que servirão de palco para o jogo será Santarém ou Paragominas. “É preciso escolher um local que não seja 100% Flamengo. Temos que escolher um lugar no Pará que pelo menos 70% da população seja Remo”, advertiu o técnico Flávio Araújo, que lamenta não poder jogar no Mangueirão.

Outro problema é referente aos atletas Branco, Mauro e Thiago Galhardo. Os três foram expulsos em competições nacionais em 2012 e precisão cumprir suspensão este ano. O caso de Galhardo, parece estar resolvido, segundo o próprio jogador revelou. “Paguei a multa e estou liberado”, avisa.

Diário do Pará, 01/02/2013